O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), começou o ano com investimentos em tecnologia e modernidade. Na quinta-feira (5), um novo Arco Cirúrgico foi adquirido pelo hospital. O equipamento soma aos outros três aparelhos já disponíveis na instituição. Utilizados em procedimentos médicos de diversas especialidades, o Arco Cirúrgico é responsável por captar imagens digitais, promovendo uma visualização clara e em tempo real das estruturas de órgãos internos dos pacientes durante a abordagem dos profissionais. Obtido por meio de verba do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), viabilizado por uma emenda parlamentar, o investimento foi da ordem de R$ 300.500,00.
O equipamento da marca SIEMENS torna o procedimento mais seguro e minimamente invasivo. “Apesar de já existirem no hospital equipamentos do gênero com altíssima tecnologia, este novo arco cirúrgico apresenta um importante avanço, por ser o primeiro a poder agregar às cirurgias vasculares, além das demais especialidades, como ortopedia, neurologia e cirurgias no geral. Isso amplia a qualidade da assistência, eleva nossos níveis de modernização e gera maior segurança para o atendimento aos pacientes, que estão sempre no centro do cuidado”, ressalta o superintendente, Matheus Gomes.
Com maior potência, imagens mais precisas projetadas em um monitor de 9 polegadas, é possível conectar o aparelho à rede do HSV, sendo esta uma novidade que facilita os procedimentos no campo cirúrgico. Outra nova função é a possibilidade de utilização do recurso em cirurgia vascular periférica, destinada ao tratamento das lesões obstrutivas nos vasos extracardíacos que irrigam os diversos órgãos do organismo. “Este é um avanço significativo para o corpo clínico e equipes assistenciais. A tecnologia é uma aliada da área da saúde e nós contamos com esses recursos para manter a excelência do serviço prestado pelo HSV. Estou muito feliz com esse investimento”, completa a cirurgiã geral, Tatiana Ricetto Canavezzi.
Além do superintendente e da médica cirurgiã, o equipamento também foi recebido pelo engenheiro clínico, Alcir Giorgiani e pelo assessor da superintendência, Alexandre Mezei. O treinamento com as equipes para operar o equipamento está programado para a próxima semana e será ministrado para profissionais de enfermagem, médicos e radiologistas de centro cirúrgico.
São Vicente pede ajuda para identificar paciente
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo pede ajuda da população para identificar um paciente desconhecido, que está internado em sua Unidade de Internação – Saúde Mental, desde o dia 30 de dezembro. Por não portar documentos e não saber dar informações exatas sobre seu nome, idade e local de nascimento, a equipe do Serviço Social já recorreu a diversas instituições na busca de ajuda, mas sem sucesso. Segundo o paciente seu nome seria “Henrique Dias da Silva” e sua data de nascimento seria “07 de fevereiro de 2004”, mas a informação não foi confirmada por órgãos acionados. Ele também não sabe dizer se tem familiares. Por isso, a alternativa é divulgar seus dados físicos, a fim de que alguém possa ajudar em sua identificação e localização de seus familiares. O jovem tem em torno de 18 anos, 1,70m, olhos castanhos, pele morena clara, cabelos escuros e crespos. Foi localizado em vias públicas, desorientado, por volta das 12h do dia 30 de dezembro e conduzido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao hospital.
Quem tiver informações ou puder auxiliar na localização dos familiares, deve enviar mensagem via aplicativo WhatsApp para a equipe de Serviço Social, por meio do número (11) 99266-4015. Devido a Lei Geral de Proteção de Dados, não é permitido divulgar imagens do mesmo sem autorização de um responsável legal.