Saúde Ocupacional da Unimed Chapecó está preparada e atenta ao eSocial

Você sabe o que é o eSocial? É um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas exigido a todas as empresas com funcionários no regime CLT que tem por objetivo registrar informações que envolvem as relações de trabalho em um único portal. Quando registradas no eSocial, as informações tornam-se passíveis à verificação por Órgãos Públicos Federais. A Saúde Ocupacional da Unimed Chapecó (SC) tem acompanhado as evoluções e se preparado para a entrada do eSocial. Além disso, o setor foi estruturado com um sistema de Gestão Ocupacional chamado SOU, da Unimed Brasil.

A coordenadora Alessandra de Andrade explica que a equipe é qualificada, envolvida com os cuidados da parametrização do sistema, atenta aos critérios estabelecidos em normas e à consequente geração dos eventos no eSocial. “Um dos zelos que considero primordial é a comunicação e conversas em conjunto às nossas empresas, pois é fundamental o entendimento e cuidados que precisam seguir no sistema e processos, sempre com alinhamentos de igual teor entre o sistema de folha e os programas de Saúde Ocupacional”, afirma.

Com a chegada do eSocial, foram estipuladas fases para o cumprimento do envio das informações necessárias. Conforme o cronograma apresentado pelo Governo Federal, os três eventos que entrarão em vigor na Fase 5 serão: S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador; S-2240 – Agentes Nocivos; e S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho. O envio destes eventos está relacionado à Saúde e Segurança do Trabalho.

O envio ao eSocial centraliza as obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais. “O cumprimento das exigências estabelece uma rotina de trabalho alinhada entre todas as áreas na empresa. A implementação do eSocial requer uma gestão efetiva de Saúde e Segurança do Trabalho, proporcionando maior atenção aos processos. As informações obrigatórias em plataforma digital substituirão documentos e formulários que hoje devem ser emitidos pelo empregador, o que otimizará o tempo de trabalho”, esclarece Alessandra.

Para a coordenadora, o serviço de Saúde Ocupacional da Unimed Chapecó fortalece o perfil proativo da cooperativa no atendimento às necessidades e expectativas dos clientes. “A equipe é comprometida em manter a qualidade nos serviços prestados e detalhista frente a esta importante mudança de cenário na área de Saúde e Segurança do Trabalho, estando preparada para a geração dos eventos e envio ao governo”, finaliza.

CONHEÇA OS PRODUTOS OFERECIDOS:

  • Programas e laudos de saúde ocupacional;
  • Programas de prevenção, gestão e validação de medidas de proteção de riscos ocupacionais;
  • Atendimentos médicos e exames ocupacionais;
  • Avaliação quantitativa de riscos ocupacionais;
  • Ergonomia;
  • Palestras;
  • Treinamentos de Segurança do Trabalho e Primeiros Socorros;
  • Assistência técnica pericial de insalubridade e periculosidade;
  • Laudo técnico extemporâneo das condições ambientais de trabalho para aposentadoria;
  • Laudo de avaliação de iluminância nos ambientes de trabalho;
  • Avaliação de ruído em áreas habitadas para atendimento ao Código Ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.