Marco de Consenso para Colaboração Ética na Saúde será assinado durante Fórum das Américas

Será realizado, nos dias 17 e 18 de agosto, o ‘Fórum Virtual Américas – Ética na Saúde’, para apresentar os avanços em ética e integridade de negócios, transparência e boa governança que foram alcançados desde a 8ª Cúpula das Américas, realizada no Peru, em 2018. Já confirmaram presença no evento o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário; o vice-secretário de Comércio dos Estados Unidos, Don Graves; e a representante da OPAS/OMS para o Brasil, Socorro Gross Galiano, dentre tantas outras autoridades e personalidades do Setor de Saúde.

“Um dos grandes objetivos a serem alcançados neste evento será a assinatura do ‘Marco de Consenso para Colaboração Ética’, mecanismo de promoção de diálogo permanente e alinhamento entre os diferentes atores do setor da saúde. O documento irá promover práticas éticas na busca de soluções conjuntas para complexos dilemas de integridade, antes que se transformem em graves problemas para o sistema de saúde”, afirma o executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa. Este será o 9º Marco de Consenso no mundo a ser formalizado por dezenas de entidades atuantes no setor de saúde, o primeiro deles fora dos países membros da APEC. Os demais são Austrália, Canadá, Chile, China, Filipinas, Japão, Peru e Vietnã.

Nos dois dias de evento – que terá transmissão em português, inglês e espanhol – serão apresentados os aprendizados da pandemia no que se refere à integridade nas interações entre reguladores e a indústria; as perspectivas do BID relacionadas à ética e prosperidade da região; os dilemas éticos emergentes; e o papel do governo, dos provedores, pagadores e investidores de saúde em promover a ética e a integridade na saúde. Gouvêa destaca que “enquanto os povos do continente americano continuam respondendo à pandemia e recuperando-se dela, as principais partes interessadas do governo, do setor e da sociedade civil se voltam para o reforço da ética e da integridade dos negócios nos sistemas de saúde ocidentais, fundamentais para um crescimento econômico resiliente e sustentável”.

O Fórum é uma iniciativa do Instituto Ética Saúde, da FGVethics, da Controladoria Geral da União (CGU), da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção (FECC), da Coalizão Interamericana para Ética Empresarial, Diálogo Empresarial das Américas, e da International Anti-Corruption Academy (IACA).

Programação e inscrição: americaseticanasaude.splashthat.com

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.