Paciente da Santa Casa de Porto Alegre toca saxofone durante cirurgia no cérebro

Crédito: Carol Fornasier/Santa Casa

Em 14 de novembro, o agricultor e músico Vilson, de 60 anos, foi submetido a um procedimento para a retirada de um tumor cerebral e, ao mesmo tempo, pode praticar uma de suas paixões: tocar saxofone. A cirurgia, realizada no Hospital São José, no complexo hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre (RS), foi liderada pelo neurocirurgião Marcelo Schuster.

Segundo o médico, a técnica de cirurgia de tumor cerebral com o paciente acordado é especialmente útil em casos que o tumor está localizado em regiões diretamente envolvidas com os mecanismos de linguagem como falar, entender situações, fazer cálculos, interpretar textos e contextos, além realizar funções específicas como tocar um instrumento musical, como foi o caso do seu Vilson.

“O paciente é submetido a testes neurológicos específicos durante a cirurgia e, com o auxílio da estimulação elétrica cerebral ou monitorização neurofisiológica intraoperatória, é possível conseguir mapear áreas cerebrais fundamentais que não podem ser ressecadas. Somente assim é possível retirar o máximo de tumor causando mínimo ou nenhum déficit neurológico permanente”, explica Schuster.

Como destaca o médico, outro ponto que gera curiosidade é sobre a dor durante o procedimento. “O tecido cerebral em si não possui terminações nervosas, por isso conseguimos manipular o cérebro sem que o paciente sinta dor. A pele, osso, e membranas que envolvem o cérebro, e que podem causar dor, recebem uma anestesia especifica”, ressalta o neurocirurgião.

Santa Casa de Porto Alegre é reconhecida entre os três melhores projetos do prêmio Top de Marketing 2022

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi um dos destaques da premiação do Top de Marketing 2022, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) em 10 de novembro. Além dos prêmios nas categorias Endomarketing, Atitude Solidária e Saúde, a instituição também ficou entre os três cases melhores avaliados nesta edição, com o trabalho ‘A gente abraça tudo que faz: A celebração do Dia do Abraço como fortalecimento da cultura organizacional”.

Premiado com o troféu Bronze, o case inscrito na categoria Endomarketing destaca o trabalho realizado anualmente na instituição no dia 22 de maio. O Dia do Abraço é a data escolhida para a celebração do Jeito Santa Casa de Ser, programa corporativo que promove o orgulho de pertencer, sensibiliza e qualifica os colaboradores para uma assistência hospitalar humanizada e de excelência. Após dois anos em que os abraços ficaram restringidos em função da pandemia, 2022 marcou o retorno da troca de abraços com o conceito de campanha “Se abra para o abraço”.

“Essa premiação demonstra a importância de uma cultura institucional sólida, assentada em valores que podem ser transmitidos e permeiam todas as iniciativas internas da instituição. Na Santa Casa, a cultura organizacional é top, Top de Marketing ADVB mais uma vez”, celebrou o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert.

A noite de premiação ainda marcou o reconhecimento de outros dois importantes projetos desenvolvidos pela instituição. A Casa de Apoio Madre Ana, premiada na categoria Atitude Solidária, foi representada pelo médico Fernando Lucchese e pela influencer Claudia Bartelle, uma das madrinhas do projeto. O prêmio foi entregue pela fundadora da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, escolhida para dar nome ao troféu, e reconheceu o trabalho realizado há seis anos com o acolhimento para pacientes e seus familiares que vêm de todas as regiões do Brasil em busca de tratamentos de saúde na Santa Casa.

Já a Escola de Saúde La Salle – Santa Casa foi premiada na categoria Saúde. Criada há dois anos, a escola une a excelência acadêmica da Universidade La Salle e a qualidade no atendimento médico-assistencial da Santa Casa oferecendo cursos de extensão, técnicos, graduação e pós-graduação em variadas áreas do conhecimento.

Inscrições abertas para os Programas de Fellowship 2023 da Santa Casa de Porto Alegre 

A Área de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre está com inscrições abertas, até 27 de novembro, para preenchimento de vagas nos Programas de Fellowship de 2023. São oferecidas 27 vagas em 17 diferentes áreas da medicina, os programas têm duração de 12 e 24 meses e terão início em março de 2023.

Informações e inscrições: ensinoepesquisa.santacasa.org.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.