Pessoas físicas e jurídicas podem destinar Imposto de Renda para apoiar tratamento de milhares de pacientes oncológicos

O período para fazer a declaração do imposto de renda referente ao exercício 2022 vai até o dia 31 de maio, e durante este prazo há mais uma possibilidade de ser solidário e contribuir com o Grupo Luta Pela Vida. A instituição visa prestar assistência aos pacientes oncológicos de Uberlândia (MG) e região por meio de melhores condições de tratamento, cura e bem-estar. Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do valor de imposto pago à Receita Federal para doações, incluindo o Grupo, que irá investir a arrecadação alcançada via IR para o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos.

Os interessados em apoiar a causa, poderão fazer a doação pelo imposto de renda no momento da declaração. Neste formato de contribuição, o valor destinado é o que seria pago à Receita Federal que vai para projetos sociais, que no caso do Grupo Luta Pela Vida, é direcionado via Fundo Municipal do Idoso em Uberlândia, um instrumento público de captação de recursos vindos de fontes diversas, como doações a projetos.

Para realizar a doação, no caso de pessoas físicas, é necessário que a declaração seja feita pelo Modelo Completo e podem ser destinados parte do imposto de renda a pagar ou a restituir. Na doação efetuada diretamente na declaração (até 3% do IR de 2022 no período de declaração) o valor será calculado pelo programa da Receita Federal e será gerado um documento de arrecadação que deverá ser pago até o prazo final para a declaração (DARF). Para concluir a destinação em prol dos pacientes oncológicos é necessário enviar o comprovante de pagamento do DARF para o GLPV para: contato@grupolutapelavida.org.br acompanhado de dados pessoais (nome, CPF, telefone e endereço).

Para as pessoas jurídicas, a contribuição pode ser realizada em qualquer mês do ano e neste caso, o recolhimento do IR deve ser regular, a tributação pelo Lucro Real e o limite para doação de empresas ao projeto do Grupo Luta Pela Vida é de 1% do IR. Para doar também é necessário indicar para a instituição o interesse em direcionar a doação através do e-mail. A instituição disponibiliza orientações passo a passo para o procedimento pelo telefone (34) 2101-1937, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e pelo site www.grupolutapelavida.org.br.

Com a destinação do imposto de renda, a população tem mais uma possibilidade para contribuir na luta pela vida sem precisar desembolsar, como comenta o coordenador de marketing do Grupo Luta Pela Vida, Alexandre Oliveira. “A destinação do IR é uma forma de contribuir com a nossa causa sem precisar ‘colocar a mão no bolso’. O valor que será destinado já seria pago pelo declarante à Receita Federal de qualquer forma, e basta informar que deseja fazer o direcionamento para as causas sociais no momento da doação. É um gesto simples que faz toda a diferença para continuarmos apoiando aqueles que precisam”, finaliza o coordenador.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.