Pacientes e colaboradores de hospital no ABC participam de ações de prevenção à saúde

O Hospital e Maternidade NotreCare ABC, que pertence ao Grupo Hapvida Notredame Intermédica, realizou na última semana ações de interação com colaboradores da instituição e pacientes internados na UTI Pediátrica.

Outubro Rosa

Os Centros Clínicos Hapvida Notredame Intermédica, do ABC, em parceria com o Hospital e Maternidade NotreCare ABC, que pertence ao Grupo, realizaram nos dias 13 e 14, a campanha Cuide-se, no mês de prevenção do câncer de Mmma. O objetivo foi acolher e cuidar da saúde da equipe e incentivar as mulheres que atuam no hospital a colocarem em dia seus exames de rotina.

“Nossas colaboradoras se sentiram acolhidas pela tríade do hospital, que pensaram em cada detalhe para que a Ação fosse realizada com sucesso, e que de fato foi”, explica Antonia Silva, Coordenadora de Atendimento e Experiência do Paciente do Grupo Hapvida Notredame Intermédica.

Na ocasião, elas puderam agendar a coleta de Papanicolau no período que estavam de plantão, participar de consultas de enfermagem orientativas sobre autoexame da mama, dinâmicas de autocuidado, aula laboral com a profissional fisioterapeuta e preenchimento do questionário de saúde para, junto com a medicina ocupacional, identificar o perfil de saúde das nossas mulheres. “Identificamos que algumas de nossas colaboradoras não estavam com seus exames de rotina em dia, mesmo vivendo o dia a dia dos hospitais. O objetivo do programa é incentivá-las a realizar os exames periodicamente”, destaca Antonia.

A iniciativa foi um sucesso entre as participantes. Para Luana Belo, da equipe de Pré-Faturamento do hospital, a ação foi muito boa. “A campanha do Outubro Rosa no Hospital e Maternidade NotreCare foi maravilhosa e é de total necessidade para nós, mulheres”, diz.

A equipe de enfermagem do hospital também esteve presente e, segundo as profissionais da equipe, iniciativas como essa são de extrema importância para os colaboradores. “A campanha foi pensada para os colaboradores. Ficamos muito felizes com a atenção que o Hospital proporcionou a todas nós”, comenta Ingrid Araújo, da equipe de enfermagem.

A Analista de Enfermagem, Bárbara Moggi Alves, completa: “Nosso dia a dia é bastante atarefado e a campanha ajudou a nos cuidar. Além da coleta de exames, tivemos também a orientação para seguirmos com o tratamento, caso apareça alguma alteração”.

Além das mulheres, a equipe masculina que atua no hospital também teve seu momento de interação. Com a participação de uma fisioterapeuta, o time realizou uma Atividade Laboral, para incentivar a prática de exercícios físicos, reforçando sua importância e impacto para a saúde. Os colaboradores também foram orientados sobre os programas de acolhida e atenção primária e inseridos na carteira APS dos enfermeiros dos centros clínicos, para o monitoramento efetivo conforme plano de cuidado individual.

Dia das Crianças

No dia 12, as crianças que estavam internadas no Hospital puderam comemorar a data dedicada a elas. Organizado pela equipe de Nutrição Corporativa, os pacientes e a equipe de colaboradores receberam a visita do personagem Homem-Aranha, que interagiu com os presentes no setor. Além disso, as crianças receberam um kit com guloseimas. “O intuito da ação é proporcionar bons momentos para nossos pacientes, que, por serem crianças, muitas  vezes, não entendem porque precisam permanecer internados. É gratificante ver a felicidade deles”, comenta a Coordenadora de Atendimento e Experiência do Paciente do Grupo Hapvida Notredame Intermédica.

Para Vanessa Maria de Barros, que acompanha seu filho de seis meses na internação, a ação foi aprovada. “Acho muito importante esse tipo de trabalho, porque nossos pequenos precisam de algo diferente, que arranque sorrisos deles e nossos também. Às vezes, nós, mães, ficamos muito exaustas e tristes com toda a situação ao redor. Por isso, pequenos gestos e atitudes fazem a diferença”, diz Vanessa.

Seu esposo, Felipe Marques, parabeniza o hospital pela ação. “A iniciativa no Dia das Crianças, trouxe alegria em um momento muito delicado. Só quem tem filhos nessa situação sabe a importância desse trabalho”, completa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.