Parosmia: o que é e como tratar a disfunção causada pela Covid-19

Comida com cheiro de lixo, café com odor bem diferente do normal e produtos de limpeza com cheiro ruim? Esses sintomas são comuns de quem foi acometido pela Covid-19 e está se recuperando da doença, mas ainda sofre com as sequelas do vírus. O que poucos sabem é que o nome científico desta disfunção é parosmia.

Essa condição, que é conhecida muito antes da pandemia, pode também ser causada por outras infecções virais, como resfriados e gripes, golpes na cabeça ou no rosto que danificam alguma parte do sistema olfativo e, até mesmo, sem motivo aparente.

“A parosmia, popularmente falando, é a falta de sensibilidade do olfato depois de um período conturbado, assim como depois de tirar o gesso do braço a pessoa ainda não o tem funcionando total. O vírus danifica as terminações nervosas do nariz e o cérebro fica incapaz de perceber os cheiros reais”, explica Mariana Castro de Souza, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.

Ao explicar com os termos técnicos, a coordenadora diz que “a explicação desse sintoma é que sentimos o cheiro pelos filetes olfatórios que estão no teto do nariz, junto à base do crânio. Eles ficam ali porque são sustentados por células que possuem ECA-2, enzimas conversoras da angiotensina 2, que têm na sua superfície receptores para uma das proteínas que o vírus da Covid-19 possui, a proteína S. A partir dessa conexão, o vírus identifica o receptor, entra na célula e a destrói, causando a hiposmia ou anosmia, que é a falta do olfato.”

“Mesmo o paciente já curado, todo esse processo faz com que aconteça uma ‘bagunça’ em sentidos básicos do cérebro como o olfato, ocorrendo, então, a parosmia. Ela afeta as terminações nervosas da região nasal, encaminhando sinais errados para a nossa cabeça. Isso acaba deixando a memória básica um pouco distorcida e os cheiros ficam estranhos”, completa Mariana.

Vale lembrar que a parosmia é uma disfunção temporária, porém a recuperação total do olfato pode levar até seis meses. Entretanto, o processo pode ser acelerado com a procura de profissionais como enfermeiros e médicos otorrinolaringologistas, que auxiliam o paciente no tratamento a partir do 14º dia com a Covid-19. Estes tratamentos podem ser realizados por meio de sessões de treinamento olfatório, com a recuperação dos sentidos básicos.

TRATAMENTO

O tratamento, que sempre deve ser acompanhado de um profissional, consiste em sentir diferentes cheiros. O treinamento olfativo pode ser feito pelo menos duas vezes ao dia em que se inala odores por volta de vinte segundos concentrando no que está cheirando. “Dessa forma, vai forçando o cérebro a entender que tipo de odor é aquele”, de acordo com a especialista.

“Importante fazer tudo com muito cuidado junto com o especialista para não dar dor de cabeça ou outros sintomas. No algodão ou em um pedaço de papel, coloque cerca de 30 a 40 gotas do odor que preferir, pode ser óleo de lavanda, eucalipto, cravo, entre outros. Além disso, pode também usar potes com sabão em pó, orégano ou até mesmo chocolate”, finaliza a coordenadora.

O intuito do tratamento é acionar o cérebro com os cheiros e, com o tempo, ele vai assimilando melhor as suas características para ser identificado.

218 COMENTÁRIOS

  1. A seis meses tive covid e fui hospitalizada, sendo necessário o uso de respiradores pois minha oxigenação estava muito baixa. Após 20 dias, recebi alta e voltei para casa. O que tem me incomodado bastante, além de outras sequelas, é sentir cheiros que não existem, tais como fumaça de cigarro( mesmo sem ninguém estar fumando por perto), xixi de cachorro, comida estragada, enfim, coisas surreais e sem fundamento. Após seis meses isso ainda tem cura? Por favor, me ajudem. Estou muito incomodada e meu casamento já enfrenta crises por causa das minhas sequelas.
    Agradeço desde já!

    • Estou vivendo essa mesma situação e meu psicológico está totalmente abalado. Há mais de 40 dias não sei o que é comida. Vivo testando o que consigo comer, pq absolutamente tudo tem um sabor podre. Choro pq sinto fome e não consigo comer. Com isso não consigo nem preparar as refeições para o meu marido. Não aguento mais essa situação!

      • Bom dia! Minha filha tem 19 anos e está com as mesmas dificuldades. ela tem conseguido se alimentar usando algodão e esparadrapo no nariz… tenta…. talvez dê certo com vc…. DEUS te abençoe! Estimo suas melhoras….

        • Esse sintoma, aconteceu depois que peguei COVID em 2020, e pra minha supresa peguei uma gripe a três semanas.o cheiro das coisas voltaram muito forte,a quem procura pra resolver esse problema.

      • Eu tive essa parosmia e foi sumindo durante algumas semanas depois do covid. Agora depois de uns 6 meses voltou do nada, muito ruim mesmo, não da vontade de comer nada, já estou emagrecendo

        • Adriano, boa noite! Li o seu relato e é idêntico o que está acontecendo comigo. Tive COVID no final de Maio. Já tinha recuperado meu olfato e paladar. Agora no feriado de 7 Setembro fui tomar uma champanhe e achei o gosto muito ruim, abri um vinho e o gosto continuou ruim e de lá pra cá, amaciante, shampoo, sabonete, algumas comidas tem um gosto muito ruim. Não sei explicar. Mas agora sei que existem outras pessoas com isto Parosnia.🙏🏻

          • A minha situação é a mesma, todo cheiro que consigo sentir é horrível.
            Já estou assim a quase um ano.
            Os sabores da maioria das frutas são horríveis tbm.
            O médico diz que é normal.
            Não sei o que fazer até a
            hoje não encontrei nenhum tipo de ajuda 😕

          • Eu estou sentindo esse cheiro ruim a 4 dias , só consigo comer com o nariz tampado, respirando só com a boca, qualquer cheiro é horrível principalmente frituras….

          • Estou na mesma situação que você, Tatiana. Em agosto tive COVID e recuperei o olfato, mas já faz cerca de dois meses que o problema voltou, além de um sabor bem desagradável ao ingerir ovos. 🙁

          • TIVE COVID, SINTOMAS LEVES NO FINAL DE DEZEMBRO DE 2021, PERDI O OLFATO E PALADAR POR UM DOIS MESES, AOS POUCOS FOI VOLTANDO PORÉM O CHEIRO DE AGUA SANITÁRIA, AMACIANTE E PÓ DE CAFÉ, MUDARAM E BISCOITO CREAM CRACKER, PARECE TER SIDO MERGULHADO NA AGUA SANITÁRIA (que mudou de cheiro tb)

        • Estou passando pelo mesmo problema,tive Covid em fevereiro,alterou todo meu paladar e olfato porém tinha voltado ao normal. Mas peguei uma gripe muito forte há que durou uns vinte dias e agora voltei a ter o mesmo problema de olfato e paladar.

          • Bom dia! Marilda, meu filho tem 31 anos, ele teve covid em Dezembro de 2020 graças a DEUS foi leve. Mais na Páscoa de 2021 ele começou sentir cheiro e gosto ruim na comida, já vai fazer um ano que ele não consegue comer direito.ja faz 2 semanas que ele come pão de queijo de manhã sopa de legumes só com agua e sal batida no liquidificador no almoço e jantar eu não sei mais o que fazer me ajudem por favor!

        • A minha foi do mesmo jeito e agora não sei o que faço será que vai ter algum tratamento específico pra essa coisa

      • Estou na mesma situação. Enquanto meu marido e as crianças comem, eu choro pq não dá pra comer, nem forçando. Mas consegui descobrir algumas coisas que consigo, pão de queijo, gelatina, água de coco verde, biscoito de polvilho e alface, pepino, cenoura..

        • Tive covid no início de fevereiro/21 e não senti nada, só tenho certeza que tive covid pq meu marido sentiu alguns sintomas, fizemos o teste e positivou. Agora em novembro/21 (após as vacinas – coronavac) estou sentindo cheiros estranhos como comida estragada, gás escapando e ao comer gelatina (que amo) sinto gosto do cheiro de perfume. Pareço um et, pq só eu sinto e sem contar que fico com neura de limpeza para achar a comida estragada e onde o gás está escapando.

          • Ellida eu não tive sintoma algum de Covid, já tomei a dose de reforço só que há um tempo venho sentindo um cheiro de perfume forte e toda comida tem o mesmo gosto, achei que fosse a qualidade do alho, porém hoje fazendo testes com outros alimentos e perfumes percebi que tudo tem o mesmo cheiro forte igual. Era dessa forma que se sentia ou sente? Isso passa? Medo de não sentir gosto ou cheiro de nada mais.

