Mapeamento de processos é tema de treinamento para gestores assistenciais em hospital

Na manhã de quarta-feira (22), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), reuniu os gestores assistenciais da unidade para um treinamento voltado ao mapeamento de processos. Realizada no anfiteatro da instituição, a capacitação contou com a participação de 18 profissionais e foi ministrada pelo coordenador administrativo, Juvenal Candido da Silva Neto, que falou sobre o planejamento que permite estruturar o sistema da organização, além de integrar e engajar os setores no cumprimento de cada etapa necessária para padronização do serviço. A ação garante a qualidade de atendimento aos pacientes.

“O foco é capacitar essas lideranças para mapear e descrever todos os processos das unidades de internação, além de alinhar o olhar crítico de cada um. Neste mês, iniciamos a revisão dos processos assistenciais e incluímos novos fluxos baseado no perfil epidemiológico da instituição e de um cenário pós-Covid”, conta a gerente de enfermagem, Grace Campos.

As ações preparam a instituição para uma nova etapa, buscando sempre a excelência do cuidado. O objetivo é conquistar o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

O programa estimula ainda a educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. “Este é nosso primeiro passo em direção a certificação. Estamos preparando o hospital para esse processo. A meta é iniciar o mês de janeiro com as auditorias de qualidade e planos de ação com foco na acreditação. Para nós, esse é um passo de extrema importância e que coloca o Hospital São Vicente em um novo patamar.”

Redação

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