Novo hospital Linhares Medical Center é inteiramente equipado com soluções de última geração

A Royal Philips, especialista global em tecnologia da saúde, acaba de firmar mais uma parceria que traz ainda mais valor à sua missão de melhorar a vida de 2,5 bilhões de pessoas por ano globalmente, até 2030. O Linhares Medical Center (LMC), hospital de alta complexidade no município de Linhares (ES), contará com soluções da empresa, sendo a única fornecedora da instituição. O portfólio clínico do LMC terá tecnologias de cardiologia, equipamentos e monitores Philips. O hospital adotou também o sistema de gestão Tasy EMR no modelo SaaS (Software as a Service; ou software como serviço) para gerenciar e integrar todas as áreas.

Tecnologia de ponta em novo hospital

A cidade de Linhares, ao norte do Espírito Santo, está ganhando um hospital com os mais modernos equipamentos da Philips. O Linhares Medical Center (LMC) foi planejado para oferecer 80 especialidades e alta complexidade, com atendimentos cirúrgicos, ambulatoriais e de imagem, em uma estrutura baseada em avançados recursos tecnológicos.

“Estamos em uma cidade planejada, que tem registrado grande crescimento econômico e com uma localização estratégica, próxima ao sul da Bahia e ao noroeste de Minas Gerais, regiões que também careciam de infraestrutura para medicina avançada e atendimento exclusivo”, explica o cardiologista João Eduardo Tinoco, sócio do hospital. “Pretendemos ser um centro de referência regional em procedimentos complexos.”

Tinoco é um dos mais renomados especialistas em uma técnica de angioplastia pouco invasiva e altamente delicada, utilizada em casos de obstrução coronariana crônica (CTO, sigla em inglês para chronic total occlusion). O médico viaja por várias capitais do país para realizar o procedimento. “Agora os pacientes poderão ser atendidos em Linhares”, afirma.

Os produtos Philips escolhidos para a área de cardiologia do LMC incluem o IntelliSpace Cardiovascular e o Azurion, soluções de gerenciamento de imagem e terapia guiada cujas informações são usadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Os equipamentos permitem acessar uma grande quantidade de dados clínicos e administrativos em um só lugar.

“Fazemos também treinamento anual sobre CTO com mais de 50 médicos do Brasil e América Latina apenas com equipamentos Philips”, acrescenta o cardiologista hemodinamicista.

Também fizeram parte da aquisição de equipamentos o arco cirúrgico móvel Zenition – inovação para uso intensivo em intervenções e cirurgias; o CT Premium Incisive e equipamentos de Ultrassom Affiniti 70 com performance e fluxo de trabalho poderoso para os diagnósticos.

Integração para gerenciamento de dados

O software de gestão do Linhares Medical Center é o Tasy em Cloud, no modelo SaaS. Nesse caso, a configuração e gestão do ambiente é de responsabilidade da Philips e o hospital reduz custo para suprir demandas das equipes de TI concentrando-se em seu principal objetivo: oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes, bem como aprimorar e facilitar o dia a dia do profissional de saúde, gerando dados em tempo real para diagnósticos precisos.

A Philips monitora a performance do sistema durante 24 horas por dia, sete dias por semana, detectando problemas em tempo real, ou até mesmo antecipando a detecção de erros e sugerindo adequações. O Tasy integra informações dos equipamentos de outras áreas do hospital e permite a criação de um banco de dados único, otimizando recursos e ampliando a segurança do paciente.

O Linhares Medical Center adquiriu também monitores de suporte à vida, além de diversos equipamentos de imagem (tomografia, hemodinâmica, arco cirúrgico, raios X, ultrassom, mamógrafo). “Não utilizamos papel nem para o eletrocardiograma; tudo é acessado digitalmente” menciona o cardiologista.

O sistema de comunicação e arquivamento de imagens, por sua vez, o PACS (Picture Archiving and Communication System), é uma solução de gerenciamento escalonável e modular que ajudará os médicos radiologistas no fluxo de seu trabalho. Os médicos podem acessar as imagens de qualquer lugar do hospital e de seus consultórios. “Não medimos esforços para o nosso investimento em tecnologia”, diz Tinoco.

Construção da parceria com a Philips

“O nosso relacionamento com a Philips é antigo”, relembra o médico. “A parceria com o passar dos anos foi se tornando cada vez mais valiosa”. A iniciativa relembra a década de 90, quando o cardiologista teve os primeiros contatos com equipamentos Philips da área de hemodinâmica.

Foram investidos cerca de R$ 100 milhões na construção do Linhares Medical Center, que ocupa 8.816 m². Inicialmente, contará com 100 leitos, cinco salas cirúrgicas para alta complexidade, 20 leitos de UTI (adulto geral e cardiológica, neonatal e pediátrica), maternidade, pronto atendimento, centros de diagnóstico e de pesquisa. Estima-se que vá gerar mais de 550 empregos diretos e outros 1400 indiretos.

“O LMC é parceiro da Philips há alguns anos no segmento de equipamentos, mas com este novo hospital reafirmamos a parceria e apresentamos um portfólio integrado de soluções Philips ao cliente. Conhecendo as necessidades apresentadas ofertamos um pacote de soluções que com certeza irá transformar a vida dos pacientes e dos profissionais da região”, finaliza André Toledo, General Manager da área de Health Systems da Philips do Brasil.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.