“Música nos Hospitais” leva concerto gratuito ao Hospital Santa Marcelina

Iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM) com aprovação do Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, o projeto “Música nos Hospitais” comemora 13 anos de muito sucesso e segue sua programação 2018. A próxima apresentação da Orquestra do Limiar será realizada em 15 de agosto, no Hospital Santa Marcelina, às 11h.

A unidade de saúde será palco de um concerto que, sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, acontece primeiramente no saguão da Radioterapia e, depois, segue para os corredores, garantindo que a música de qualidade chegue também aos pacientes que não podem se deslocar.

Um dos principais objetivos da iniciativa é deixar a rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. O outro é proporcionar contato com a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental.

Realizado neste ano em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, o projeto tem programação 100% gratuita e, até um fim do ano, terá passado por 13 instituições nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

Desde 2004, o programa foi realizado 176 vezes, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 68 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares. Ao longo desses anos, a APM, junto aos parceiros, buscou impactar positivamente o dia a dia das pessoas nos hospitais e, desta forma, ampliar também o gosto pela música.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Teraphy – WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.