Pacientes do Hemorio recebem SMS com alerta sobre consultas e exames

Os pacientes atendidos no ambulatório do Hemorio contam agora com mais um aliado para garantir a continuidade do tratamento: a tecnologia. Agora, quem tem consultas e exames pré-agendados na unidade, recebe uma mensagem de SMS avisando com antecedência sobre a data e o horário da marcação. O projeto foi inspirado em experiências bem-sucedidas já aplicadas em hospitais americanos.

“O Hemorio é uma unidade referência no tratamento a pacientes com problemas sanguíneos. Muitos deles precisam de acompanhamento médico ambulatorial durante toda a vida. Agora oferecemos a tecnologia para auxiliar essas pessoas. Mais que isso, estamos proporcionando qualidade de vida e melhorando a assistência”, disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

O novo programa foi incorporado ao Sistema de Hematologia (SASH), inteiramente informatizado e já em uso no Hemorio e envia as mensagens de acordo com os agendamentos de consultas e exames. Os pacientes portadores de anemia falciforme, talassemia e os hemofílicos, que costumam ter consultas com um intervalo maior de tempo e por isso têm alto índice de faltas, recebem os avisos no número de celular cadastrado no SASH.

Idealizada pela hematologista do Hemorio, Ana Maria Mach Queiroz, a ação precisou passar por testes durante alguns meses antes de ser colocada em prática. Em funcionamento há cerca de um mês, o envio de SMS poderá ajudar a reduzir o número de ausências.

“São pacientes que têm consultas de rotina a cada três, quatro meses, e muitas vezes deixam de vir porque perderam o papel do agendamento ou esqueceram mesmo o compromisso. Acreditamos que o envio do SMS vai diminuir o número de faltas e contribuir para a aderência ao tratamento”, explicou Ana Maria.

Mesmo com pouco tempo de funcionamento, a novidade já está sendo bem recebida pelos novos e antigos pacientes do Hemorio. “Achei muito legal porque às vezes a gente se esquece, né? Dessa vez, recebi a mensagem um dia antes e se tivesse esquecido, ainda teria tempo de me programar para vir”, elogiou Rozenilda Barbosa, mãe da paciente Karolayne Barbosa.

Paciente antigo do Hemorio, que faz acompanhamento na unidade desde 2006, James do Nascimento, também aprovou a novidade. “Várias vezes perdi o papel da marcação das consultas e exames, agora vou ficar mais tranquilo e não tenho risco de perder a data”, explicou ele, que é portador de anemia falciforme.

Redação

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