          • Oi ellida minha mãe foi do mesmo geito,ela não teve sintomas além de uma gripe qualquer, mais o olfato e paladar foram embora, ela não consegue comer nada, e as vezes quando ela força e come, ela sempre fica com mal-estar e vomita tudo, fazemos varios exames pra saber se é problema de estômago ou de intestino mais não é nada os exames não acusaram nada, desde dezembro do ano passado, minha mãe ja está bem magrinha, e estou desesperado comedo de perder minha mãe, ela come pão de queijo pela manhã e sopinha no almoço e a tarde vomita.

        • Boa tarde me chamo Cristiane peguei covd em fevereiro do ano passado desde então eu ando tendo um cheiro horrível no corpo ao pegar trem e ônibus transportes fica um cheiro horrível saindo do meu corpo eu já não sei oque fazer , já comprei os melhores perfumes os melhores desodorante mas o cheiro não sono 😪 fui ao médico eles me falaram que não tinha como me ajudar , e o cheiro não e só eu que sinto , e um cheiro forte tóxico , ardido 😭😭😪

          • Meu nome é Antônio Carlos, tive Covid sem muita conseguencia em Agosto, e agora de uns dois meses pra cá, estou sem paladar e pior, um cheiro forte de cigarro, tá complicado principalmente pra dormir, se alguém tiver uma ideia aceito

          • Também me sinto assim…é horrível as pessoas pensam que a gente não toma banho kkkkk.
            Eu uso desodorante o dia todo.

        • Nossa Keila, tive covid no início de 2021. Perdi olfato e paladar por 1 semana ou mais. Hoje recuperada,faz 1 semana que tudo dá enjoo e náuseas por causa do cheiro…sinto tipo cheiro de moela fritando…condimentados.. da mas náuseas com produto de limpeza também…estou comendo só as coisas que vc disse tambem

          • Comigo foi parecido, tbm tive covid e fiquei sem sentir sabor e cheiro de nada… Esse ano engravidei e o sabor de tudo mudou, é uma briga pra comer… Nada de tempero, carne não desce. É horrível.

      • Estou nessa mesma situação , a 4 meses tive covid , com uma semana voltei a senti gosto mais cheiro n sinto até hj , a uma 15 dias n consegui mais senti gosto pedir de novo o gosto o que eu sinto é um gosto horrível parece podre n sei explicar é diferente , acho que pedi de novo o gosto das coisas ,me dá uma agonia pq o mesmo gosto q eu sinto agora tô cheirando a mesma coisa é um cheiro horrível do mesmo gosto , n sinto vontade de comer , me dá agonia

        • Olá Maria Cristina li seu comentário e me identifiquei totalmente também estou sentindo o gosto e cheiro podre o mesmo cheiro se transforma em gosto nos alimentos principalmente na carne,já estou entrando em depressão pois não consigo me alimentar

      • Eu faz a sim já seis meses tenho fome não consigo comer tudo tem cheio egosto de Maria fedida não sei oque fazer choro pois tenho fome mas não consigo comer só pão leite tomate alguma s coisas

        • Tive covid Ago/21, recuperei 100% o olfato e Jan/22 após 3° dose Pfizer e uma forte gripe passe a sentir cheiro de Maria Fedida em tudo, até o paladar quando tomo coca cola sinto gosto Maria Fedida.

          • Eu não sei se já tive covid. Ano passado tive uma gripe bem forte que durou praticamente um mês. Febre, fraqueza…. Depois daquilo, meu olfato diminuiu muito. Eu tinha olfato muito bom e depois muitos cheiros escapavam. Agora em fevereiro, cerca de 3 semanas atras, comecei a sentir cheiro de essência de cravo e canela. Muito forte, ficava até enjoado. Achei que alguém estava usando aqueles odorizantes de ambiente mas, aqui em casa ninguém usava. Pensei que fosse a vizinha, também não.
            Agora estou assim, o cheiro predominante que sinto é esse. Tudo tem o mesmo cheiro. Só quando pego alguma erva ou produto e cheiro bem de perto que sinto o cheiro. O paladar está bom. Sinto o gosto de tudo mas, o olfato, já era. Muito ruim. As vezes fico até nervoso pois, onde vou sinto o maldito odor.
            O que fazer?

      • Cmg tbm … peguei covid 3 vezes,mas foi da segunda vez que peguei que fiquei com o gosto e cheiro de alguns alimentos muito ruins… carne, frango,peixe. ovo, linguiça, salsicha e etc… não consigo comer mais, alho e cebola então o cheiro é horrível, pó de café cheira perfume é muito estranho e é horrível não sentir o cheiro das coisas normal mais…os meus perfumes a maioria não consigo usar mais,o cheiro da ânsia,espero que um dia volte ao normal 😞

      • Eu também tô passando por isso mais não sei se tive covid, a dois meses tô sentindo gosto e cheiro estranho nos alimentos que mais gosto, não sei mais o que fazer🤦‍♀️😪até pensei que tava gravida mais não tô 🤔🤔

    • Os problemas de cheirar
      Acredita-se que a distribuição do receptor-alvo do hospedeiro nos tecidos seja consistente com o tropismo do agente infeccioso ( To e Lo, 2004 ). O receptor ACE2 é expresso principalmente no epitélio das vias aéreas humanas, no parênquima pulmonar e nas células do intestino delgado, mas também no coração, nos rins e nos tecidos nervosos. Apesar da via ACE2 possivelmente não ser a única preferida pelo vírus, o próprio receptor está localizado no tronco encefálico, sendo particularmente expresso no centro cardiorrespiratório ( Xia e Lazartigues, 2008) Além da distribuição do receptor, dois outros fatores devem ser considerados ao se referir ao tropismo viral: a via de contágio e a capacidade do hospedeiro de combater os agentes infecciosos, que podem funcionar como uma faca de dois gumes. O principal distrito anatômico que entra em contato com o SARS-CoV-2 é a mucosa respiratória e aqui acredita-se que ocorra a proliferação primária no hospedeiro que pode de fato estar associada aos distúrbios do olfato. Uma vez dentro do hospedeiro humano, as habilidades do hospedeiro entram em ação contra o vírus, permitindo assim a categorização dos insultos associados ao SARS-CoV-2 em duas formas: (I) danos diretamente associados à proliferação viral (por exemplo, citotoxicidade) e (II ) danos indiretamente associados à infecção do hospedeiro, sendo principalmente hipóxia, inflamação (muitas vezes a capacidade de um hospedeiro hiperativo),Lillicrap, 2020 ). Ou seja, três hipóteses principais podem ser avançadas em relação à disosmia de indivíduos infectados:

      • Hipótese 1: o comprometimento é causado pelo bloqueio nasal após o acúmulo de sangue nos vasos de capacitância na infecção viral do trato respiratório superior. Sabe-se que o comprometimento do olfato está associado à congestão nasal ( Akerlund et al., 1995 ) e o edema da mucosa impede facilmente o acesso físico dos odores à região olfatória.

      • Hipótese 2: os receptores olfatórios no neuroepitélio são interrompidos por respostas inflamatórias locais excessivas ( Doty e Mishra, 2001 ). De fato, foi sugerido que a função olfatória poderia ser independente da congestão nasal, mas sujeita à recuperação após o início da fase viscosa ( Hummel et al., 1998 ).

      • Hipótese 3: a disosmia segue um insulto viral direto pelo vírus devido à destruição periférica das células receptoras olfatórias ( Perlman et al., 1990 ). Se for esse o caso, também é provável que o vírus possa invadir o sistema nervoso central por meio do transporte axonal retrógrado do neuroepitélio olfatório e das vias olfatórias.

