Novo hospital Linhares Medical Center é inteiramente equipado com soluções de última geração

A Royal Philips, especialista global em tecnologia da saúde, acaba de firmar mais uma parceria que traz ainda mais valor à sua missão de melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano globalmente, até 2030. O Linhares Medical Center (LMC), hospital de alta complexidade no município de Linhares (ES), contará com soluções da empresa, sendo a única fornecedora da instituição. O portfólio clínico do LMC terá tecnologias de cardiologia, equipamentos e monitores Philips. O hospital adotou também o sistema de gestão Tasy EMR no modelo SaaS (Software as a Service; ou software como serviço) para gerenciar e integrar todas as áreas.

Tecnologia de ponta em novo hospital

A cidade de Linhares, ao norte do Espírito Santo, está ganhando um hospital com os mais modernos equipamentos da Philips. O Linhares Medical Center (LMC) foi planejado para oferecer 80 especialidades e alta complexidade, com atendimentos cirúrgicos, ambulatoriais e de imagem, em uma estrutura baseada em avançados recursos tecnológicos.

“Estamos em uma cidade planejada, que tem registrado grande crescimento econômico e com uma localização estratégica, próxima ao sul da Bahia e ao noroeste de Minas Gerais, regiões que também careciam de infraestrutura para medicina avançada e atendimento exclusivo”, explica o cardiologista João Eduardo Tinoco, sócio do hospital. “Pretendemos ser um centro de referência regional em procedimentos complexos.”

Tinoco é um dos mais renomados especialistas em uma técnica de angioplastia pouco invasiva e altamente delicada, utilizada em casos de obstrução coronariana crônica (CTO, sigla em inglês para chronic total occlusion). O médico viaja por várias capitais do país para realizar o procedimento. “Agora os pacientes poderão ser atendidos em Linhares”, afirma.

Os produtos Philips escolhidos para a área de cardiologia do LMC incluem o IntelliSpace Cardiovascular e o Azurion, soluções de gerenciamento de imagem e terapia guiada cujas informações são usadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Os equipamentos permitem acessar uma grande quantidade de dados clínicos e administrativos em um só lugar.

“Fazemos também treinamento anual sobre CTO com mais de 50 médicos do Brasil e América Latina apenas com equipamentos Philips”, acrescenta o cardiologista hemodinamicista.

Também fizeram parte da aquisição de equipamentos o arco cirúrgico móvel Zenition – inovação para uso intensivo em intervenções e cirurgias; o CT Premium Incisive e equipamentos de Ultrassom Affiniti 70 com performance e fluxo de trabalho poderoso para os diagnósticos.

Integração para gerenciamento de dados

O software de gestão do Linhares Medical Center é o Tasy em Cloud, no modelo SaaS. Nesse caso, a configuração e gestão do ambiente é de responsabilidade da Philips e o hospital reduz custo para suprir demandas das equipes de TI concentrando-se em seu principal objetivo: oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes, bem como aprimorar e facilitar o dia a dia do profissional de saúde, gerando dados em tempo real para diagnósticos precisos.

A Philips monitora a performance do sistema durante 24 horas por dia, sete dias por semana, detectando problemas em tempo real, ou até mesmo antecipando a detecção de erros e sugerindo adequações. O Tasy integra informações dos equipamentos de outras áreas do hospital e permite a criação de um banco de dados único, otimizando recursos e ampliando a segurança do paciente.

O Linhares Medical Center adquiriu também monitores de suporte à vida, além de diversos equipamentos de imagem (tomografia, hemodinâmica, arco cirúrgico, raios X, ultrassom, mamógrafo). “Não utilizamos papel nem para o eletrocardiograma; tudo é acessado digitalmente” menciona o cardiologista.

O sistema de comunicação e arquivamento de imagens, por sua vez, o PACS (Picture Archiving and Communication System), é uma solução de gerenciamento escalonável e modular que ajudará os médicos radiologistas no fluxo de seu trabalho. Os médicos podem acessar as imagens de qualquer lugar do hospital e de seus consultórios. “Não medimos esforços para o nosso investimento em tecnologia”, diz Tinoco.

Construção da parceria com a Philips

“O nosso relacionamento com a Philips é antigo”, relembra o médico. “A parceria com o passar dos anos foi se tornando cada vez mais valiosa”. A iniciativa relembra a década de 90, quando o cardiologista teve os primeiros contatos com equipamentos Philips da área de hemodinâmica.

Foram investidos cerca de R$ 100 milhões na construção do Linhares Medical Center, que ocupa 8.816 m². Inicialmente, contará com 100 leitos, cinco salas cirúrgicas para alta complexidade, 20 leitos de UTI (adulto geral e cardiológica, neonatal e pediátrica), maternidade, pronto atendimento, centros de diagnóstico e de pesquisa. Estima-se que vá gerar mais de 550 empregos diretos e outros 1400 indiretos.

“O LMC é parceiro da Philips há alguns anos no segmento de equipamentos, mas com este novo hospital reafirmamos a parceria e apresentamos um portfólio integrado de soluções Philips ao cliente. Conhecendo as necessidades apresentadas ofertamos um pacote de soluções que com certeza irá transformar a vida dos pacientes e dos profissionais da região”, finaliza André Toledo, General Manager da área de Health Systems da Philips do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.