Neurocirurgiã brasileira cria curso de formação sobre cannabis medicinal

As recentes descobertas pela ciência sobre o sistema endocanabinoide e a importância dele para o bom funcionamento do corpo humano fizeram surgir uma nova fronteira na medicina que, se bem aplicada, pode transformar a vida de pessoas que sofrem das mais variadas doenças: a terapia canabinoide. No entanto, apesar das milhares de pesquisas científicas sendo realizadas em todo o mundo, da alta demanda de pacientes em busca de tratamento diante das evidências de sucesso, a cannabis medicinal ainda encontra resistência, estigma e um baixo número de profissionais aptos a prescrever medicamentos à base da planta.

Diante deste cenário, a neurocirurgiã Patrícia Montagner, uma das principais especialistas brasileiras no tema, criou a WeCann Academy, uma plataforma de formação médica que abordará os principais recursos para a prescrição da cannabis medicinal. O curso, que terá sua primeira turma em março, é totalmente online, com cinco módulos e sete semanas de duração, proporcionará ao aluno uma atualização semanal sobre artigos científicos e mentorias com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais para discussão de casos clínicos.

“Há inúmeros exemplos de aplicação da medicação, entre as quais o tratamento de dor crônica, dor neuropática, fibromialgia, doença de Parkinson, Alzheimer, epilepsia, doença inflamatória intestinal, transtornos de ansiedade, insônia e nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos, todos cientificamente embasados. Por isso, é preciso oferecer educação e formação para que os médicos possam prescrever essa ferramenta terapêutica a seus pacientes com segurança e eficácia”, explica a médica, que trata em sua clínica mais de 800 pessoas de todas as regiões do país.

Além do tabu que existe em torno do assunto e da inexistência de disciplinas na graduação e pós-graduação das ciências médicas, a desinformação tem sido um dos principais entraves para a popularização do tratamento. No entanto, a pressão por parte dos pacientes e as novas perspectivas para a fabricação de medicamentos derivados da cannabis, apontam para a importância de capacitar os profissionais. “Estamos apenas no início desta jornada, mas as evidências científicas e a robustez dos resultados observados diariamente na qualidade de vida de milhares de pacientes comprovam o potencial disruptivo dessa ferramenta terapêutica, que deve ser ampliada para os colegas de todas especialidades e áreas de atuação da medicina”, diz a neurocirurgiã.

WeCann Academy

Formado por experts de alto nível de diversos países e com um custo de R$ 7.500, o programa de Certificação Internacional em Medicina Endocanabinoide da WeCann Academy é totalmente online e contempla os fundamentos do Sistema Endocanabinoide (Endocannabinoid System – ECS), os conceitos-chave em torno da cannabis medicinal, apoiando-se em evidências científicas e na ampla experiência prescritiva de seu corpo técnico.

Serão oferecidas masterclasses, aulas complementares, sessões de atualização sobre os mais recentes estudos publicados, mentoria para discussão de casos clínicos e uma apostila digital com um rico detalhamento técnico. A WeCann Academy inclui, ainda, a participação em uma comunidade médica exclusiva, que proporciona o embasamento científico e a troca de experiências necessárias para a prescrição segura da cannabis medicinal. Durante todas as semanas do curso serão discutidos casos reais de pacientes que se beneficiam do tratamento a fim de orientar, de forma prática, a incorporação da cannabis como uma ferramenta terapêutica no dia a dia do profissional.

O corpo docente da WeCann Academy é atualmente composto por 12 renomados especialistas do Brasil e do exterior, entre os quais o cirurgião oncológico Leandro Ramires, o ortopedista Ricardo Ferreira, a médica colombiana Paolla Cubillos, o biólogo e professor eslovênio Gregor Zorn e a engenheira americana, Mara Gordon. “Conhecer o sistema endocanabinoide e sua participação nos processos fisiológicos e patológicos torna o médico mais capacitado para oferecer alívio e conforto aos pacientes que, até então, não contavam com tratamentos eficazes”, avalia Leandro Ramires, um dos mentores da WeCann.