      Como a SARS-CoV-2 não foi associada a sintomas respiratórios superiores ( Huang et al., 2020 ), parece que as duas primeiras hipóteses podem ser excluídas. A terceira hipótese é a mais fascinante e, ultimamente, tem despertado muito interesse devido às potenciais implicações para a saúde pública. Qualquer que seja a natureza da disosmia, pode ser difícil definir sua etiologia subjacente, uma vez que as infecções co-virais são muito comuns na estação do surto, os pacientes com sintomas leves raramente são testados e, se admitidos em clínicas, a faringodinia e a febre concomitantes podem obscurecer um anamnese adequada. Se a disosmia tivesse início tardio, os pacientes poderiam reconhecer a perda olfatória muito depois do insulto, quando a identificação precisa da causa putativa não seria mais viável ( Seiden, 2004) Digno de nota, o déficit na função olfatória após a infecção não deve ser permanente, ao invés disso, depende da gravidade do insulto inicial ( Duncan e Seiden, 1995 )

        • Boa tarde , tbm estou sentindo tudo não consigo comer as proteínas tudo tem um gosto ruim , as frutas tem os mesmos gostos já está com 03 meses isso

    • Boa noite….a minha sogra teve covid a mais d 1 ano…E ela Só consegue comer comida feita c sal…sem qualquer tipo d tempero..nada d alho..cebola..pimentão…essas coisas assim…acho q vcs poderiam tentar…N da pra ficar sem comer nada…tem muita coisa q ela n consegue comer ainda…mas a comida c sal ela consegue..então espero q vcs consigam tbm

      • Verdade a única coisa que consigo comer é carne só com sal, estranho que no meu caso eu não tive covid, ou se tive foi muito fraco que nem percebi

      • Nayara estou no mesmo caso de sua sogra, eu fico sentindo o mesmo cheiro o dia inteiro, lavo o nariz com spray de lavagem nasal o dia todo e não adianta nada, faço inalação com clenil A é nada, já fui em vários otorrinos e todos falam q a verdade é q é uma doença nova e não existe um tratamento ainda, faz um ano q vivo assim, é horrível, Qd fico muito irritado vou na pia e aspiro água da torneira pq aí queima um pouco e tenho uma hora de descanso do cheiro mas depois volta

      • Cmg tbm… nada de tempero prq o cheiro e o gosto do alho e cebola são horríveis,o Pimentão tbm mudou pra mim,o maracujá tbm não é mais o mesmo.

    • Cristiano bom dia ou boa noita não sei que horas você vai ler esse comentário. É porque eu também estou buscando a resposta para essa pergunta estou passado pelo mesmo problema, já faz quase 9 meses que tive a doença e ainda não achei a solução para esse problema , se você conseguio achar por favor me ajude .

    • Eu tbm estou passando por isso, sinto o gosto e o cheiro de xixi na coca cola, no creme dental, chega a dar nojo escovar os dentes todos os dias e sentir o cheiro e o gosto de xixi.

    • Olha, vc falou um coisa que também sinto e não percebi. Sinto cheiro de fumaça em qualquer coisa. Tenho um vizinho que fuma constantemente e a catinga vem pro meu lado, associei isso ao constante cheiro de fumaça que tenho sentido. Mas em outros lugares, em outros momentos também tenho sentido isso. Meu perfumes estão fedorento ou com o mesmo cheiro. Os temperos são todos iguais. Tá estranho. Produtos de limpeza não são como antes, Pinho Sol que gostoso de se cheirar, hoje em da náusea. Sobre o paladar: a mesma coisa, sabores todos iguais, temperos iguais. Usei recentemente alho, botei a culpa nele, esquisito, meio verde, além do chummy-chummy, ervas finais.Mas dica que dou é a AROMA TERAPIA, não sei como é, mas se trabalha com os diversos tipos de cheiros que o paciente é submetido, para induzir o cérebro a reconhecer aquele odor que momentaneamente esqueceu. Nunca fiz, mas tô vendo isso pra fazer. Peguei Covid em novembro/22, 1x só, sem vacina. Essa mudança de cheiros só foi percebida a uns 45 dias.

    • Oi Valéria boa noite 🌙 .Então eu ja vai pra 4 meses sem sentir o cheiro de quase tudo , olha q eu sentir odor ou cheiro bom de llonge e agora xom esse sintomas ymbm depois da covid , uma senhora m ensinou um xorope mais eu ainda não fiz , vou fazer ,
      Ingredientes.
      2 ltrs de caldo de cana
      1 ltr de suco do limão coado
      Misture e leve ao fogo até que fique um xarope .
      Esfriar e guardar e tomar 3 à 4 vezes ao dia ….

    • E hoje, 8 meses depois, como está? Alguma melhora?

      Alguém conseguiu recuperar? Se sim, depois de quanto tempo?

  2. Estou a 5 meses (quase 6 já) com esse sintoma da parosmia, e até agora não tive nada de recuperação, desde fevereiro com esse problema e continua igual, pode ser permanente? Dura realmente só 6 meses para curar?? Eu vi em alguns outros sites q pode durar até dois anos!!

  3. Estou a uns 5 dias com esse sintoma. A maioria das comidas tem cheiro e gosto ruim. Comecei ter esses sintomas após começar tomar um certo anticoncepcional. Mas não sei se pode ser dele ou do covid que pelo que eu sei eu nunca tive. Quando tive sintomas de covid o teste deu negativo e fiquei uma semana sem sentir cheiro nenhum.

    • Pelo amor de Deus, eu já não aguento mais essa situação, tudo que eu como é um gosto podre, um gosto horrível, já estou com isso a 1 mês ou 2 meses, mais isso tá horrível demais, eu chego a chorar por não conseguir comer e não conseguir ficar dentro da minha própria casa por causa dos cheiros dos produtos de limpeza, já perdi kg por não comer, eu não consigo!!!

      • Achava que só eu tava passando por isso tem 5 meses que tô sofrendo com isso eu ando muito estressada e não é pouco

    • Desde novembro 2020, quando tive covid-19 não tive falta de ar, nenhum dos sintomas que a maioria tiveram, somente baixa oxigenação e os batimentos cardíacos que diminuíram por 5 dias. Mas tive a perda do olfato, já há exatamente 1 ano, consigo sentir raramente algum cheiro, mas na maioria das vezes cheiro ao extremo, como alho e urina do meu cachorro que me enjoa de tão forte os odores.
      Já tentei fazer o tratamento dos cheiro mas até agora nada.

  4. estou a 2 dias com todos os sintomas de covid, mas não fiz o teste ainda, mas oq me incomoda, e ja me incomodou a 2 meses atras, foi o fato de que eu sinto um forte odor amargo na água do chuveiro e das torneiras, e só isso mesmo! meu paladar esta normal, mas as vezes sinto ansia de vomito só de tomar banho ou de lavar o rosto quando acordo

  5. ESTOU A 13 MESES COM PAROSMIA, FIZ POR VÁRIOS MESES O TREINAMENTO ALFATÓRIO E NÃO TIVE NENHUMA MELHORA… TEM UM GRUPO NO FACEBOOK (Abcent Parosmia and Phantosmia Support) COM MAIS DE 16 MIL MEMBROS COM A MESMA SEQUELA E MUITAS TAMBÉM COM MAIS DE UM ANO…
    A VERDADE É QUE NINGUÉM SABE QUASE NADA SOBRE…
    SÓ O TEMPO PARA SABERMOS SE VAI TER CURA, AINDA NÃO OUVI NENHUM RELADO DE ALGUÉM QUE TENHA VOLTADO AO NORMAL ATÉ O MOMENTO.

  6. Eu estou com parosmia a 4 meses, ha 7 tive covid. Pra quem não esta conseguindo comer, tente tampar o nariz (pode ser usando um prendedor de roupa mesmo) não fica 100% mas pelo menos da pra comer e não passar fome. Isso salvou a minha vida

  7. Estou com isso a 3 dias, só consigo comer frutas, água de coco, churrasco se colocar alho ou cebola me dá ânsia de vômito.

    • Estou com esse mesmo problema, carne , alho, pra mim sinto o mesmo cheiro ruim, até lanches sinto esse cheiro e gosto ruim, e antes sentia normal o sabor

    • Olá, vai fazer 1 no q tive covid-19. Não tive problemas graves, mas tive doente, isolado e na cama ppr uns 5 dias, fadiga, tosse, garganta, dores pelo corpo etc..tive parosmia também.
      Carne bovina e frango pra mim, dependendo da forma q sao preparadas, não cosigo ingerir, gosto ruim, fortw e cheiro também nao condiz com o alimento. Frutas, a banana foi a escolhida para ter cheiro de sabor “estranhos”, similar a estragada, podre. Algumas vezes, depende o dia e a forma que ela esteja, não muito madura, as vezes, dá pra consumir. O café n tem mais o mesmo sabor e cheiro gostoso. Depende o dia, volta ao normal. É muito estranho. Mas eu peço a todos, que tentem fazer os exercícios de olfato X cérebro e paladar. Funcionou comigoe ainda funciona. Tenham paciência. Acredito, como foi comentado aqui, que as estruturas nervosas vão se regenerando e aos poucos voltando ao normal. Usei alguns medicamentos antigripais e antialérgicos com corticoide, me ajudaram muito. Exercícios físicos também ajudam. Ah! E, sempre antes de comer alguma coisa, “ruim”, faca seu cérebro trabalhar. Feche os olhos e imagine o cheiro e o gosto daquela comida, e manda vê.
      Boa sorte a todos.

