Maria Helena Itaqui Lopes: trajetória reconhecida a serviço da saúde e da educação médica

Com mais de 45 anos de atuação na Medicina, Maria Helena Itaqui Lopes é uma referência nacional quando se fala em saúde e educação médica. Médica especialista em Gastroenterologia, professora universitária e membro do corpo editorial de três revistas científicas, a conselheira da Associação Hospitalar Moinhos de Vento tem sua trajetória reconhecida em diversas oportunidades.

A mais recente delas ocorreu com a conquista da medalha Dom Benedito Zorzi — Mérito Educação, concedida pela Universidade de Caxias do Sul, em abril. A outorga busca reconhecer o trabalho intenso e dedicado de profissionais destacados por suas atividades em prol da educação, das relações comunitárias e do desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Na oportunidade, a médica agradeceu pela honraria e enfatizou a importância da profissão ser exercida com humanidade. “A formação na Medicina é feita  de muito conhecimento, mas não devemos esquecer nunca do afeto, da empatia e do respeito”, afirmou Maria Helena. A medalha foi entregue pelo então reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, e pelo vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli, com a aprovação unânime do conselho universitário.

Trajetória de Maria Helena Itaqui Lopes

Nascida em Porto Alegre, Maria Helena fez, ao mesmo tempo, as graduações em Piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), os quais concluiu em 1977. Docente na área médica desde 1980, foi professora visitante da Universidade da Carolina Norte (Chapell Hill- EUA) e se especializou em Gastroenterologia e Medicina Interna.

Na PUCRS, foi coordenadora geral do Internato, dos Departamentos de Medicina Interna e também, vice-diretora e Coordenadora do Curso de Medicina, e foi promovida a professora titular. Autora de 179 publicações científicas e 11 livros, com destaque em História da Medicina, também integra o corpo editorial de três revistas médicas e é conferencista nacional na sua área de atuação.  Participou como docente nos primeiros anos de instalação do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), tendo inclusive realizado palestra inaugural no curso. Desde 2019, é professora da UCS, além de ocupar a cadeira número 20 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Em 2020, passou a integrar o Conselho de Administração da Associação Hospitalar Moinhos de Vento sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo na instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.