Programa:

1- Aspectos Históricos da Cannabis Medicinal

Relatos históricos dos primórdios do uso da cannabis para fins medicinais, passando pelo processo de proibição do uso da planta, até as descobertas científicas que desvendaram a sua aplicação na medicina.

2 – A Planta Cannabis

Aspectos técnicos da planta, diferentes quimio-variantes, principais métodos de cultivo e as propriedades medicinais dos agentes químicos, os fitocanabinoides e os terpenos.

3 – O Sistema Endocanabinoide

Visão detalhada do sistema endocanabinoide, responsável por regular praticamente todos os processos fisiológicos e patológicos do corpo humano.

4 – A Cannabis como Medicamento

Abordagem da cannabis como medicamento, os principais métodos de extração da medicação, as diferenças entre as formulações e as vias de administração, aspectos farmacocinéticos, efeitos adversos mais comuns e orientações para prescrições mais seguras e assertivas.

5 – Aplicações Clínicas

Principais aplicações dos derivados canabinoides, fundamentadas na medicina baseada em evidências e integrada à discussão prática de casos clínicos com especialistas nacionais e internacionais com vasta experiência prescritiva na terapêutica canabinoide.

Período: 7 semanas

Custo: R$ 7.500,00 (à vista e parcelado)

Certificação internacional

Informações: wecann.academy


 

Cannabis Thinking Week oferece conteúdos gratuitos sobre potencial medicinal e industrial do cultivo da cannabis no país

Palestras exclusivas de especialistas qualificados nas diversas dimensões em torno da planta poderão ser assistidas entre os dias 8 e 13 de março

O que é que a cannabis tem? Essa pergunta será respondida, entre 8 e 13 de março, no Cannabis Thinking Week, evento totalmente digital e gratuito para interessados em explorar as oportunidades oferecidas pelo universo da planta. A programação abrange tópicos diferenciados a cada dia, contemplando desde os benefícios desse mercado aos horizontes para startups e futuro, passando por aspectos ligados à ciência, tecnologia e diversidade. Desta forma, contribui para o desenvolvimento da indústria legal da cannabis, com abordagem propositiva e construtiva, inspirando debates e descortinando novas soluções para o Brasil a partir do plantio da cannabis.

Devido ao cenário de pandemia, o Cannabis Thinking Week será transmitido online por meio do canal do YouTube da The Green Hub (www.youtube.com/c/TheGreenHub), com acesso por meio de cadastro pelo website: conteudo.thegreenhub.com.br/ct-week-cadastro. Os participantes terão acesso às apresentações de especialistas qualificados nas diversas dimensões da cannabis, com conteúdos baseados em dados, referências e conhecimentos, em dinâmica similar ao formato TED Talks. Os vídeos de 15 minutos são caracterizados pela narrativa atraente, bem como pelo espírito criativo e inovador.

A The Green Hub, primeira consultoria e aceleradora de startups brasileira com foco específico no mercado da cannabis, é responsável pela realização do Cannabis Thinking (www.cannabisthinking.com.br), visando disponibilizar informações de qualidade e contribuir, tanto na tomada de decisões quanto na construção do ecossistema produtivo do setor. As sessões apresentadas pelo Cannabis Thinking Week são parte do conteúdo completo da plataforma Cannabis Thinking 2.0, que conta com mais de 20 palestrantes de quatro continentes diferentes, incluindo empresários, médicos, políticos, cientistas, ativistas e representantes de associações do Brasil e do exterior.

StartupsO Cannabis Thinking Week também apresentará algumas startups aceleradas pela The Green Hub como o Centro de Excelência Canabinoide (CEC), Jamba Estúdios e Reset. Além disso, no dia 11 de março, dará espaço para mais de 20 projetos selecionados em chamada de startups, realizada pela The Green Hub entre setembro e novembro do ano passado, com objetivo de encontrar soluções criativas e inovadoras para o mercado nacional da cannabis.