  8. A 2 meses tô sentindo cheiros muito ruim na comida não como nenhum tipo de comida a 2 meses além de terno cheiro ruim o gosto é pior ainda.ne ajudem por favor

  9. Há 15 dias tive covid e até hj sinto a sensação de cheiro de fumaça, tem dias que tenho dores de cabeça pois o cheiro incomoda muito, eu ainda consigo sentir o cheiro de outras coisas, mas esse cheiro de fumaça é constante em minhas narinas, vi em outras pesquisas que existem pessoas que tbm relataram os mesmos sintomas q eu, incomoda demais.

    • Estou sentindo este cheiro de fumada de cigarro que vai e volta conforme as semanas passam, porém já faz quase 1 ano que estou sentindo este cheiro e tem dias que falto me sufocar como se a fumaça estivesse na minha garganta

    • Também estou assim, sinto cheiro de várias coisas normalmente, perfumes, desinfetante tudo cheia normal, apenas o cheiro de fumaça que sinto sem que tenha nada queimando. Me irrita a ponto de trancar o nariz, embora não tenha fumaça alguma. Quanto ao gosto, constantemente sinto um sabor adocicado. Durante o COVID só conseguia comer panetone, o resto não .

  10. Tive covid em fevereiro me recuperei da covid , tive a falta de olfato e paladar também depois voltou , mas de vez enquando o meu olfato fica confuso , alguns cheiros eu lembro mas não são como são está diferentes e tô enjoada de cheiro de tempero as vezes nem da vontade de comer, o cheiro de comida p min ficou TD igual … Tem algo q pode mudar?

    • Estou na mesma que voce, tive covid que desencadeou a parosmia. Depois de algumas semanas foi passando até que melhorou. Agora depois de 6 meses voltou do nada a parosmia, terrivel. Que tipo de profissional buscar?

  11. Estou com Parosmia agora na gravidez, já tive covid porém estava completamente normal , 2 meses depois engravidei , com 2 meses comecei a ter esse sintoma , nao como nada com algo /cebola e carne nem pensar, está bem difícil 😞

  12. Estou há pouco mais de 1 mês com parosmia, tive covid no início de março desse ano. Sinto um cheiro/gosto muito podre de certos alimentos, como cebola, cebolinha e alho. Eu amo comidas temperadas com esses legumes, o que tem me dado uma grande tristeza pois era algo que eu amava tanto e hoje não consigo nem chegar perto. Algumas bebidas também tiveram seus sabores alterados, como a Coca cola (que agora tem gosto de coisa velha) e alguns sucos (como o de goiaba). Constatei que o cheiro desses alimentos tem o mesmo cheiro que as minhas fezes.

    Eu sentia um prazer e uma alegria enorme de comer uma boa comida e hoje isso só me dá tristeza.

    • Também sinto gosto ruim na coca cola, parece que sinto o gosto de urina forte. No creme dental tbm, toda vez que escovo os dentes chega a me dar nojo o gosto de urina.

  13. Estou do msm jeito ainda pior oq estou grávida… Já tô mas de mês sem comer nada…já perdi 10 kl… Já não sei o fazer… Já cansei de chora

  14. Estou com esse problema a mais ou menos 4 mêses, é uma situação muito difícil, sinto um gosto horrível na maioria dos alimentos, estou entrando em pânico. Tudo isso aconteceu depois que contrai a COVID. Gostaria de saber, se alguém puder ajudar, o que fazer para voltar ao normal

      • Eu tive Covid à três mêses e meu paladar voltou, porém não totalmente. Sinto um cheiro de cebola e alho constantemente, o café não reconheço. Mas doces e salgados eu reconheço o sabor .

  15. Estou com essa sequela faz 4 meses. Sinto que com o decorrer das semanas, meu olfato vai voltando ao normal. No começa tudo tinha cheiro de fumaça adocicada. Após 1 mês ou dois tudo fedia a gordura velha e hoje os cheiros estão voltando ao normal. Detalhe! Alho, cebola, cheiro verde são os cheiros que mais me incomodava, porque tinham cheiro de comida podre. Meus perfumes eu sinto o cheiro mas não é o cheiro real deles e sim um cheiro bem próximo. Tem uma nota do perfume que parece que todos tem o mesmo cheiro. No começo fiz tratamento com corticosteróides via aérea e realmente tá me ajudando muito. Perdi o paladar mas tá evoluindo junto com o olfato. Hoje meu olfato tá bem aguçado mas não normal. infelizmente temos que esperar a evolução das sequelas, cada organismo reage de uma forma diferente.

  16. Tive covid em maio,não tive sintomas relevantes,apenas a perda do olfato e paladar,porém qndo recuperei um pouco,comecei a sentir cheiros estranhos e gostos horríveis em especial de carne,frango,ovos,cebola e alho,consigo apenas comer vegetais,frutas e iogurtes,pelos relatos q venho acompanhando isso tá longe de acabar,virando vegana à força!

  17. Olá fiz 2 exames de covid mas deu falso negativo a médica disse mas estou há sete meses sem paladar e sinto cheiro de frango estragado o tempo todo estou desesperada já faço comida por olho pois não sinto gosto como a pulso porque tenho filhos pra cuidar preciso de ajuda 😔

  18. Também tô com os mesmos sintomas,.. ânsia de vômito… não sei se peguei covid, mas tudo ficou diferente.. muito difícil

  19. Gente orem e falem com DEUS ele é o único que pode e vai nos curar dessa parosmia,DEUS abençoe vocês! Louvado seja DEUS!

  20. Tive covid há dez meses, e até hj sofro com a percepção distorcida de cheiros, perfumes, produtos de limpeza, comida tudo está alterado, falam em 6 meses em média p recuperação, mas estou preucuopado com minha situação, não consigo usar desodorante ou perfume nenhum, sabonetes são enjoativos… A alimentação está prejudicada com o cheiro enjoado das comidas… Temo ficar nessa onda p sempre. Pra ter uma ideia cebola e suor tem o mesmo cheiro, tanto faz usar desinfetante no braço como perfume francês, eles tem o mesmo cheiro. Sabonetes tem cheiro de gordura animal crua! Até quando meu Deus

  21. Eu tive essa parosmia durante a covid, e agora depois de 6 meses eu peguei uma sinusite e do nada voltou a parosmia. Não sei se esta relacionado a sinusite ou se os sintomas da primeira covid voltaram. Muito ruim

    • Estou exatamente assim!! Tive Covid no início de março. Perdi o paladar e olfato. Depois voltaram, agora estou sentindo um gosto e cheiro estranho em TUDO! Não dá pra explicar como é… mas é horrível

  22. Tive COVID 31/3/21 ha 20 dias notei que urina e rezes tinham o mesmo odor (odor forte adocicado) muito desagradável. Há 1 semana comecei perceber que os alimentos tinham o mesmo odor (banana queijo carne etc) dificultando a alimentação.
    Sou médico obstetra e ginecologista e fui procurar informação sobre COVID e anosmia. Me deparei com parosmia. Sem tratamento e com evolução para cura incerta e muito lenta.

  23. Peguei covid em fevereiro, passei 1 mês sem sentir o olfato. Foi voltando aos poucos, mas agora nem sinto cheiro de catinga, como: carniça ou qualquer outra coisa podre, não sinto cheiro do meu corpo nem das fezes e urina ou peido quando vou ao banheiro. O alho, a cebola, cuentro e temperos tudo pra mim tem cheiro de percevejos, parecendo que estou o tempo todo sentido esse cheiro. Quando meus vizinhos fazem comida o cheiro de percevejos já sinto de longe. Aqui em casa virou uma confusão, pois pelo fato de não sentir cheiro de catinga de qualquer espécie, pelo um lado e bom, mas por outro não é, pois minhas comidas estão queimando direto: porque ponho a comida no fogo deixo cozinho e acabo esquecendo por não sentir o cheiro agradaval da comida. Daí fica só a catinga de percevejos a comida queima e não sinto. Ta horrível, já estou ficando louca e depressiva. Meu esposo disse que quando suo, eu exalo um cheiro de percevejos que descrevi pra ele como eu sinto, daí isso me preocupa quando sai e estou fora de casa, pelo fato de suar e não sentir meu cheiro.

