Avanços da hematologia serão destaque em Simpósio da Oncologia D’Or

52

Os últimos avanços sobre diagnóstico e tratamento do câncer hematológico serão apresentados no V Simpósio de Hematologia Oncologia D’Or, que acontece no dia 29 de agosto. Pela primeira vez o evento será inteiramente virtual. Cerca de 20 palestrantes, incluindo quatro convidados internacionais, vão discutir casos reais, que também serão a base para falar sobre a patogênese das doenças, os métodos laboratoriais que permitem a correta identificação do câncer e as melhores alternativas terapêuticas. Pesquisas sobre a Doença de Castleman e o uso de terapia celular no combate ao câncer estão entre as inovações presentes na programação.

“O Simpósio traz um modelo bastante didático e atualizado. Será uma oportunidade de poder interagir com especialistas que são referência no Brasil e no mundo e se aprofundar em questões importantes na prática clínica”, destaca o coordenador dos Serviços de Hematologia da Rede D‘Or, Eduardo Magalhães Rego, que, ao lado da hematologista Glória Bonfim, faz a Coordenação Científica do evento.

A edição deste ano manterá a tradição das anteriores de debater questões do dia-a-dia do hematologista e a prática clínica com experientes profissionais do setor, bem como de atualizar o público sobre os avanços em novos fármacos destinados a doenças onco-hematológicas. “Outro diferencial do nosso Simpósio, principalmente para estudantes de pós-graduação e graduação, é a experiência da Oncologia D’Or com equipes multiprofissionais de saúde, que estão presente em nossas clínicas”, salienta Glória.

Entre as mesas que compõem a programação, a hematologista destaca a que vai discutir a Doença de Castleman Multicêntrica Idiopática e que terá a participação do professor da Universidade da Pennsylvania David Fajgenabum. Ele é um dos pioneiros dos estudos para tratamento desse raro distúrbio autoimune que gera a produção excessiva de células nos gânglios linfáticos do corpo. David ainda era estudante de Medicina quando fora diagnosticado com esse distúrbio e iniciou sua pesquisa após os tratamentos tradicionais não surtirem efeito. Ele também fundou a Rede Colaborativa da Doença de Castleman, que reúne os principais especialistas e pesquisadores da doença.

Outro palestrante internacional confirmado é o Joseph Mikhael, um dos principais nomes em pesquisa sobre tratamento para mieloma múltiplo. Eduardo destaca a sua experiência com terapias combinadas. “Mikhael é responsável por boa parte dos mais importantes estudos clínicos sobre esse tipo de câncer, principalmente no tratamento com a combinação de drogas”.

Os membros da Coordenação Científica também ressaltam a aula especial sobre avanços na terapia CarT cell com o Marcos de Lima, diretor do Programa de Transplante de Células-Tronco da University Hospitals Cleveland Medical Center. Ele é um dos principais pesquisadores do mundo nessa área, responsável por alguns dos tratamentos mais promissores no combate ao câncer.

Simpósio faz parte do calendário de eventos virtuais

O Simpósio de Hematologia faz parte de uma série de eventos virtuais promovidos pela Oncologia D’Or até o final do ano. “A necessidade de isolamento social devido à pandemia não permite a realização de atividades presenciais. Entretanto o câncer continua sendo um problema relevante de saúde e há a necessidade de disseminar os estudos mais recentes a todos os médicos.”, comentou Dr. Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or. A cada evento, profissionais poderão discutir com especialistas nacionais e estrangeiros o que há de mais recente e efetivo no tratamento dessa doença. Outra novidade é que todos eventos terão conteúdo on demand. Os participantes terão acesso ao conteúdo apresentado pelos palestrantes por três meses. O calendário completo está disponível no site eventosoncologiador.com.br.

V Simpósio Internacional de Hematologia Oncologia D’Or

Data: 29 de agosto

Inscrição: www.eventosoncologiador.com.br/hemato2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

dois × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.