Pandemia acelera corrida por digitalização na saúde

Seja sobre controle de informações de pacientes, compra e estoque de vacinas e medicamentos ou internações e transferências de pacientes, a pandemia fez crescer exponencialmente a quantidade de dados e documentos físicos e digitais gerados em hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e instituições de saúde.

Na mesma medida, cresceu também a preocupação dessas empresas com relação à segurança e privacidade desses dados, assim como a oportunidade de aprimorar processos e otimizar a produtividade por meio de programas de gestão de informação.

Outro fato recente, a possibilidade de aplicação de multas por conta da não-adequação às regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a partir de agosto deste ano, também está transformando o setor. Com ela, instituições de saúde passaram a ter ainda mais cuidado com o armazenamento e gestão de dados e passaram a revisar suas políticas e processos de Segurança da Informação. Vale lembrar que o valor das multas é de até 2% sobre o faturamento, podendo chegar a até R$ 50 milhões.

Os programas de gestão de informação criam critérios de captura, ordenação e acesso a dados e informações sensíveis e sigilosas de pacientes, como históricos médicos e fichas cadastrais. Dessa forma, não só a segurança e a privacidade desses dados são asseguradas, mas também aumenta a produtividade das instituições ao otimizar processos e simplificar fluxos de trabalho. Para a empresa, isso se traduz em benefícios operacionais, relacionados à Compliance e até financeiros, com redução de despesas e aumento da produtividade de colaboradores.

Mas não são só as empresas e instituições de saúde que se beneficiam com a digitalização e correta gestão de dados e documentos. Os pacientes passam a contar com um atendimento mais eficiente, rápido e seguro, já que suas informações serão facilmente acessadas por aqueles que precisam acessá-las, ao mesmo tempo que serão protegidas de quem não deve ter acesso a elas.

Situações de transferência de pacientes, internações e liberações de procedimentos e medicamentos, por exemplo, tornam-se mais rápidas com a desburocratização dos processos, impulsionada por uma gestão eficiente de informações.

A Iron Mountain, empresa com 70 anos de experiência na guardar e proteção de informações de negócios de milhares de empresas ao redor do mundo, é especialista na gestão de dados e documentos físicos e digitais e na criação de programas de gestão desses ativos. Ao redor do mundo e no Brasil, a empresa mantém um grande número de clientes do setor de Saúde.

Redação

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