O câncer de mama se tornou neste ano o tipo de tumor mais comumente diagnosticado no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ultrapassando o câncer de pulmão. Projeções dessas mesmas instituições apontam que o número de pessoas diagnosticadas com câncer como um todo será quase 50% maior em 2040 do que em 2020. No Brasil, o número de novos casos de câncer de mama ao ano é de 66 mil, o que corresponde a quase 30% dos casos totais, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O movimento Vem Falar de Vida, com a participação de mais de 100 signatários e idealizado pela Roche, tem a ambição de formar uma rede que promove a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e o gerenciamento adequado do câncer de mama, ampliando assim, as chances de cura e controle da doença. A proposta é que o movimento seja contínuo e conector, uma rede de propósito para ouvir e ampliar vozes, compartilhando histórias, ações e iniciativas que transformam a realidade de quem tem câncer de mama.
“Temos realizado diversas lives ao longo do ano dentro do movimento Vem Falar de Vida, voltadas ao público geral, mas o Outubro Rosa é sempre uma oportunidade de ampliar essa comunicação para que as mulheres façam seus exames de rotina de forma regular, mesmo no contexto de pandemia, e procurem um médico nos intervalos se notarem qualquer alteração nas suas mamas”, afirma o Dr. André Mattar, mastologista e diretor da Oncologia do Hospital Pérola Byington, instituição pública especializada em saúde da mulher que integra o Vem Falar de Vida.
Para contribuir com essa conscientização, outro associado do movimento, o Shopping D, cedeu espaços físicos para ações neste Outubro Rosa, que terão continuidade ao longo do ano. Já estão funcionando uma vitrine interativa que propõe uma experiência lúdica para os visitantes e um cubo de LED, em outro ponto, com imagens e vídeos relacionados ao movimento. A comunicação se conecta também com a interação nas redes sociais.
“É com grande satisfação que trazemos ações de conscientização para o mall. Falar sobre prevenção e cuidado é urgente e ficamos orgulhosos que teremos uma movimentação nesse sentido, que se estenderá para além do mês de outubro”, explica a gerente de Marketing do Shopping D, Elisa Fonseca.
O mastologista André Mattar explica que, no Brasil, não existe o rastreamento organizado do câncer de mama, como ocorre no Reino Unido, por exemplo, onde o setor público faz uma busca ativa das mulheres que não realizaram a sua mamografia periódica. “Por isso, é essencial o autocuidado, que as mulheres não tenham medo de descobrir a doença, sabendo que as chances de cura são altíssimas quando o diagnóstico é precoce, e que, principalmente a partir dos 50 anos, sejam incentivadas por suas filhas, sobrinhas, netas e toda a sua rede de apoio a manterem seus exames em dia”, ressalta.
Para o especialista, a importância de iniciativas como o Vem Falar de Vida está também em combater o estigma de que o câncer é uma sentença de morte. “O avanço da ciência permite hoje utilizarmos uma série de opções terapêuticas, adequadas a cada perfil de paciente, mas que precisam ser oferecidas no momento certo”, reforça Mattar.