  24. Em relação às outras opções terapêuticas, Panagiotopoulos et al. sugeriram que a aplicação intranasal de citrato de sódio pode melhorar a hiposmia , diminuindo os níveis de cálcio no muco do nariz ( Panagiotopoulos et al., 2005 ). Acredita-se que o citrato de sódio intranasal, devido à sua capacidade de sequestrar íons de cálcio, reduz o cálcio livre da mucosa com feedback negativo reduzido e maior sensibilidade a odorantes. A redução dos íons de cálcio livre (Ca2 +) provavelmente aumenta a excitabilidade dos neurônios olfatórios, melhorando assim o sentido do olfato ( Addison et al., 2021 ).

    Além disso, estudos indicam que a teofilina , usada pelas vias oral e intranasal, melhora o olfato e o paladar dos pacientes, provavelmente devido à inibição da fosfodiesterase e aumento dos níveis de cAMP e cGMP , que podem resultar na regeneração do neuroepitélio olfatório ( Henkin et al., 2009 , 2011 , 2012 ). Finalmente, algumas evidências sobre os efeitos positivos da vitamina A e do ácido alfalipóico , substância P e neuropeptídeo Y pelo ALA e a regeneração do neuroepitélio olfatório pela vitamina A ( (ALA) na melhora do olfato e das disfunções do paladar foram relatadas nesta revisão atual. Os possíveis mecanismos envolvidos com a recuperação sensorial após esses tratamentos são a estimulação da expressão de fatores de crescimento do nervo Addison et al., 2021 ).

  25. Tive covid em Janeiro, por volta de março comecei a sentir cheiro de cigarro. Vez ou outra volta e fica o cheiro por uns dias e depois some. Passei meses sem comer carne vermelha pois parecia que mesmo cozida a carne estava crua e podre. Até hoje não consigo comer frango, o cheiro é insuportável. Consigo comer macarrão e engordei muito porque só comia isso. Castanha tem gosto amargo chega a travar a boca e abacate cheira a vômito. Percebi que alguns processados não me incomodam como carne de hambúrguer, salsicha ou almôndegas em lata. É o inverso da saúde, é complicado se recuperar comendo essas coisas. O jeito foi complementar tomando suplementos de proteína e vitaminas. E quase fiquei careca ainda!

  26. Tive covid ano passado e perdi meu olfato, fiquei mais de 8 meses assim, então esse ano voltou aos poucos. Ainda não sinto 100% dos cheiros, mas já melhorou. Vendo os depoimentos acima, também sinto cheiros estranhos como fumaça de cigarro e xixi de cachorro em certas situações. Só que o mais preocupante pra mim no momento é que minha filha de 15 anos pegou covid e não teve sintoma algum, só descobrimos, pois fizemos um teste na farmácia, pois ela não conseguia comer nada de comida, somente macarrão, gelatina, bolachas e pão. Então sabemos que isso foi sequela da covid que ela deve ter contraído em abril (quando sua vó também pegou) e desde maio ela não se alimenta direito. Toda vez que cozinho ela se tranca o quarto pelo cheiro, diz que tudo fede e não sei mais o que fazer.

  27. Eu também tive covid em março perdi o olfato e o paladar, demorou um pouco depois foi voltando ao normal . Agora faz duas semanas que alguns alimentos te cheiro ruim também. Perfume ,café , produtos de limpeza ,tinta pasta de dente tá todos com mesmo cheiro horrível tá complicado ta muito ruim

  28. Estou passando por isso e olhe que tive covid em março de forma leve, perdi olfato e paladar porém de um mês pra cá estou com paladar horrível cheiro então nem se fale! Não consigo comer mais carnes vermelhas algumas partes do frango ovos nem pensar sinto gosto muito ruim e o cheiro de quase tudo é de podre, antes de conhecer sobre a parosmia já estava com medo de ser alguma doença!

  29. Há quase 8 meses tive o covid, e desde então, não sei qual é o cheiro e sabor das comidas, há uns 4 meses fui acometida por essa parosmia, que é um terrível pesadelo! Tudo cheira mal, é uma missão quase impossível conseguir se alimentar. Graças a Deus estou viva!

  30. a exatamente 6 meses eu comecei a sentir um cheiro estranho das coisas a primeira coisa foi uma coxinha de frango que tinha gosto de podre e depois eu fui tomar um achocolatado e tinha o gosto muito ruim e depois fui percebendo em outras comidas, passe quase 1 mês sem comer praticamente nada só mingau de aveia e olha lá e depois de um tempo eu comecei a comer comida normal como carne frango e etc. mas com o mesmo gosto podre e ruim parece que meu paladar esta começando a acostuma com esses gostos e isso que eu tenho medo apesar de eu não ter dificuldade pra comer alguns alimentos eu queria que isso passa-se o quantos antes no mês que vem eu vou procurar um medico pra ver minha situação

  31. Estou passando por essa situação e começou 3 meses pós covid. Eu sinto um cheiro ruim que não sei dizer com o que se parece , um cheiro indefinido em carnes de qualquer espécie, ovos e até o sabonete de mãos eu sinto que tem o mesmo cheiro. Outro cheiro que sinto em mim é como se eu estivesse usando uma roupa que está molhada a dias. Estou paranóico com isso, parece que estou fedido o tempo todo. Espero que isso passe antes de enlouquecer de vez.

    • Sim, eu tbm sinto esses mesmos cheiros estranhos. Esse cheiro em mim que desagrada, o cheiro das verduras fedendo… Não aguento mais isso! Tinha melhorado e agora voltou do nada.

  32. Tomei a segunda dose da vacina Astrazeneca e tive uma reação horrível, fiquei por mais de duas semanas gripada, com calafrios e dores no corpo. Testei NEGATIVO para a Covid mas após esse período não tenho mais o olfato apurado como antes e sinto cheiro de fumaça de cigarro constantemente e não há fumantes em minha casa. Sinto-me sufocada com este cheiro fantasma.

  33. Alguém pode me ajudar não tô conseguindo comer direito 😔 pq tudo e cheiro ruim já faz um mês q estou com isso…

  34. Eu sinto cheiro e gosto de comida na boca e nariz, começou com cheiro de cigarro e agora é de várias coisas ao mesmo tempo já fui ao otorrino gastro e nada resolve…agora vou orar e jejuar só DEUS pra solucionar o que os homens não sabem.

  35. Tive convid em Maio e até hoje não consigo comer nada que tenha cebola e alho, mesmo sem esses temperos sinto cheiro ruim na comida, não sinto cheiro normal de nada , todos os cremes hidratantes tem fedor de rato podre ,vivo desesperada que Deus me ajude ficar livre disso não sei mais o que fazer.

  36. Eu tive covid fez 1 ano já. E não recuperei o olfato , se for muito forte o odor sinto um cheiro como de gasolina . Mas não consigo diferenciar. O gosto de alguns alimentos o sabor é confuso , coca cola , uva e café sinto como se estivesse estragado. Horrível isso.

  37. Vou compartilhar com vcs minha situação: Estou a 10 meses desse jeito tbm perdi totalmente o paladar e olfato, toda comida que vou comer tem gosto estranho e sinto cheiro de podre dentro de casa das comidas, do lixo, das frutas e etc… realmente tá um caos minha vida pq não tem coisa pior do que ficar com essas sequelas dessa doença horrível. A única solução é passar em um OTORRINOLARINGOLOGISTA e caso ele não consiga resolver nosso problema, aí só Deus pra tirar a gente dessa 🙏🏽

  38. Tive covid fazem 8 meses e estou sem paladar e olfato para algumas coisas.
    Sinto o mesmo cheiro para cloro, perfumes, café, fezes, desinfetante e amaciante de roupas.
    Não sinto cheiro e nem gosto para comida estragadas.
    Passei ao lado de um animal atropelado há dias e nada senti.
    Manteiga, leite, iogurte, requeijão, frituras tem gosto de cebo ou sei lá o que, não aguento cheiro de alho quando esta sendo refogado. É algo horrível para mim.
    Não há nada mais gostoso do que o cheiro do café sendo passado e para mim se tornou algo horrivel.
    Fui ao gastro e ele me orientou ir ao neurologista. Ate o própio medico falou que esta passando pelo mesmo caso.

  39. Estou a mais de um ano com o olfato e o paladar afetado pela covid. Simplesmente eu como de tudo, apesar de ser diferente o gosto, tento lembrar o cheiro agindo normalmente. Maracujá com urina, cloro com bolo. Tudo feito de farinha de trigo tem o cheiro igual. Apenas imagino o odor. O jeito é esperar.