Segundo o diretor de Inovação da The Green Hub, Alex Lucena, o mercado legal da cannabis está em franco desenvolvimento em todo o mundo. “As perspectivas de crescimento e lucratividade são grandes, mas os desafios não ficam atrás. Nesse cenário de estruturação, faz toda a diferença contar com o evento, que reúne um poderoso conjunto de especialistas, com informações de qualidade e exemplos práticos de novos negócios”, destaca.

O corpo de speakers internacionais conta com:

  • Steve DeAngelo, reconhecido mundialmente como pai da indústria legal da cannabis nos Estados Unidos e também pelo ativismo a favor da reforma e legalização da cannabis;
  • Sebastian Marroquin, nascido Juan Escobar, mudou de nome após a morte de seu pai, Pablo Escobar. Ele é arquiteto e escritor. Atua como pacificador com o intuito de provocar no público uma reflexão para as circunstâncias que levam o surgimento de pessoas como seu pai;
  • Juan Manuel Galán, filho do candidato à presidência Luis Carlos Galán, assassinado a mando do Pablo Escobar. Dedica sua vida à política. Eleito Senador, luta pela descriminalização de drogas e se posiciona contra a guerra às drogas;
  • Dustin Sulak, norte-americano pioneiro da medicina integrativa com foco em osteopatia e cannabis. Ele é fundador da Integr8 Health, no Maine (EUA);
  • Saul Kaye, fundador da iCAN e empreendedor engajado na construção e desenvolvimento do ecossistema de cannabis em Israel;
  • Tseli Khiba, advogada atuante na indústria de cannabis do Lesoto, nomeada para o Comitê de Especialistas em Cannabis da União Africana;
  • Andrew Freedman, primeiro diretor de Coordenação de Cannabis do Estado do Colorado (EUA);

Entre os palestrantes brasileiros estão:

  • Fernando Henrique Cardoso, Ex-presidente do Brasil. Também conhecido como FHC, é um sociólogo, cientista político, professor universitário e escritor.
  • Tarso Araújo, jornalista. Diretor do documentário “Ilegal”, fala sobre os pequenos, mas importantes avanços da Cannabis medicinal no Brasil
  • Stevens Rehen, neurocientista brasileiro, especializado em pesquisas com células-tronco. Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).
  • Altair Lira, coordenador técnico e gestor de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. É mestre em Saúde Coletiva e bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia da Saúde;
  • Fabrício Pamplona, cientista e empreendedor, já atuou como pesquisador convidado do Instituto de Psiquiatria Max Planck, na Alemanha e é pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Inovação;
  • Marilia Zaluar, doutora em Ciências Biológicas, é membro da Sociedade Internacional de Pesquisa Canabinoide e da Associação Internacional para a Cannabis Medicinal. Também faz parte do Comitê Científico da aliança brasileira de pacientes em uso de cannabis medicinal Ama-me;
  • Rose Gracie, empresária e neta do grão-mestre Helio Gracie. Está em campanha para o uso da cannabis por atletas que sofrem da chamada síndrome do pugilista.
  • Pedro Pierro, neurocirurgião funcional e diretor Médico do Centro de Excelência Canabinóide, foi um dos primeiros médicos a preescreve medicamentos à base de cannabis no Brasil;
  • Viviane Sedola, fundadora e CEO do Dr. Cannabis, foi eleita uma das 50 mulheres mais importantes do mundo canábico pela High Times, em 2019;
  • Cida Carvalho, presidente da Associação de Cannabis e Saúde – A Cultive e ativista pelos direitos de acesso pleno à saúde por meio do autocultivo de cannabis;
  • Patricia Montagner, médica com experiência nas áreas de medicina geral, medicina de urgência, neurointensivismo e neurologia;
  • Emílio Figueiredo, advogado voluntário na reforma da política de drogas desde 2009, com foco no regulação da cannabis. É fundador da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, um coletivo de juristas que facilita o acesso à Justiça e compartilha informações jurídicas para pessoas atingidas pela política de drogas.
  • Paula Dall’Stella, médica especializada na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida, a partir de sua formação em medicina funcional e de um profundo conhecimento sobre o potencial terapêutico da Cannabis Medicinal.

Link para inscrição: conteudo.thegreenhub.com.br/ct-week-cadastro

Evento gratuito

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.