Pacientes do Hospital Estadual Materno-Infantil recebem kits de higiene bucal e orientações

No último sábado (24), as crianças internadas no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr Jurandir do Nascimento (HMI), de Goiânia (GO), receberam a visita de profissionais da Associação Brasileira de Odontopediatria – Regional Goiás (ABO-GO), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março. A presidente da Associação, Suzana Cardoso Moreira; a secretária geral Eliane de Faria, que também faz parte do quadro de profissionais do Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio-Palatinas (Cerfis) do HMI; e a conselheira Kelly Braz; distribuíram kits de higiene bucal, além de orientar os acompanhantes quanto aos cuidados diários com a boca das crianças, que pode ser a porta de entrada para muitas doenças.

As profissionais começaram a visita pelas enfermarias do Pronto Socorro de Pediatria (PSP), seguindo para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e finalizando na Clínica de Pediatria. Segundo a presidente Suzana, a ação é um modo de chamar a atenção para a saúde bucal. “Essas orientações devem começar desde a infância, e como não é muito falado na sociedade, é por meio de movimentos como esse que levamos informações às famílias sobre a rotina de cuidados que eles devem ter com a boca”, reforçou. Suzana ainda destacou o motivo de escolher o HMI como foco da campanha, visto que a unidade é referência no atendimento a crianças em Goiás. “Temos um carinho e cuidado especial com o hospital, pois sempre oferece serviços essenciais a esse público, por meio do Cerfis, que é referência em todo o Brasil”, destacou.

Já para Eliane, “a promoção de ações como essa no HMI incentiva aos pais a promoverem os cuidados essenciais com a boca não só em casa, mas também quando estão internados para o tratamento de alguma doença”, explicou. A conselheira Kelly afirma que, com hábitos simples, problemas sérios de saúde podem ser evitados, “uma vez que a higiene bucal rotineira garante inúmeros benefícios para as crianças”. Os kits entregues aos pacientes, que continham uma escova, uma pasta de dente e um sabonete antibacteriano, além de uma cartilha com dicas de prevenção contra doenças bucais, foram adquiridos pela ABO Nacional e doado às regionais para que fizessem a distribuição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.