  40. eu e meu esposo tivemos Covid em fevereiro perdemos olfato paladar 2 meses apos voltou tava tudo normal em agosto voltou a parosmia e não passa, tudo tem cheiro ruin perfume amaciante shampoo chega dar dor de cabeça e enjoo a comida tem gosto ruin até um ovo cozido uma mandioca cozida que nao leva tempero nenhum tem gosto de cebola precisamos de ajuda

  41. Estou a 1 ano e 2 meses que peguei covid. sou de Santarém Pará.
    o meu cheiro e o meu paladar são todos distorcidos, pra mim me alimentar melhor, penso no gosto que era aquele alimento e como, assim melhora um pouco.
    mais é muito difícil mesmo. tem dias que choro… fora o esquecimento…

  42. Boa tarde ,Cláudio de Sorocaba,eu tive convid 19 em março de 2021depois eu não tive mais o prazer de comer e sentir o cheiro de nada ,emagreci oito quilos ,hoje 22 de novembro de 2021 continuo na mesma situação,estou esperando a medicina produzir algum medicamento que possa nos ajudar , obrigado

  43. Eu tbm tou assim a um ano e estou muito preucupada porq não vejo melhora issu é muito ruim 😭😭😭😭

  44. Eu tambem estou assim a 8 meses tive covid me recumperei e nunca mais conseguir definir o cheiro de nada tudo confuso ..preciso de ajuda ….

  45. Minha gente, estou passando por tudo isso que vcs falaram a mais de um ano, e ninguém acredita em mim. È horrível viver assim. Ainda bem que não estou enlouquecendo. não tive covid 19 e estou como vcs. Que bom poder falar sobre tudo isso. Me alivia o coração. alguém esta fazendo um tratamento que possa trazer um alivio? pois fazer testes com cheiros para mim é muito empírico. Quero algo eficaz, que trate e me cure. não aguento mais não comer direito e ainda sentir cheiro de coisa estragada o tempo todo.

    • Em novembro 2020 peguei COVID e dois meses depois engravidei, depois de dois meses de gravidez comecei sentir cheiros estranhos e fortes de mijo de gato , não consigo usar mais cremes ,perfumes e nem protetor solar nada ,tudo fica fedendo , quando eu suava sentia cheiro das queles percevejos ou sei lá o que até chorava . Hoje 2021 E tudo hoje sinto cheiro ruim continua sem conseguir usar nem um creme e perfume ,e o quadro só piora ,eu amava tomar café ,hoje não consigo mais …várias coisas sinto odor de fezes eu acho que vou ficar doida ,não vejo a hora disso passar , evito sair pra vários lugares e tento ficar em casa por conta desse meu alfato 😢😭

    • Também não sei se tive covid, mais sinto um cheiro esquesito em tudo, roupas, comida, no meu corpo, tudo tem um cheiro estranho. Estou muito estressada com isso 😒😒

  46. Achei que eu era o único que estava passando por esse problema e me identifiquei com a maioria dos relatos aqui presentes. Tive Covid em fevereiro e perdi meu olfato o e paladar na época, agora após uns 6 meses comecei a sentir aos poucos uma alteração que vem piorando o meu olfato e paladar, as mudanças começaram aos poucos e aparentam aumentar. Não sei se é coisa da minha cabeça mas depois que tomei as duas vacinas tenho a impressão que isso pode ter piorado, sou totalmente a favor da vacinação mas todos os dias eu penso sobre o que pode ser a causa disso e fazendo uma retrospectiva imagino que possam bater as datas entre a primeira vacina onde sinto que meus sintomas de perda e alteração de olfato e paladar foram mudando ou se perdendo aos poucos até momento de hoje onde já estou com a duas doses e meu quadro vem piorando. Sei que pode ser mera coincidência, porém como estamos em um problema com pouca ou quase nenhuma solução a não ser o tempo, acho que devemos levar todas as hipóteses causadoras em consideração. Inicialmente comecei a perceber o gosto da pasta de dente diferente, assim foi também para o gosto e cheiro do café, depois isso se estendeu a alimentos fritos ou que contenham alho ou cebolas. Após comecei a notar que não sentia o cheiro de um perfume maravilhoso que eu tinha, o cheiro dele também estava bem fraco ou alterado. Assim foi também para os cheiros de shampoos, protetor solar (esse que eu adorava agora tem cheiro de pomada Minâncora), sabonetes, desodorantes ou cremes, todos tinham o mesmo cheiro enjoado, porém dava pra encarar. Essa semana percebi que piorei pois o cheiro de produtos de limpeza começaram a alterar, todos tem um cheiro bem ruim, principalmente lavanda. Essa semana com a piora comecei a comer coisas com zero temperos, no máximo um salzinho, sem frituras, pra ver se consigo ir reaprendendo a sentir o sabor básico e real dos alimentos que consigo comer.

  47. Depois da matéria que apareceu no Fantástico que descobri o que tinha, e estava solitária pois nunca tinha ouvido falar sobre isso, achei que era algo passageiro! Nesse momento completo meu 3 mês sentindo muito cheiro de comida estragada, fritura não consigo chegar perto, restaurante self-service é difícil passar até na porta e cozinhar virou um tremendo desafio, pois os gostos não são os mesmos! Tem dia que é mais tranquilo, tem dia que é bem desafiador, mas estou descobrindo o que consigo comer de boas, se não fico sem comer mesmo, chego a perder o apetite se vem com força o cheiro e gosto de coisas podres! Estou fazendo o tratamento olfativo mas ainda não sei dizer se tive melhoras! Torcendo muito para que isso não dure dois anos, porque é muito incomodo e delicado voltar para a vivencia social e ter uma serie de restrições! Força a todos, me senti mais confortada em saber que é sequela do covid e que tem solução!

    • Nunca tive covid, e já tomei as duas doses, no entanto tive uma gripe muito forte…fiz o teste e deu negativo, desde então, estou sentindo gosto de podre no feijão e no café! É um desespero!

  48. OOlá ,eu tô sentindo cheiro e gosto diferente nas coisas ,depois da perda de olfato e o paladar, tô sem entender pq não pegue-a covid, queria saber como se trata 😩

  49. Já completou um ano e alguns meses e ainda estou com isso. Emagreci horrores. preciso de um especialista a medica do posto disse que nao tem cura.

  50. Tive Covid em maio,perdi totalmente o olfato e paladar,mas q voltou tudo normalmente no final,graças a Deus,a única coisa que não consigo é tomar coca cola,tem um gosto horrível que nem se fosse de ferrugem,espero que um dia volte pq eu amava uma coca gelada

  51. No meu caso estou sentindo cheiro e gosto de alho ao extremo..toda comida ainda que tenha pouco alho pra mim parece que foi feita com alho puro. Não percebo outros sabores somente um gosto forte de alho.Cismei que o feijão tava ruim pq não sinto gosto de feijão.
    Tenho umas lembranças de cheiro e sabor que aparecem de repente…não lembro de ter sentido isso antes.

  52. Oi gente! Tive covid-19 em junho de 2020, perdi olfato e paladar, e sentia cheiro de podre em tudo, mas no final do ano voltou ao normal…
    Porém deve ter uns 4 meses que o cheiro de podre voltou, às vezes sinto cheiro de comida estravada mesmo se a casa não tiver lixo algum, o amaciante tem cheiro de cachorro molhada, e não consigo sentir o cheiro do ovo, é um cheiro de PODRE que quase vomito, já tentei de todas as formas pra ver se ajudava(cozido, mexido, frito, omelete…) Eu já estou ficando louca com isso. Será que nunca vamos voltar 100% ao normal?

  53. Já no meu caso dei COVID no começo da pandemia nunca mais senti cheiro normal ,de uns meses pra cá tava até me acostumando,mas agora dei uma gripe forte a carne, frango tem cheiro de podre e gosto de podre não aguento mais 🤮😞

  54. Já faz um ano que peguei covid
    Confesso que não consigo sentir o cheiro real de chulé e peido.
    Pra mim o.cheiro de peito parece com melão podre,não sei qual seria pior,o odor real ou esse que sinto.
    E o dor de sobaco parece com cebola, isso está me incomodando.
    Ah e o cheiro de comida se tornou podre.

