Pesquisadores continuam buscando alternativas para reduzir gravidade e mortes por Covid-19

Apesar do avanço da vacinação contra Covid-19, os pesquisadores continuam buscando meios de reduzir a gravidade e os óbitos pela doença. Somente na primeira quinzena de fevereiro, houve 2,4 milhões de novos casos de infecções pelo Coronavírus no mundo, segundo a Universidade de Oxford (UK).

Artigo recentemente publicado pelo jornal científico norte-americano Nature mostrou que a suplementação de vitamina D reduziu de forma significativa as taxas de infecção por Covid-19.

O estudo analisou dados de pacientes do Departamento Administrativo de Veteranos nos Estados Unidos, considerando uma amostra de 662.835 pessoas divididas em dois grupos: os que utilizaram a suplementação vitamina D2 ou D3 e os que não fizeram suplementação.

Na avaliação geral pode-se observar uma redução de 20% na taxa de infeção por Covid-19 nos suplementados com vitamina D2 e 28% com vitamina D3. A mortalidade em 30 dias após infecção por Covid-19 foi 33% menor nos suplementados com vitamina D3 e 25% com vitamina D2. O estudo também observou que os veteranos que receberam doses mais altas de vitamina D, assim como os tinham níveis sanguíneos iniciais de vitamina D muito baixos entre 0-19 ng/ml obtiveram melhores resultados. Na análise de gênero e raça o estudo mostrou que os homens e os negros que receberam suplementação de vitamina D tiveram maiores benefícios.

Segundo o médico Odair Albano, consultor de saúde, os benefícios da vitamina D sobre a saúde óssea, força muscular e redução de quedas dos idosos já são bem conhecidos. Sabe-se também que a deficiência de vitamina D está relacionada ao aumento do risco/piora de doenças, em especial, respiratórias e da mortalidade em geral. Com a identificação de receptores da vitamina D em vários locais, a partir da década 1990, pode-se conhecer melhor a sua ação imumoduladora que contribui para prevenção e melhor evolução das infecções respiratórias.

Referências:

  1. Association between vitamin D supplementation and COVID-19 infection and mortality – Jason B. Gibbons, Edward C. Norton, Jeffrey S. McCullough, David O. Meltzer, Jill Lavigne, Virginia C. Fiedler e Robert D. Gibbons.
  2. Martineau AR, Jolliffe DA, Hooper RL, Greenberg L, Aloia JF. Vitamin D supplementation to prevent acute respiratory tract infections: systematic review and meta-analysis of individual participant data (2017). Cite this as: BMJ 2017;356:i6583 Link
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.