Médicos do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participam da 10ª edição do BBCS (Brazilian Breast Cancer Symposium), importante evento voltado à pesquisa em câncer de mama e que reúne especialistas do Brasil do mundo para a discussão de casos, atualização de pesquisas de alta relevância científica, novos tratamentos e tecnologias disponíveis para a abordagem do tumor mais incidente na população mundial feminina. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que 66,2 mil casos novos da doença sejam diagnosticados neste ano no Brasil.
O Dr. Pedro Exman, oncologista clínico será um dos debatedores de workshop que irá discutir casos clínicos e dilemas do tratamento deste tipo de câncer. Entre os temas abortados estão: tipos de tumores de mama e suas particularidades e quais as condutas podem ser adotadas nos tratamentos. O debate também irá tratar sobre medicina baseada em evidências clínicas.
Já o Dr. Ricardo Caponero, oncologista clínico e especialista em cuidados integrativos, coordena a oficina sobre cuidados paliativos, voltado para médicos mastologistas e novos pesquisadores. Entre as discussões estão temas como formas de minimizar as sequelas do câncer de mama, melhoria da qualidade de vida das pacientes após o tratamento e importância do acompanhamento multidisciplinar das pacientes.
“O BBCS tem um papel importante na formação de especialistas de diversas áreas que envolvem o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, fazer parte da programação deste tipo de evento reforça a dedicação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ao ensino e à pesquisa, e garante o avanço contínuo da ciência oncológica, além da introdução rápida dos mais eficazes e modernos tratamentos ao alcance das pacientes”, afirma o Dr. Ricardo.
Mais informações sobre o BBCS e a programação completa dos três dias do evento podem ser acessadas pelo 2021.bbcs.org.br.