  55. Eu tive covid em agosto de 2021, perdi 100% do olfato e um pouco do paladar. Depois voltou tudo ao normal, agora tem umas 4 semanas que sinto o cheiro e o gosto das coisas meio diferentes do que eram antes. Alho nao tem o mesmo gosto, carnes também nao, um hambúrguer não tem o mesmo sabor que era antes. É bem estranho, os novos sabores não são horríveis mas queria que voltasse o que era antes…

  56. eu comecei a ter esses sintomas hoje de noite, mas eles não são tão fortes, o cheiro de cigarro que sinto incomoda mas é tolerável, ainda não comi nada como carne, ovo, cebola e etc para ver se o gosto mudou, mas se eu realmente estiver com parosmia eu tenho medo disso continuar comigo por mais de um ano como varias pessoas disseram aqui, espero que todos se curem dessa coisa que parece realmente terrivel

    • detalhe que eu esqueci de falar, as vezes o cheiro de cigarro parece que some mas depois de um tempo volta, eu achei isso bem estranho de primeira, só foi eu pesquisar um pouco que descobri essa parosmia

      • eu também nunca tive covid, mas no meio de dezembro de 2021 eu tive uma gripe forte mas que não me afetou tanto, mas agora apareceu isso

        • Olá
          Li vários relatos e não vi nada igual ao meu. Após 3 meses da covid com perda do olfato estou sentindo um cheiro estranho , parecido algo químico, ferrugem, em tudo. Tudo que cheio tem esse mesmo aroma. Se eu sentir o cheiro espontaneamente é esse cheiro, mas se eu pego algo e aspiro, sinto um pouco o cheiro da coisa que aspirei misturado com o aroma estranho. É um cheiro único em tudo, não varia. Já faz 11 dias . Vou procurar um Otorrino .
          Melhoras para todos.

          • Meu caso é parecido com o seu, mas sinto cheiro e gosto, porém vem acompanhado de um cheiro parecido com acetona. O café é o mais afetado, esse cheiro está em tudo. Isso está me deixando muito ansiosa e ao contrário dos outros relatos acabo comendo mais buscando sentir um gosto mais puro e real, mas ainda não tive sucesso.

  57. Estou com Covid há 10 dias. Não estava sentindo cheiro de nada, agora comecei a sentir cheiros ruins em tudo. É desesperador.

  58. Hoje cheguei em casa senti cheiro de açúcar com canela, me lembrou orelha de gato…
    Depois me fez lembrar perfume de amaciante puxando para lavando 😳 🤔

    Sintomas de COVID? Senti desconforto no osso da “maçã da bochecha”… Sinusite?

  59. Meu teste de covid deu NEGOTIVO tive gripe, estou um pouco melhor depois de 10 dias, porém faz 2 dias que sinto gosto ruim das comidas salgadas, gosto de podre, não sinto cheio de nada, só consigo comer coisas doces,mais não consigo jantar nem almoçar nem tomar café, está tudo horrível alguém me ajuda.

  60. Estou com a mesma coisa, após o covid tive alteração no olfato, não aguento mais, é horrível. Toda vez que acendo um baseado não consigo fumar, o cheiro está completamente diferente da erva como de costume.

  61. Bia noite , para encurtar o meu relato muda os tipos de cheiro ,mas não altera a terrível condição que também vivo há 13 meses. Não consigo comer nada do sabor de morango, sinto cheiro fortíssimo de cloro dentre outros distúrbios.

  62. Meu filho pequeno é autista por isso não sabe explicar o que sente, só sei q estou angustiada desde de qndo pegamos COVID ele não come,ele comia muito bem, agora aceita só ovo de vez em quando e alguma fruta, faço muita vitamina com aveia e comprei milnutri para ajudar,dei albendazol e vitamina para abrir o apetite e nada,acho q ele está com isso,muito triste essa situação. Já vai fazer 7 meses.

  63. Pensava quer eu estava ficando doida ,pois estou do mesmo geito com esse mal cheiro, com esses sintomas. Se coloco comer pra meu gato com galinha crua que ele gosta , fico o tempo todinho com a mau no nariz . E outros sintomas a mais sobre mau .Já estou sem paciência comigo mesmo.

  64. Agora lendo tudo isso, só sei chorar, começou ontem mais leve,e hoje o dia inteiro.Estou super nervosa.Que horror este cheiro, estou bem desesperada, já coloquei Vick,lavanda, eucalipto,soro .. Só Deus…Oremos

  65. Estou há mais de um ano e meio com os mesmos sintomas. No começo eu chorava muito quando ia comer e sentia gosto e cheiro ruim nas comidas. Mas não só as comidas, exatamente tudo com cheiro ruim, os meus perfumes eu parei de usar por não suportar o. Cheiro. E nem gosto de dizer isso, mas o cheiro que sinto nas comidas e o mesmo do cocô do cachorro. Há dois dias venho sentindo um cheiro de fumaça as vezes parece cigarro. Ou seja, o problema está se agravando. Não sei mais o que fazer, estou desesperada.

  66. Eu peguei convid 19 e já vai fazer um ano que eu não consigo sentir o cheiro das coisas tudo pra mim tem gosto ruim e sinto cheiro constante de fumaça é muito ruim eu preciso de ajuda alguém pode me indicar a quem procurar nessa situação

  67. Olá testei positivo em novembro de 2021 perdi todo o paladar e o olfato ,já tinha voltado a sentir cheiro e o gosto dos alimentos mais agora no começo de fevereiro comecei a sentir um cheiro estranho , um cheiro que eu não sei nem explicar só sinto o mesmo cheiro e o mesmo gosto não estou conseguindo comer comida principalmente carnes pois tudo tem cheiro e gosto muito ruim ,estou me alimentando do que da pra comer oque não tem cheiro e gosto ruim ,tipo frutas saladas ,comprei whuy protein pra ser minha proteína já que não consigo comer nada de carne ,que Deus tenha misericórdia de nós .

  68. Oi também tive covid no meio do ano passado,e sinto cheiro de gordura velha em tudo,já não sei o que fazer, tô muito fraca,meu deus até quando vai durar isso

  69. Nunca peguei o covd bem antes da pandemia já tinha os sintomas sinto cheiro de fumaça muitas vezes saio procurar se tem alguma coisa queimando e não é nada alguns dias e normal sinto cheiro normal não consigo entender isso me incomoda bastante

  70. Em novembro de 2021 tive covid, dois mês de pois uma gripe muito forte, e fiquei com sequela por causa da doença. Perdi o paladar é o cheiro, não consigo comer carne e nenhum tipo de tempeiro, café nem pensar tudo tem cheiro de estragado, o cheiro é tão forte que chegar a ser insuportável. Realmente eu não sei o que fazer, mas sinto vontade de comer e sentir o sabor do alimento.

  71. Tive Covid 2 vezes a primeira foi logo no inicio da pandemia e eu perdi o olfato e o paladar porem rapidamente eu me recuperei agora no inicio de Fevereiro de 2022 tive novamente mesmo vacinado fiquei muito ruim foi muito pior que o da primeira vez que peguei e nem vacinação existia dessa vez eu estou com serios problemas de ofato eu começei a sentir cheiro de fumaça eu cheguei até a ficar aborrecido achando que alguem estava tacando fogo em algum lugar porem o cheiro na maioria do tempo é cheiro de cigarro muito forte e eu não fumo deteste cigarro porem foi esses dias que eu descobri que tinha algo errado comigo pois choveu bastante e o cheiro de fumaça continuava forte eu achei que tinha alguma coisa eletrica aquiu na minha casa queimando mas não encontrei nada estava conversando com uns colegas e veio o cheiro de cigarro bem forte dai eu perguntei se alguem estava sentindo e todos falaram que não tinha nenhum cheiro dai pesquisando na internet cai aqui de paraquedas o meu diferencial é mesmo com esse cheiro de cigarro o tempo todo os cheiros de outras coisas não esta alterado porem se mistura com o cheiro de cigarro é como se tivesse uma pessoa fumando o tempo todo do meu lado no desespero eu descobri que se eu cheirar acetona ou algo com odor muito forte esse cheiro de fumaça desapareçe por algum tempinho e não tem como se acostumar nunca fui fumante e sempre mantive distancia de quem fuma fico sempre numa posição contra o vento quando converso com algum fumante em relkação ao paladar não tive problemas tomara que esse problema seja de curto prazo nesso momento estou como se tivesse um cigarro aceso do meu lado é horrivel

  72. Tá complicada a situação!! Creme dental, coca cola, café, produtos de limpeza, shampoo, perfume, produtos industrializados, cebola, temperos… não sei mais o que fazer!!! Simplesmente tudo tem cheiro de podre!!! Peguei covid 2 vezes e na segunda veio essa terrível situação. Não sinto mais vontade de comer!!! Algum tratamento? Alguma coisa que está ajudando?

  73. Sou Claudiane sofri um acidente bati a cabeça e tô igual a vocês, a maioria dos alimentos tem gosto ruim e não sinto vontade de comer não sei o que fazer.

