Telemedicina: conheça esta tendência e as razões para aderi-la

Você já ouviu falar em telemedicina? A telemedicina é uma subárea da telessaúde, se trata de um novo conceito que consiste na troca de informações entre os médicos e no tráfego de exames e laudos. Devido à pandemia da Covid-19 a telemedicina foi regulamentada em caráter excepcional e temporário pelo Ministério da Saúde, de acordo com a portaria nº 467/20.

Essa prática funciona através de uma plataforma online que dá acesso ao gerenciamento da agenda médica, exames, prontuários e gestão financeira, caso o atendimento procurado seja particular, representando assim, comodidade e segurança para médicos e pacientes. O acesso online do profissional da saúde é recomendado para atendimento pré-clínico, suporte assistencial de consulta, monitoramento e diagnóstico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de prestar orientações à saúde complementar e atender o setor privado.

O OBJETIVO DA TELEMEDICINA NO BRASIL

Mais do que emitir laudos médicos à distância, o objetivo da telemedicina no Brasil é chegar mais longe e alcançar regiões do país com pouco acesso da população aos recursos de saúde. Segundo uma pesquisa feita pelo PNAD, órgão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2016 a 2017 o acesso à internet no Brasil subiu 88,4% entre os jovens com idades de 20 a 24 anos. No entanto, o dado mais expressivo foi entre a população de idosos (60 anos ou mais), cujo acesso subiu 31,1% em 2017. Esse dado mostra o maior aumento proporcional entre os grupos analisados na pesquisa, ressalta a Agência de Notícias do IBGE.

O CARÁTER TRANSFORMADOR DA TELEMEDICINA

Inovação na educação: por esta nova modalidade é possível ao profissional de saúde ter acesso à teleducação e, assim, não ser limitado ao seu espaço geográfico para buscar aprimoramento profissional. Ele pode se contactar com os grandes centros de educação em sua área por videoconferências, palestras, aulas online e/ou e-learning.

Emissão de laudos à distância: é o recurso que mais cresce no Brasil. Por ele, o paciente pode realizar o exame e o médico, online, emite o laudo através do computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

Teleassistência: esta modalidade consiste na monitoração do paciente pelo médico de forma presencial. O profissional da saúde se comunica com outro médico online, que pode fornecer uma segunda opinião e assistir o paciente virtualmente.

SOLUÇÕES PARA TELEMEDICINA

Para atender a essa realidade com conforto e segurança, a Health Móveis desenvolve carros para diferentes especialidades, incluindo a telemedicina. “Isso significa um maior potencial de receita para os provedores, como clínicas e consultórios, pois, com o serviço de telessaúde, há menos compromissos cancelados, maior retenção de pacientes e maior satisfação dos usuários”, explica Paulo Sergio Marchetti Moraes, diretor comercial da indústria 100% brasileira que traz ao mercado carrinhos e armários totalmente diferentes do habitual, fabricados com materiais tecnológicos.

Modelo CL56 TI HIB

Design ergonômico e compacto combinado com baixo centro de gravidade, peso leve e ótima estabilidade. Assim são os carros fabricados pela empresa. “Por ocupar um espaço pequeno, nossas soluções para telemedicina são altamente manobráveis”, ressalta Moraes. Com os modelos é possível interconectar aparelhos médicos, permitindo o acompanhamento on-line de dados para melhor anamnese à distância e fornecendo recursos versáteis projetados desde o início para o profissional de saúde.

Modelo TM101

Confeccionados em alumínio ou aço, além de polímeros ABS com nanotecnologia antibacteriana, que auxilia no combate a infecções, os carros contam com gavetas termoformadas e corrediças telescópicas. Sem cantos vivos para facilitar a limpeza, possuem ainda carts flexíveis que permitem customização para cada tipo de necessidade, respeitando todos os padrões hospitalares.

Modelos HM05.005.264 e HM05.005.396

Tel: (11) 3645-2226

E-mail: comercial2@healthmoveis.com.br

Site: healthmoveis.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.