“Música nos Hospitais” retorna concertos online para hospitais Darcy Vargas e Pérola Byington

Orquestra do Limiar sob a regência do médico e maestro Samir Rahme

O distanciamento estabelecido pela pandemia do Coronavírus, mesmo após quase dois anos de persistência, segue pautando um modelo de convívio social que se impôs face à crise sanitária internacional. Graças às novas tecnologias, aliadas à vontade de estabelecer conexões mais profundas, algumas iniciativas, apesar das dificuldades, quebram barreiras para levar alento àqueles que tanto precisam. Nesse sentido, o projeto ‘Música nos Hospitais’ aposta no poder da arte enquanto ferramenta de cura e realiza sua 14ª edição em formato remoto, com apresentações da Orquestra do Limiar, regida pelo maestro Samir Rahme, transmitidas para instituições de saúde de São Paulo.

No dia 20 de outubro, por exemplo, será realizado e transmitido, entre 11h e 12h, um concerto exclusivo para pacientes, funcionários e visitantes do Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado no bairro do Morumbi. Já no dia 3 de novembro é a vez da transmissão ocorrer para o Hospital Pérola Byington, às 12h. O evento é uma realização do Ministério do Turismo e Associação Paulista de Medicina, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura e Aché Laboratórios.

A versão 2021 do projeto precisou alterar o formato original para se adaptar às medidas alinhadas aos cuidados essenciais para se evitar novas contaminações pela Covid-19. Normalmente, os músicos da orquestra apresentam-se nos saguões e nos corredores dos hospitais, mas, por ora, o concerto, de cerca 50 minutos de duração, será transmitido ao vivo a partir da sede da instituição pelo canal do YouTube TV APM e exibido em TVs, telões ou paredes das instituições. No Hospital Infantil Darcy Vargas esses aparelhos serão alocados na área externa, no anfiteatro, no ambulatório (térreo, 1º, 2º, 3º e Quimioteca) e também no Pronto Socorro. No Hospital Pérola Byington os televisores estarão na área externa, recepção do pronto-atendimento, internação (térreo), hall de entrada (térreo e 1º andar) e recepção do piso S2.

O repertório da Orquestra do Limiar levará aos espectadores obras dos eruditos Mozart e Bach, além de releituras de clássicos da MPB, o que sempre oferece um momento de identificação e bem-estar. Vale ressaltar que, mesmo nesse formato, os propósitos desta iniciativa mantêm-se inalterados, conforme afirma o diretor cultural da APM, dr. Guido Arturo Palomba. “Nosso objetivo sociocultural é amenizar a rotina hospitalar e, ao mesmo tempo, proporcionar contato com a arte e a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental”, diz ele, lembrando que o programa ocorre desde 2004. Desde então, foram realizados 198 concertos, distribuídos em 68 hospitais da capital e munícipios paulistas, além de 10 localizados em outros Estados brasileiros, atingindo mais de 70 mil espectadores entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.

Efeitos positivos

Estudos da Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e da Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Teraphy – WFMT) indicam os efeitos positivos da música no organismo. Conforme afirma o maestro Samir, “a música é um medicamento e, dependendo da forma como você a conduz, pode trazer alívio para as pessoas. O semblante dos pacientes muda depois dos concertos”, diz, complementando que o concerto contribui para que aquele dia ou aquela semana seja melhor para os pacientes.

Esses benefícios, aliás, também são comprovados por diversas associações médicas. A música tem o poder de ajudar a diminuir a ansiedade e o desconforto durante procedimentos médicos, reduzir efeitos colaterais de tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e auxiliar a reabilitação física. Nesse sentido, pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina com o público do projeto nas últimas edições identificou que 78% dos pacientes que assistiram às apresentações conseguiram driblar o peso emocional dos dias de internação e tratamento. Cerca de metade deles viu nas apresentações uma forma de esquecer, momentaneamente, de seus problemas de saúde.

HOSPITAL INFANTIL DARCY VARGAS – 20 de outubro, 11h

Concerto online:

Local de apresentação da orquestra: Associação Paulista de Medicina, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Centro

Local de transmissão: R. Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi / Área externa, Anfiteatro, Ambulatório (térreo, 1º, 2º, 3º e Quimioteca) e Pronto Socorro

HOSPITAL PÉROLA BYINGTON – 3 de novembro, 12h

Concerto online:

Local de apresentação da orquestra: Associação Paulista de Medicina, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Centro

Local de transmissão: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista, São Paulo / Área externa, recepção do pronto-atendimento, internação (térreo), hall de entrada (térreo e 1º andar) e recepção do piso S2.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.