Médico de Família: Cuidado com todas as fases da vida

A medicina de família é uma especialidade médica, assim como pediatria, ginecologia e cirurgia, que auxilia os pacientes em diferentes fases da vida. No sistema de saúde, o médico de família atende pessoas em todos os ciclos de vida, da criança ao idoso, realizando ações de prevenção, promoção, assistência e reabilitação, baseadas nas melhores evidências clínicas e atuando na reabilitação dos agravos à saúde.

Segundo Dr. Martim Elviro de Medeiros Junior, Médico de Família do Hospital Santa Marcelina e docente do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina, ter um médico de família é fundamental, pois ele é porta de entrada do sistema e tem uma função de organizar e ordenar a assistência à saúde. “Países como a Inglaterra e Canadá, com excelentes sistemas de saúde, têm o médico de família como elemento central”, explica.

“No Hospital Santa Marcelina, a atenção primária tem uma área de cobertura com mais 270 equipes com médicos de família nas unidades de saúde, que cuidam de mais 1 milhão de pessoas apenas na área gerida pelo hospital. No setor público, em média, um médico faz cerca de 400 consultas e 20 visitas domiciliares por mês, mas esta dinâmica depende de vários aspectos”, disse.

O médico de família tem sua agenda configurada de acordo com a complexidade do caso e o local de atendimento tais como consultório, domicílio ou ambiente hospitalar. A especialidade pode ser pública ou funcionar no setor privado como as outras especialidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.