Dia de Combate ao Câncer Infantil: Sabará e A.C.Camargo divulgam primeiros resultados de parceria

Em maio deste ano, o Sabará Hospital Infantil e o A.C. Camargo Cancer Center firmaram uma parceria em Oncologia Pediátrica, unindo suas expertises e a excelência na jornada completa do paciente, tornando-se o mais completo Centro de Referência do setor privado para diagnóstico, tratamento, reabilitação e reinserção social de crianças, adolescentes e jovens adultos com câncer.

Em menos de seis meses, 18 pacientes deram entrada através do Sabará Hospital Infantil em avaliação com a equipe de oncologistas pediátricos. Deste total, 10 tiveram o diagnóstico oncológico confirmado. Oito pacientes estão em diferentes fases do tratamento em jornada compartilhada entre as duas instituições. Cinco estão recebendo quimioterapia internados no Sabará Hospital Infantil e, quando necessário tratamento ambulatorial ou radioterápico, os pacientes complementam o tratamento no A.C.Camargo Cancer Center.

O suporte clínico de outras especialidades também tem sido compartilhado entre as duas instituições: pacientes e seus familiares são encaminhados para consultas de Oncogenética no A.C.Camargo, que conta com o suporte de especialidades pediátricas do Sabará por telemedicina para discussão de casos mais complexos como, por exemplo, no caso das especialidades de Cardiopediatria e Hematologia Pediátrica.

Semanalmente é realizada uma reunião clínica multiprofissional entre os especialistas para discussão dos casos. Os “Tumor Boards“, como são chamados, acontecem regularmente às sextas-feiras com a participação do corpo clínico das duas instituições. Há uma troca de experiência muito rica e completa, reunindo especialistas das várias aéreas envolvidas no diagnóstico e na tomada de decisão para o melhor tratamento para o paciente.

De acordo com o médico oncologista que atua na parceria Sabará Hospital Infantil/ A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Joaquim Pinheiro Vieira Filho, “a parceria entre os dois grandes centros médicos tem oferecido aos nossos pacientes um acesso mais preciso em relação ao diagnóstico, além de proporcionar um tratamento e um suporte clínico de excelência para as crianças e adolescentes com condições oncológicas e seus familiares”.

“Na prática, tivemos um apoio muito grande do Sabará na área de cardiologia pediátrica, que não temos hoje no ACC dado ao pequeno volume de demanda (mas quando ela existe, é bem grave, tivemos dois casos recentes em UTI que foi um ganho muito importante”, Dra. Cecilia Maria Lima da Costa, Líder do Centro de Referência de Tumores Pediátricos do A.C.Camargo Cancer Center.

O Sabará Hospital Infantil e o A.C.Camargo Cancer Center já identificam o crescimento de seus serviços, oferecendo um melhor cuidado aos pacientes com suspeita, alto risco ou neoplasia confirmada. Além disso, os históricos das instituições completam os protocolos da jornada dos pacientes com o que existe de mais avançado no mercado e possibilitam que os pacientes tenham todos os recursos humanos e físicos a sua disposição, dentro de um escopo de evidências científicas, estudos clínicos e capacitação contínua.

Na prática, os pacientes continuam sendo atendidos por cada instituição separadamente, porém seguem protocolos comuns e em alguns casos específicos podem ser encaminhados ao outro hospital para realizarem o diagnóstico e tratamento que o parceiro primário não possui. Médicos especialistas também vão transitar entre as instituições. Por isso, o corpo clínico de cada uma das instituições está integrado para maximizar o conhecimento e beneficiar o paciente em qualquer etapa da jornada e a definição dos protocolos é compartilhada com cada paciente pediátrico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.