Na Semana do Meio Ambiente, Hospital Moinhos de Vento lança Projeto Certidão da Vida

Crédito: Leonardo Lenskij

Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), realizou, na segunda (5) e na terça-feira (6), o 3° Summit Ambiental. No evento, além de palestras relacionadas à sustentabilidade, foi lançado oficialmente o projeto Certidão da Vida, que prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida na instituição até 2027. A previsão é que sejam plantados 4 mil mudas por ano, totalizando, em 2027, 20 mil árvores e 20 mil famílias impactadas.

A iniciativa foi desenvolvida para atender três grandes objetivos: neutralizar as emissões de carbono da instituição, tocar e conscientizar as famílias dos bebês nascidos no Hospital e influenciar e engajar a rede de fornecedores.

“O projeto é lindo, tem cunho social, de empatia. Tem a consequência institucional, mas a melhor parte é essa conexão: a família vai sair daqui com seu bebê levando um documento no qual vamos relacionar o nascimento ao plantio da árvore”, detalhou o superintendente Administrativo, Evandro Moraes.

As árvores serão plantadas em uma área da Quinta da Estância, fazenda de turismo ecológico de Viamão, e será disponibilizado um link no site do Moinhos onde será possível acompanhar, via geolocalização, o crescimento e desenvolvimento do pé. Rogério Almeida, coordenador ambiental do Hospital Moinhos de Vento, qualificou o Certidão da Vida como um projeto audacioso e disruptivo, que credenciará a instituição como carbono neutro. “É uma missão difícil, porém, possível”, avaliou.

Parceira do Certidão da Vida, a Quinta da Estância receberá todas as mudas do projeto. Lá, elas serão plantadas em uma área de preservação ambiental, ampliando o espaço de mata e, consequentemente, protegendo as nascentes dos rios que passam pelo local.

“Uma árvore é símbolo da vida, é o que mantém a vida no nosso planeta. O projeto vai muito além desses cinco anos. Vai até a longevidade dessa árvore”, disse o diretor de relacionamento com o mercado da Quinta da Estância, Rafael Goelzer.

Serão plantadas árvores nativas e frutíferas, especificou Goelzer, possibilitando que elas também sirvam de alimento para todas as espécies que existem na fazenda.

Além da Quinta da Estância, o Certidão da Vida tem os parceiros Ast, Selbetti, Tedesco, Globalmed, 3Wings, Formas e Efeito, Purpers, Elfa, MA Hospitalar, Hard Link, Viveo, EcoFinance e MV Sistemas para a Saúde.

Bebê nascido em novembro recebe a primeira árvore

Nascido no dia 25 de novembro de 2022, com 29 semanas, o pequeno Pedro Marques Santomé precisou ficar dois meses internado na UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento. Meses depois da alta, o bebê e sua família retornaram à instituição, desta vez, para receber a primeira Certidão da Vida.

Emocionada, a mãe de Pedro, a enfermeira Letícia Santomé, carregava orgulhosa o documento, que atribuiu o plantio de uma pitangueira ao nascimento do seu filho.

“O Pedro tem uma história de amor pelo hospital. Poder voltar para fazer esse fechamento é sensacional, esse projeto vem ao encontro do que acreditamos: que o Moinhos tem um cuidado que vai muito além do assistencial. Estamos orgulhosos por estar aqui”, disse.

O primeiro dia da terceira edição do Summit Ambiental também contou com palestras do navegador Amyr Klink, do Secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Capital, Germano Bremm, e da médica Adriana Mallet. No segundo dia de evento, serão debatidos temas referentes à cadeia de suprimentos e será divulgada a Política de Compras Sustentáveis.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.