  74. Tive Covid em Agosto,de 2021, agora estou sem paladar e pior, cheiro forte de cigarro, e o mais complicado é pra dormir, se alguém tiver uma direção agradeço

  75. Estou agora sem dormir, pois estou com um cheiro insuportável de cigarro. Ontem fiquei tão incomodada no meu trabalho que chamei uma colega pra verificar se tinha alguém fumando nas escadas no WC, fiquei indignada pensando que alguém estava fumando num ambiente com ar condicionado central. Tenho rinite alérgica e a sensação é terrível, começo a tossir, parecendo que tem alguém fumando do meu lado. Estou usando Vick, mas o efeito dura pouco. Vou tentar usar o gengibre que uma Sra falou aqui e procurar um otorrino e orar🙏

  76. Bom dia! Sou Edson já faz 3 meses que sinto a perda olfativa e fico agoniante em não sentir o cheiro das coisas, ou seja, o cheiro total, só sinto quando coloco o produto ou qualquer coisa que inale cheiro bem perto do nariz. É horrível, não fiz teste de COVID, mais acho que foi COVID, por que é sem explicação.

  77. Eu não tive covid mais hj não consigo sentir o cheiro e né comer nada que contém maracujá pois era uma coisa que eu amava comer hj não sei porque isso gostaria de saber qual o motivo e meu filho está do mesmo jeito que eu

    • Olá! Apenas um profissional de saúde capacitado poderá te instruir sobre as melhores opções de tratamento. Att;

  78. Meu Deus! tô chocada com a quantidade de depoimento, eu também estou passando por esse problema…sinto cheiro e gosto de lixo em tudo, principalmente em carne e nem uma cervejinha não dá mais pra tomar e muito ruim… a pessoa perde o ânimo até de socializar…

  79. Eu já não sei o que fazer, tudo tem cheiro ruim, até o suor sinto cheiro forte de cebola, de alho, cheio da comida e insuportável, tenho vontade de vomitar, durmo e acordo com fome, estou emagrecendo, sinto uma dor no estômago dia e noite, acho que é porque não estou me alimentando direito. Só quero que isso acabe logo. Só Deus pra ter misericórdia. 🙌🏼

  80. Estou mesma coisa também a 2 meses não como carne arroz feijão leite pão nada consigo comer nada pra piorar ainda estou grávida 4meses sinto mais fome pra não ficar com muita fome eu como tomate com farinha de milho sal e limão e alface só posso comer essas 3 coisas ja tentei de tudo as outras ja emagreci 10 kilos . Ninguém pode resolver esse caso todo mundo diz que não sabe o que tratamento fazer ou nunca viu falar disso.

    • Lendo tudo isso só consigo me derramar em lágrimas… Não vejo ninguém com esse problema relatar melhoras ou alimentos que possamos comer
      Estou muito mal, só faço chorar, meu Deus, que horrível

  81. Bom dia pessoal!
    Eu pensei que estava sozinha nessa de sentir cheiro e sabor ruim. Tipo o café que tanto gosto não consigo ficar perto nem de quem o faz. Cheiro horrível e o gosto também. Não só ele, outros alimentos como a tapioca, pão, aipim, o iogurte, etc… Tem o mesmo cheiro e o resto quando não tem o odor insuportável, não tem cheiro algum. Pense! E estou há 1 ano de covid. Com meses depois começou isso em mim. Antes só era a falta de ofalto e paladar. Bagunçou tudo depois que peguei a tal omicron em fevereiro desse ano. Não aguento mais.
    O interessante é que o azedo, o doce, o amargo e o salgado eu sinto.

    • Cara do céu eu tbm stou assim, parece que eu tenho na boca querosene ou gasolina ou óleo de carro o tempo todo um gosto estranho desses produto de na boca. que terrivél isso né? quanto ao amargo ao azedo eu tbm sinto mas cheiro não sinto de nada !! eu tive tbm covid -19 em finalzinho de fevereiro 2022. nossa to entediada com isso, mas venho orando ao senhor pra passar isso logo viu!!

  82. Boa noite, tive COVID em julho 2020 meses atrás, fiquei muito mal quase fui entubado mais graças a Deus os médicos decidiram não me intubar, já havia recuperado parcialmente o alfato, o paladar voltou mais ainda meio confuso, agora após 8 meses comecei a sentir um gosto estranho em meio a mastigação da comida, parecia que brotava da saliva, após uma semana esse gosto agora no cheiro, parece que tomou conta de tudo que respiro e como está horrível isso.

  83. Depois que tomei a vacina contra COVID ando sentindo cheiros estranhos que não existe uma confusão que é difícil de Entender mas eu nem tive COVID.

    • Minha mãe apareceu os sintomas apos a vacina, desde dezembro de 2021, ela ja perdeu 22 kg, está bem magrinha.

  84. Não tive COVID, mas tb sinto tds os sintomas acima, perfumes, desinfetantes tem o msm cheiro estranho, inicialmente era um td cheirava solvente, agora não consigo definir, será q tem cura e onde procurar?

  85. Gente tive covid ano passado, alguns meses depois comecei a sentir cheiro forte de fumaça, de cigarro , constante e só eu sinto isso, passou , agora esse ano voltou denovo, já vai fazer 1 mês que eu estou respirando fumaça, isso é oque eu sinto, não sei mais o q fazer , acordo na madrugada com a sensação de está inalando fumaça pelo nariz , estou preocupada com isso .. já não sei mais oque pensar e nem fazer … alguem mais tem esse sintoma?

  86. Tive COVID em Dezembro de 2020, como sou Químico e trabalhava com produtos químicos, já havia perdido um pouco do olfato e paladar, mas de um ano pra cá, sinto as mesmas coisas das pessoas que relataram!
    Sinto muito cheiro de gás GLP ( gás de cozinha) mesmo que ninguém sinta e as vezes estou do lado do Rio Tietê, que o cheiro é podre e eu não sinto cheiro algum!
    Perdi 90% do gosto de todos os alimentos!!!

  87. Lendo tudo isso só consigo me derramar em lágrimas… Não vejo ninguém com esse problema relatar melhoras ou alimentos que possamos comer
    Estou muito mal, só faço chorar, meu Deus, que horrível

  88. Nossa …eu tbm venho passando por essa situação parece não ter fim, misericórdia disso meu Deus!! eu tive covid-19 agora final de janeiro para início de fevereiro de 2022- já tinha tomado a segunda dose mas mesmo assim tive sintomas horríveis só não a falta de ar *glória ao senhor !! dei Anosmia e Parosmia fiquei sentindo essas coisas aí cheiro podre, o Café parecia que tomava óleo de carro queimado uma coisa horrorosa, fiquei mais de mÊs assim sem sentir cheiro ou gosto das coisas algo terrível. eu comecei a voltar ao normal o olfato e o paladar, estava tudo melhorando quando gripei muito forte e novamente no dia 24 de maio pra cá, perdi o olfato de novo… muito triste isso pois até o momento não consegui resgata ló (olfato) e ainda por sinal sinto o tempo todo agora na garganta um gosto estranho de gasolina ou querosene cheiros muitos estranhos tipo de óleos de carros …affs que terrivél isso parce que meu nariz está com um efeito esponja só sinto esses cheiros que parece estar na comida !! tento cheira outras coisas mas não consigo sentir nada de cheiro!! nossa que ruimm isso!! o que devo fazer??

  89. Olá. Tive Covid em 11/21 e perdi o olfato e paladar… quando voltaram, foi de forma diferente, muito ruim. Estava a passar 5 meses depois, até que apanhei uma infeccao pulmunar…e depois de curar, voltou a parosmia.
    Deixo aqui uma lista de alimentos talvez possa ajudar.
    -Coca cola : sabe a sementes de semamo.
    -Alho, cebola, rucula, clara do ovo(gema nao) sabe a vomitado(sabor horrivel).
    -shampoo, produtos de limpeza e desinfetantes, tudo tem um cheiro desagradavel e super ativo.
    – fezes humanas, esgotos, aguas paradas, rios de agua choca, fezes de animais, tudo tem o mesmo cheiro (parece sangue podre).
    -frango assado sabe realmente a ranço.

    Se mais se alguem identificar com isto, comente! Obrigado

  90. Pessoal achei um vídeo um médico de medicina chinesa ele ensina fazer umas massagens com o Dr. Piter Liu e realmente está me ajudando muito sobre essa questão aí, espero que logo logo eu volte a sentir cheiro das coisas vejam ele ensinando a fazer as massagens: ainda não deu totalmente resultado mas vejo que estou começando a sentir um pouquinho o cheiro das coisas, mas os gostos de querosene ainda continua!!buá buá
    https://youtu.be/8R2gkhBIHfY

  91. Desde de que pegei covd que estou sentindo tudo com gosto ruim, e tudo fede, eu já não aguento mais comer ,perfume fede ,sabonete, café, amaciante emfim tudo fede a mesma coisa já tá com 9 meses isso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.