Na busca incessante pela excelência de seus serviços, hoje, o Hospital Anchieta, de Brasília (DF), consegue aliar seu alto nível de tecnologia e estrutura aos traços mais humanos e acolhedores que um atendimento assistencial requer. Seu crescimento é avaliado por entidades certificadoras, o que lhe garantiu no currículo os selos ISO 9001:2015; manutenção da ONA Nível III – Excelência; o Padrão Ouro pela Rede Iberoamericana de Banco de Leite Humano; melhor empresa para trabalhar no Centro Oeste, pelo Instituto Great Place to Work; reconhecimento na categoria “Gente e Gestão”, em 2018, no Prêmio Excelência em Saúde; além de tantos outros certificados.
A fim de alinhar com os coordenadores das clínicas parceiras, que compõem o Complexo Anchieta, os mesmos critérios de qualidade que regem a Instituição desde 1998, o Hospital realiza, anualmente, desde 2007, a entrega do Prêmio Gestor de Excelência (PGE).
No dia 26 de outubro, durante a 11ª edição do evento, subiram ao palco representantes da Sociedade de Anestesiologia e Inaloterapia de Taguatinga (SAITG) – primeiro colocado; do Centro de Otorrinolaringologia de Taguatinga (COTTA) – segundo colocado, e da Clínica de Pediatria Crescer – terceiro colocado.
Para o anestesiologista Rogério Ribeiro, representante da SAITG, aderir ao projeto foi um grande passo para a empresa. “Quando o Hospital Anchieta começou com o PGE, a SAITG não tinha noção das dimensões abordadas para ser ter uma boa gestão. Não é apenas criar um CNPJ e faturar. Nos últimos anos, nós vestimos a camisa e toda a equipe trabalha constantemente para sermos cada dia melhores no que nos propomos a realizar”.
O Prêmio
A premiação é baseada nos critérios do Programa Nacional de Qualidade (PNQ). Ao longo de 2017, os participantes seguiram os passos disponíveis em uma cartilha editada pelo próprio Hospital. Os principais critérios de avaliação são: Liderança, Estratégias & Planos, Cliente, Sociedade, Informações & Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados Internos. Aqueles que obtiverem as melhores pontuações recebem os Troféus Ouro, Prata e Bronze.
Apesar da adesão ao projeto ser voluntária, a cada ano, mais clínicas participam do programa. Para o fundador da Instituição, Dr. Délcio Rodrigues Pereira, é gratificante ver o empenho de todos. “Estamos em um momento no qual a nossa comunidade traz para si o direito de festejar e comemorar todos os resultados que, coletivamente, trazemos à sociedade. No campo do conhecimento, a nossa Instituição tem feito, de forma continuada, um esforço imenso para que possamos desenvolver cada vez mais competências, que são canalizadas no sentido de gerar qualidade de vida para o ser humano. Desta maneira, continuem a disseminar a cultura da qualidade da saúde no nosso país”, declarou durante a abertura do evento.
O evento contou com a presença de 250 convidados – entre autoridades, profissionais e executivos da área de saúde e jornalistas. Os convidados assistiram à premiação, seguida de jantar. O DJ Cotonete, de Brasília, ficou responsável por animar a festa.