Moinhos Science Class discute tratamento do câncer de pulmão com alterações moleculares

A ciência busca incessantemente novas terapias que visam respostas rápidas e eficientes para todos os tipos de câncer. Tumores nos pulmões estão entre as patologias que mais vêm se beneficiando com isso. As pesquisas recentes mostram na prática que, como há diferentes alterações moleculares nesse tipo de doença, existe a possibilidade de tratá-la com medicamentos específicos.

Na medicina personalizada, os especialistas estudam as mutações genéticas passíveis de tratamento com terapia-alvo. “Há algum tempo, não sabíamos que existiam tantas mutações diferentes — os nossos alvos. Também não tínhamos medicações para tratar essas doenças. Nós evoluímos e, cada vez mais, a medicina e a ciência descobrem mais subtipos e mutações e, consequentemente, desenvolvem mais alternativas de tratamentos personalizados”, explica a oncologista do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), Helena Andrade.

O tratamento de câncer de pulmão com alterações moleculares será o tema da próxima edição do Moinhos Science Class, projeto da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. O palestrante convidado é o oncologista João Victor Machado Alessi, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês e Research Clinical Fellow no Dana-Farber Cancer Institute (Harvard/EUA). Ele apresentará as últimas atualizações científicas sobre o tema. Os médicos Guilherme Geib, coordenador da Unidade de Oncologia Torácica do Moinhos, e Helena Andrade participam do debate.

O evento, que integra o Ciclo de Palestras Avançadas em Pesquisa Clínica em Oncologia, ocorre na terça-feira (19), às 19h. A programação, aberta ao público, será online e gratuita. As inscrições podem ser feitas no site do hospital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.