Pacientes e médicos mais próximos durante tratamento oncológico

Com o objetivo de causar grande impacto no tratamento do câncer no país, a Wecancer, empresa que pretende tornar os tratamentos oncológicos o mais eficazes possíveis por meio de tecnologias e dados que permitem ao médico acompanhar a evolução do paciente de forma mais precisa, tem expandido sua atuação cada vez mais e já opera através de suas soluções em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, dando suporte e estreitando os caminhos entre todos os envolvidos no combate à doença, que é uma das que mais atinge e mata a população brasileira.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2017 são esperados 600 mil novos casos no Brasil esse ano e mais de 200 mil mortes por câncer, fazendo com que o câncer seja uma das doenças que mais levam os brasileiros a óbito no país.

Idealizada pelo biotecnólogo, César Filho, após a perda de sua mãe, a empresa tornou-se real após muita luta, sacrifícios e conexões improváveis, como a entrada do sócios Lorenzo Cartolano (que também havia perdido sua mãe para um tumor) e Pedro Souza, pessoas com carreiras e caminhos totalmente diferentes que se uniram pelo sonho de dar aos pacientes de câncer um tratamento mais individualizado.

A solução da Wecancer cria uma esfera que inclui o empoderamento do paciente sobre os caminhos, escolhas e acompanhamento de seu tratamento. Esse modelo de acompanhamento foi comprovado e apresentado no maior congresso de câncer do mundo organizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), no ano passado, como algo com potencial de prolongar a vida de quem utiliza esse tipo de serviço em até 7 meses, segundo estudo publicado pelos médicos pesquisadores.

“O tratamento de câncer em geral ocorre durante meses, podendo chegar a anos. Um grande desafio é o acompanhamento do quadro clínico e evolução do paciente durante esse período. Essa dificuldade faz com que as instituições sejam passivas no cuidado, não sabendo se o paciente está de fato aderindo ao tratamento, não conseguindo também descobrir pioras e evitar complicações, hospitalizações e custos desnecessários que reduzem a qualidade de vida do paciente”, conta César Filho, CEO da empresa.

O grande objetivo é de que a wecancer promova a vida de forma acolhedora e sempre visando o bem-estar das pessoas. “A grande meta que temos é utilizar dados e tecnologia de ponta para melhorar a vida de 1 milhão de pacientes com câncer, pois tanto eu, quanto o Lorenzo (o outro fundador), perdemos as pessoas mais importantes para a doença. Sabemos bem o quão difícil é o tratamento e estamos lutando com tudo o que temos para amenizar e contribuir para que a empresa possa vir a ser algo que melhore a qualidade de vida das pessoas durante a fase de tratamento delas”, completa César.

Hoje, cerca de 2,5 mil pessoas já baixaram o aplicativo, com o acompanhamento médico. Para este ano de 2018, a intenção da wecancer é chegar aos cerca de 10 mil downloads nas plataformas Android e iOS, com aproximadamente 3 mil usuários ativos, além de mais de 100 médicos e uma dezena de hospitais e clínicas também atuantes na plataforma.

Como funciona

Pensada para ser um companheiro para auxiliar durante a jornada do tratamento contra o câncer, a solução da wecancer integra via aplicativo paciente, médico e centros hospitalares por meio de informações fornecidas pelo próprio paciente. Na solução é possível atualizar diariamente sobre os efeitos sentidos com o tratamento para melhor compreensão dos sintomas, o que possibilita um melhor entendimento por parte dos médicos sobre o quadro do paciente e possibilita um melhor cuidado.

A outra grande vantagem é o fato de ser gratuito, o que proporciona, além de uma experiência de auto cuidado, a possibilidade de gerar dados diretamente para os médicos que estão realizando o acompanhamento de cada um dos pacientes.

Pelo lado dos profissionais da área de saúde, a grande vantagem é um painel exclusivo, onde médicos podem acessar de forma simples e intuitiva as informações que são geradas pelos pacientes. Esses dados geram uma espécie de prontuário virtual em formato de gráficos e análises, que levam a um maior entendimento do estado geral de saúde dos mesmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.