Logo após abertura da 5ª edição do Fórum Internacional de Lideranças em Saúde (FILIS), conduzida por Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed, o evento recebeu o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, para falar sobre a importância do diagnóstico na coordenação da pandemia e como as relações entre os sistemas público e privado de saúde são indispensáveis para a melhor sustentabilidade do setor.
O Ministro traçou um panorama atual da crise, enfatizando que compila suas estratégias principalmente em acelerar a vacinação, seguir prestando assistência aos infectados pelo novo Coronavírus e implementar ações que promovam o aumento da testagem nacional, e reforçou que só há um sistema de saúde no Brasil, sistema esse que envolve a rede pública e a rede suplementar unidas em busca da assistência segura e de qualidade.
Tecnologia, ciência de dados e as perspectivas da medicina diagnóstica integram a agenda de palestras e debates no segundo dia do evento
Nesta quinta-feira (14) a programação da edição 2021 do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde – FILIS trará discussões aprofundadas sobre inovação e futuro. Os debates trarão especialistas brasileiros e internacionais para desvendar quais os caminhos para a otimização da assistência.
A palestra “Ciência de dados e tecnologia em medicina diagnóstica”, que será ministrada por Andrew Morris a partir das 10h15, promete trazer para os profissionais da saúde do Brasil as principais perspectivas europeias, já que Morris é diretor do Health Data Research UK (HDR UK), instituto britânico da ciência de dados em saúde que tem, como missão, promover descobertas que tragam melhorias para a vida das pessoas.
Considerando que o instituto reúne 38 instituições acadêmicas do Reino Unido, a expectativa para esse encontro é de um compilado de informações que podem auxiliar a construção de um cenário mais tecnológico na saúde nacional. Importante enfatizar que um dos projetos atuais da HDR UK envolve a criação de um ecossistema aberto de pesquisa de dados em saúde, interoperável e confiável para os 66 milhões de habitantes do Reino Unido, metas que também estão desenhadas nos objetivos de grandes empresas brasileiras do segmento.
Na sequência da apresentação de Morris, a partir das 11h, especialistas em atuação no mercado brasileiro debaterão sobre a transformação e o futuro da medicina diagnóstica. O debate contará com a participação de Cleber Morais, diretor geral da Amazon Web Services; Rafael Palombini, presidente e CEO da GE Healthcare para a América Latina; e Armando Lopes, CEO da Siemens-Healthineers. Moderando a discussão, a participação de Ademar Paes Junior, Sócio da Clínica Imagem e presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM).
A Amazon Web Services é a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo. Oferece mais de 200 serviços completos de datacenters e tem milhões de clientes. Dessa forma, Morais poderá trazer para a audiência mais detalhes de como a companhia lida com funcionalidade, segurança e inovação, compartilhando experiências globais em conjunto com o desenvolvimento da empresa no Brasil.
Paralelamente, a GE Healthcare, que é fornecedora de tecnologias, infraestrutura digital, análise de dados e ferramentas de suporte a decisões diagnósticas, por meio da participação de Palombini, contribuirá com as particularidades da transformação tecnológica no setor de saúde; assim como a presença de Lopes que, representando a Siemens-Healthineers, poderá falar um pouco mais sobre os avanços da empresa no cenário da inteligência artificial.
A 5ª edição do FILIS será realizada de forma totalmente digital entre 13 e 14 de outubro, das 9h às 13h. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas AQUI.