Santa Casa de Porto Alegre realiza procedimento inovador em feto de 30 semanas

O Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) realizou, na terça-feira (29) um procedimento inovador denominado de oclusão traqueal endoscópica fetal, para o tratamento de hérnia diafragmática congênita de um feto com 30 semanas de gestação. De acordo com o coordenador do Instituto Materno-Fetal, o médico Marcelo Brandão da Silva, a realização desse procedimento na vida fetal melhora o prognóstico pós-natal desses bebês acometidos dessa grave doença que, em muitos casos, apresenta alta taxa de mortalidade.

A cirurgia foi realizada pela médica Talita Micheletti Helfer, cirurgiã fetal e responsável pelo programa de cirurgia fetal da Santa Casa, e foi acompanhada e orientada em tempo real pelo médico espanhol Eduard Gratacós em Barcelona. O procedimento – que durou em torno de 30 minutos – foi um sucesso e mãe e bebê passam bem.

O Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é um dos únicos serviços do país a contar com as tecnologias necessárias e profissionais altamente capacitados para a realização de procedimentos intrauterinos de alta complexidade. É associado à Medicina Fetal Barcelona, uma das entidades mais reconhecidas mundialmente na área de medicina e cirurgia fetal, que se destaca pela alta qualidade, pioneirismo e por ser referência para tratamento, ensino e pesquisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.