Manole lança segunda edição do Manual de Condutas na Covid-19

Voltada para médicos e profissionais de saúde, a segunda edição do ‘Manual de Condutas na Covid-19, da Manole, é, nas palavras de um de seus editores, o médico supervisor do pronto-socorro do HCFMUSP Rodrigo Antonio Brandão Neto, ‘completamente diferente’ da edição anterior. E não é para menos: “a cada dia o conhecimento em relação à Covid-19 tem se multiplicado, com milhares de artigos novos publicados”, diz. “Conseguimos entender melhor a epidemiologia da doença.”

Manual prático, criado por médicos residentes do complexo HCFMUSP, em conjunto com a SIMM (Simulações Médicas), com o apoio de professores do Departamento de Emergências Clínicas do HCFMUSP, o livro traz informações baseadas em evidências. Inclui fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico, aspectos radiológicos, abordagem no pronto-socorro, abordagem na terapia intensiva, prevenção e tratamento, propondo uma padronização de condutas médicas para profissionais que estejam na linha de frente do combate à Covid-19.

Os capítulos foram elaborados de forma objetiva, com conteúdo organizado em seis partes, cobrindo os principais tópicos: o básico sobre o vírus e a doença; o acometimento da Covid-19 por sistemas orgânicos e em grupos de pacientes específicos; alterações radiológicas; o manejo clínico da Covid-19; terapias e medicações; e prevenção.

Resultados de estudos com glicocorticoides, com o anti-inflamatório tocilizumabe e com a cloroquina são alguns dos destaques. Exames de imagem como ultrassonografia e tomografia para o acompanhamento dos casos de Covid e novos conhecimentos sobre ventilação mecânica também ganharam relevância no livro.

A discussão sobre as vacinas é outra novidade do Manual de Condutas na Covid-19 em relação ao livro anterior. “Trazemos novos remédios e novas evidências em relação aos diferentes tratamentos, entre outros tópicos”, explica Brandão.

Editores

Vinícius Machado Correia é membro fundador da SIMM, com residência em Clínica Médica pelo HCFMUSP, residente em Cardiologia no InCor e instrutor do ATLS.

Lucas Lentini Herling de Oliveira é membro fundador da SIMM, com residência em Clínica Médica pelo HCFMUSP e residente em Cardiologia no InCor.

Vinicius Zofoli de Oliveira é membro fundador da SIMM, com residência em Clínica Médica pelo HCFMUSP e residente em Medicina Intensiva no HCFMUSP.

Eduardo Messias Hirano Padrão é membro fundador da SIMM, com residência em Clínica Médica pelo HCFMUSP.

Thiago Vicente Pereira é membro da SIMM, com residência em Clínica Médica pelo HCFMUSP e residente em Cardiologia no InCor.

Rodrigo Antonio Brandão Neto é médico supervisor do pronto-socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.

Lucas Oliveira Marino é médico assistente e diarista do pronto-socorro do HCFMUSP.

Julio Flávio Meirelles Marchini é professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.

Júlio César Garcia de Alencar é médico assistente e pesquisador da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP.

Sabrina Corrêa da Costa Ribeiro é médica emergencista e intensivista com área de atuação em Cuidado Paliativo e coordenadora da Unidade Crítica de Emergência do HCFMUSP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.