A Unimed Chapecó (SC) está preparada com uma nova forma de cuidar da saúde dos seus clientes por meio do Plano Personal, em que o cliente tem a certeza de que criará um vínculo com toda a equipe com um atendimento humanizado, de qualidade e diferenciado. O Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde (NAPS) é a porta de entrada para os clientes do Plano Personal, o qual promove mudanças no atendimento através da qualificação do cuidado básico em saúde voltado para ações preventivas, da promoção de saúde, tratamento e reabilitação, com a incorporação de métodos inovadores com foco no paciente e por meio do cuidado de forma integral e continuada.
Em processo de constante aprimoramento, o NAPS tem mais uma novidade para dividir com seus clientes. Agora, as crianças que fazem parte do Plano Personal têm acesso a consultas com uma pediatra do NAPS, que as acompanhará desde o nascimento até os 14 anos de idade.
O acompanhamento pediátrico envolve, além das queixas e sintomas, o cuidado com quatro aspectos da saúde da criança: crescimento, desenvolvimento, alimentação e vacinação. São esses cuidados que asseguram que tudo está ocorrendo de acordo com o esperado para cada idade. A atenção do médico pediatra com a saúde da criança vai muito além da resolução de problemas de saúde, por isso, seu acompanhamento é fundamental para a abordagem integral do bem-estar da mesma em diversos ambientes.
Enfermeira coordenadora do NAPS, Fabiele Farina, explica que além das consultas com a pediatra, a criança também segue o acompanhamento com o médico clínico de referência que cuida da família do paciente. “Em casos em que a pediatra não está disponível, é possível que as crianças consultem com o clínico geral, sendo que esse cuidado é gerenciado por toda a equipe do NAPS, uma equipe multiprofissional envolvida com toda a família. Nossa equipe conta com psicóloga, farmacêutica, enfermeiras, técnicas de enfermagem e médico da família. Além da pediatra disponível no plano, temos toda a equipe multiprofissional que vai agregar na saúde das crianças. Esse é o nosso principal diferencial, tratar nosso cliente com confiança, referência no atendimento, respeito e equidade”, afirma Fabiele.
Dra. Isabela Maran, médica pediatra do NAPS, conta que as consultas iniciaram no mês de janeiro deste ano e que a oportunidade oferecida pelo Núcleo de acompanhar o desenvolvimento da criança é muito importante. “O pediatra entra como orientação para os pais e isso vai ser muito diferente para todas as famílias que precisam desse cuidado, dessa orientação direcionada especificamente para a criança, porque ela tem um desenvolvimento diferente e precisa ser avaliada em todas as suas fases”, afirma. Dra. Isabela relata que o consultório possui toda a estrutura necessária para atender aos pacientes. “Temos os aparelhos de pesagem do bebê, aferição do perímetro cefálico, estatura, balança, oxímetro e esfigmomanômetro para aferição da pressão arterial, além de todo o básico para fazer a consulta de rotina do bebê ou da criança”, explica.
Uma possibilidade oferecida pelo NAPS é a do encaixe de consultas para os casos de crianças com intercorrências leves, como febre, vômito e diarreia, sendo possível realizar a adequação de horários para que o paciente receba o atendimento.
CONFIRA OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
As consultas com a pediatra do NAPS têm duração de 45 minutos, com a intenção de proporcionar maior tempo para as orientações:
Terças-feiras: 8h às 12h
Quintas-feiras: 18h às 20h
Sextas-feiras: 8h às 12h