Durante a Semana da Transformação Digital, promovida dias atrás, diversas ações apresentaram o novo app da Unimed Sorocaba (SP), desenvolvido para os sistemas Android e iOS, conforme explica o diretor administrativo da Unimed Sorocaba, Edson Cumpian Paulossi Júnior.
Em formato de circuito, no Espaço do Colaborador do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), os presentes foram convidados a conhecer, baixar e compartilhar o aplicativo. Já no Espaço do Cooperado, havia um ponto focal, onde os médicos puderam esclarecer suas dúvidas e obter informações sobre o Clinic (leia mais ao final desta matéria).
No Nais (Núcleo de Atenção Integral à Saúde), os colaboradores da unidade receberam um brinde após baixar o aplicativo e obtiveram informações sobre as funcionalidades da nova ferramenta e na Unidade Zona Norte, conheceram o app, seguindo o mesmo roteiro realizado na outra unidade.
Finalizando a Semana da Transformação Digital, as unidades da operadora fossem apresentadas à novidade. Todos os colaboradores receberam um brinde como forma de incentivo a baixar o aplicativo.
O doutor Antonio Francisco Alves Neto, do Núcleo de Inovação, diz: “A transformação digital que está ocorrendo nos últimos anos, em âmbito mundial, acelerou por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo antes do início da nossa gestão, sempre estavam em pauta as temáticas de métodos ágeis, inovação em processos e soluções mais condizentes com o mercado atual nas diversas conversas com o doutor Gustavo Ribeiro Neves, presidente do Conselho de Administração da Unimed Sorocaba e principal apoiador e responsável direto pelo Núcleo de Inovação”.
Ele complementa: “A própria Semana da Inovação tem tudo para acontecer novamente. Um dos seus desdobramentos é o Grupo Satélite da Inovação, que traz um treinamento para apoiar esta transformação. Não é apenas sobre soluções digitais com inteligência artificial, como a Upflux na auditoria ou a 3fy que inicia no APS. Tratam-se, também, de mudanças comportamentais e de processos administrativos, tanto em nossa operadora como em nossos serviços”.
O Departamento de Marketing criou as hashtags #AppUnimedSorocaba e #TransformaçãoDigitalUnimedSorocaba para o compartilhamento das fotos nas suas redes sociais.
Recursos do aplicativo
“A proposta é integrar as informações sobre a jornada paciente”, explica Edson. “Foram, ao todo, doze meses de projeto, para disponibilizar a íntegra do histórico de saúde do cliente na palma de sua mão. O aplicativo engloba agendamento de exames e consultas, cartão virtual, consulta de preços da farmácia, guia médico, todos os exames de laboratório e imagem desde 2018, informações sobre passagem por internação e pronto-socorro, contador de passos, uso de medicamentos, histórico familiar, entre outras funcionalidades”, enumera. “Antes de uma consulta, o usuário pode liberar o acesso aos resultados de exames para o médico, para facilitar o diagnóstico.”
O objetivo da Cooperativa é convergir todos os serviços online. “Já iniciamos a divulgação por e-mail e SMS. Além disso, todas as recepcionistas usam camisetas com a identidade do app e orientam os clientes a respeito do assunto.”
A ferramenta também será útil para o monitoramento de pacientes crônicos, a partir da criação de grupos específicos para cada caso. “Tanto o cliente quanto o médico fazem parte desta transformação”, pontua o diretor administrativo da Unimed Sorocaba. “Ressaltamos que o aplicativo também pode ser usado por clientes de intercâmbio e particulares. Futuramente, incorporaremos a função de pagamento, para que seja possível pagar o exame antes de sua realização nas unidades da Unimed Sorocaba. Isso representará uma economia de tempo para o atendido.”
Outro ponto importante é a possibilidade de autorizar automaticamente os exames solicitados pelo médico. “Queremos acabar com as guias de papel e a necessidade de o paciente deslocar-se fisicamente para obter a autorização.”
Clinic
O Clinic é o novo prontuário eletrônico disponível nos consultórios dos cooperados. Ele é capaz de centralizar o acesso aos exames dos beneficiários da Unimed, trazendo históricos dos pacientes, receituário digital, resultado de exames e solicitação eletrônica (sem guia), além de diversos outros recursos, como a telemedicina.