Mês de Controle de Infecções Hospitalares: pacientes e corpos clínicos devem seguir normas de segurança

Vera Cruz Hospital possui setor específico para estabelecer regras, com caráter educativo e consultivo para todos os setores: o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar). Foto: Matheus Campos

Considerado o Mês Nacional de Controle de Infecções Hospitalares, maio é dedicado à conscientização e prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), que envolvem atenção especial de todas as instituições relacionadas ao cuidado com a saúde. “Dentro dos hospitais, os maiores riscos estão nas alas cirúrgicas, em procedimentos associados à ventilação mecânica pulmonar e infecções na corrente sanguínea, pelo uso de cateteres, e urinárias, por meio do uso de sondas”, explica a médica Vera Rufeisen, infectologista do Vera Cruz Hospital.

Os casos mais graves podem gerar um maior tempo de internação, podendo, inclusive, levar a óbito. “A mais importante ação para prevenção de infecções e contaminações é a higiene das mãos, que deve ser feita preferencialmente com preparações alcoólicas 70%, ou com água e sabão em caso de sujidade aparente”, orienta a médica. Os momentos mais importantes para a equipe assistencial são antes de tocar o paciente e de realizar procedimento limpo/asséptico, depois do risco de exposição a fluídos corporais e após tocar o paciente e/ou do contato com superfícies próximas.

“Outras ações importantes são o uso criterioso de antimicrobianos, com medicamento, dose e tempo corretos, no intuito de não induzir a resistência das bactérias e de dispositivos invasivos (sondas e cateteres), que devem ser usados somente quando há absoluta necessidade e retirados o mais precocemente possível”, acrescenta a especialista.

Para contribuir com a segurança de pacientes e colaboradores, o Vera Cruz Hospital conta com um setor responsável por estabelecer regras, com caráter educativo e consultivo para todos os setores, denominado Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Ali, são elaboradas todas as medidas de prevenção e segurança relacionadas ao paciente e ao colaborador, como cuidados no manejo de dispositivos, da limpeza ambiental, controle de antimicrobianos, água, ar, higiene das mãos, vigilância das infecções, notificação de doenças de notificação compulsória, programas de treinamento, entre outros.

Em razão de ter estabelecido, normatizado e seguir diariamente diretrizes e protocolos de segurança, o Vera Cruz Hospital conquistou e mantém certificações de excelência na qualidade da gestão e do cuidado. “Desde 1996, temos desenvolvido o Programa de Qualidade, com foco em melhoria contínua, com olhar atento à segurança do paciente e cuidado centrado na pessoa. Inicialmente, foram implantadas ações de conscientização e sensibilização, como o programa ‘5S’ (termo utilizado para definir a essência da metodologia japonesa, que significa: Seiri = utilização; Seiton = organização; Seiso = limpeza; Seiketsu = higiene; Shitsuke = disciplina) e adoção de indicadores hospitalares. Em 2006 recebemos o Selo de conformidade do Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar, da Associação Paulista de Medicina, baseado nos fundamentos da Fundação Nacional da Qualidade”, relembra Claudia Matias, Gerente de Qualidade da unidade.

“Em 2010 conquistamos o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS Categoria Prata), que reconhece as melhores práticas do Brasil em termos de gestão e sustentabilidade em serviços de saúde, que se convertem em referência para outras instituições. Em 2014 partimos para a jornada de acreditação junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, no mesmo ano, recebemos a certificação Nível 1 Hospital Acreditado, que indica que o hospital cumpre ou supera em 70%, ou mais, os padrões de qualidade e segurança; dois anos depois, em 2016, passamos para o nível 2, ‘Acreditado Pleno’, que, além de superar em 80% os padrões de qualidade e segurança, também exige que sejam cumpridos 70%, ou mais, dos padrões de gestão integrada, tendo processos fluídos e comunicação plena entre atividades; em 2018 chegamos ao terceiro e mais alto nível, que é o ‘Acreditado com Excelência’, mesmo nível no qual fomos reacreditados, processo que ocorre a cada três anos, em 2021, mantendo nosso nível de excelência. Isso representa a superação e consolidação na busca dos níveis de Excelência estabelecidos pela ONA em seus processos estratégicos, finalísticos e de apoio. O objetivo é sempre pautado em nossa missão de cuidar, baseado nos valores Cuidado com as Pessoas, Excelência, Ética, Equilíbrio e Liderança pelo Exemplo”, enumera Cláudia.

Todas essas certificações avaliam o hospital de forma integrada.  Isso quer dizer que todos os setores precisam estar no mesmo nível de maturidade, tendo requisitos como segurança do paciente, governança e sustentabilidade, experiência positiva e satisfação dos clientes e demais stakeholders, dentre as prioridades. Ou seja, o hospital reafirma o compromisso com requisitos de qualidade e padrões específicos, baseados em boas práticas nacionais e internacionais. Afinal, a certificação exige protocolos bem definidos, evidências de que são realizados e monitorados constantemente, tendo a ajuda de um  sistema de gestão. Isso permite que, a partir de índices, análises e planos de ações de eventuais intercorrências sejam continuamente aprimoradas.

A gerente de qualidade lembra ainda que o Vera Cruz Hospital tem uma metodologia que se vale, inclusive, de auditorias internas educativas, com protagonismo e participação ativa das lideranças, não aguardando apenas as avaliações dos órgãos externos para efetuar melhorias. Com isso, todas as equipes estão, o tempo todo, observando possibilidades de evolução, como, por exemplo, na questão de controle de infecção hospitalar, com adoção e monitoramento contínuo dos diversos protocolos durante todos os momentos da assistência e dos cuidados com os pacientes e o ambiente hospitalar.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.