Projeto Regula Mais Brasil chega a Recife e realiza atendimento exclusivo a pacientes crônicos durante a pandemia da Covid-19

A cidade de Recife (PE) passa a contar com os serviços de telessaúde do projeto Regula Mais Brasil dos Hospitais PROADI-SUS. A iniciativa realiza a telerregulamentação e teleconsulta de pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo consultas com especialidades como cardiologia, endocrinologia, neurologia, reumatologia, ortopedia e traumatologia .

Neste momento de pandemia, a telemedicina é uma ferramenta de suporte para desafogar o sistema de saúde, garantindo o atendimento aos pacientes, como explica Vânia Bezerra, superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Sírio-Libanês. “Recife não quer deixar os pacientes que têm outras enfermidades desassistidos. Por isso, a telemedicina vem para aliviar o sistema, que está sobrecarregado com casos suspeitos e confirmados da Covid-19; atender a população com outras necessidades, além de impedir que esses pacientes, que compõem grupos de risco para o novo coronavírus, busquem uma consulta presencial e se exponham a situações de contágio na comunidade”.

Como funciona?

Os teleconsultores entram em contato com os pacientes para teleconsulta. “Por meio de uma videochamada, o paciente tem contato direto com o médico especialista. Durante o atendimento, quando necessário, o médico pode ajustar o tratamento do paciente realizando uma prescrição eletrônica que é aceita nas farmácias das próprias unidades básicas de saúde do Recife”, explica Sabrina Dalbosco Gadenz, gerente do projeto . “Caso seja identificado que o paciente precisa da consulta presencial, os teleconsultores direcionam o caso, com todo o cuidado para entender se isso é imprescindível naquele momento”, conclui.

Esse formato do projeto está vigente na capital pernambucana enquanto durar a emergência nacional de saúde pública. Para agilizar a consulta com a prioridade adequada e apoiar na resolução de casos na atenção primária à saúde (APS) em situações pertinentes à própria APS, a telerregulamentação continua sendo realizada, garantindo assim, a redução no tempo de espera e o tamanho das filas com especialistas.

O Regula Mais Brasil chega a Recife para atender às necessidades de saúde da região, de forma colaborativa entre os hospitais membros do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o PROADI-SUS: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Atuação em outras praças

A iniciativa também está presente em outras regiões no Brasil com foco em telerregulação. Desde 2018, sob a execução do Hospital Sírio-Libanês, mais de 400 mil casos foram regulados no Distrito Federal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Amazonas e Recife

Além disso, com o desafio da pandemia a partir de março, o time foi ampliado para apoiar o SUS com atendimento para a Covid-19. “Em todos os estados brasileiros, o Regula Mais Brasil está oferecendo teleconsultoria a médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na regulação das filas para consultas com especialistas”, explica Sabrina. O profissional de saúde pode ligar em um número gratuito e falar imediatamente com um médico ou enfermeiro.

“As ampliações de atuação são fundamentais para apoiar e fortalecer o SUS neste momento de pandemia, de modo que os recursos empregados beneficiem os profissionais de saúde e, direta ou indiretamente, os cidadãos brasileiros”, conclui Vânia Bezerra.

Redação

Redação

One thought on “Projeto Regula Mais Brasil chega a Recife e realiza atendimento exclusivo a pacientes crônicos durante a pandemia da Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.