ONA terá acreditação para telemedicina, cuidado domiciliar, atenção primária, entre outros

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) faz o pré-lançamento do novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), edição 2022/2025. A revisão traz novidades como: telemedicina, cuidado domiciliar, atenção primária, entre outros. E conta com mais 100 profissionais de diversas áreas que foram envolvidos na revisão e atualização do novo Manual. Composto por um comitê executivo de representantes da ONA, pelas instituições acreditadas (IACs), por avaliadores, por especialistas convidados e por membros da sociedade de especialistas.

A publicação inclui seis novas subseções relacionadas a odontologia, atenção domiciliar, oftalmologia, atenção primária, transporte e telemedicina. O serviço de anatomia patológica, que já era contemplado em edições anteriores, recebeu maior destaque fazendo parte das Normas de Avaliação.

“O Manual OPSS também é submetido à avaliação e à certificação da ISQua (órgão que certifica organismos certificadores) e por isso nosso trabalho é minucioso em relação às seções e subseções”, esclarece Gilvane Lolato, gerente da ONA.

Além dos novos conteúdos, haverá novidades no formato de apresentação dos requisitos. “As dimensões da qualidade e os fundamentos de gestão serão apresentados também de forma ilustrativa, com uso de infográficos e desenhos esquemáticos. Isso facilitará a compreensão dos padrões tanto por parte dos avaliadores quanto das organizações que buscam a acreditação”, completa Gilvane.

“Queremos dinamizar cada vez mais a avaliação, e isso significa que, durante 2021 e 2022, teremos muitas novidades. A ideia é que as organizações acreditadas, ao longo do processo, conquistem uma maturidade muito maior, com modelos de gestão eficientes, maior consistência nos processos e maior segurança para os pacientes. A ONA tem como missão fundamental incentivar as organizações de saúde a aprimorar cada vez mais a gestão e a qualidade da assistência”, afirma Péricles Góes da Cruz, superintendente técnico da ONA.

Para mais informações sobre as novidades do Manual, veja a série de vídeos sobre o tema no YouTube da ONA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.