Pesquisa aponta que 58% dos recifenses perderam um parente ou amigo para a Covid-19

Em meio a queda no número de casos do novo coronavírus, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU revelou dados importantes sobre os efeitos da Covid-19 no Recife. De acordo com a pesquisa, mais da metade da população da capital pernambucana perdeu algum parente ou conhecia alguém que morreu por conta da doença. Os dados também destacam o medo dos moradores de contrair a doença.

A pesquisa, que foi realizada por cotas amostrais, teve como objetivo investigar a opinião da população residente no Recife em relação a pandemia do novo Coronavírus. Os resultados também mostraram que 73% dos recifenses conhecem alguém que contraiu a Covid-19. No entanto, 74% da população afirma ter algum conhecido ou parente que se recuperou da doença.

“Este estudo é importante para que possamos compreender como a população do Recife está avaliando esta pandemia. Além disso, também mostra o temor dos cidadãos com relação a doença, já que 73% deles afirmam ter medo de contrair a Covid-19”, explica o coordenador da pesquisa, Adriano Oliveira.

Outro dado preocupante está relacionado aos testes aplicados para detectar a doença. Apesar de Pernambuco já ter ultrapassado a marca de 43 mil casos confirmados, apenas 10% da população da capital fez o teste da Covid-19. “O dado preocupa porque mostra que muitas pessoas ainda não foram testadas, o que resultaria em um número muito maior de casos”, complementa Adriano.

Medo de ir ao médico

O estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU também revelou que a população está evitando ir ao médico com medo do novo coronavírus. 83% dos entrevistados afirmaram não ter procurado estes profissionais para avaliações de saúde em geral. O dado preocupa porque muitas destas pessoas podem atrasar o diagnóstico e tratamento de doenças graves por conta da pandemia.

A pesquisa entrevistou 628 pessoas, por telefone, no período de 11 de junho a 14 de junho de 2020. Os entrevistados têm 18 anos ou mais e residem na cidade do Recife. A margem de confiança do estudo é de 95%.

Confira a pesquisa completa no link: www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2020/06/pesquisa_os_efeitos_da_covid-19.pdf

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.