Pneumologia Pediátrica: subespecialidade cuida de doenças respiratórias em crianças

A Pneumologia Pediátrica é uma subespecialidade da Pediatria que trata das afecções do aparelho respiratório que acometem recém-nascidos, crianças e adolescentes. Seu principal foco é o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças das vias aéreas superiores, árvore respiratória, pulmões e doenças sistêmicas que repercutem no equilíbrio e fisiologia pulmonares. Além disso, faz o acompanhamento de outras doenças que afetam órgãos que também tem repercussões respiratórias.

A grande maioria das afecções nas vias de respiração é relacionada a problemas pulmonares, ambientais, alérgicos e otorrinolaringológicos. Hoje, principalmente, nota-se como a exposição ambiental é determinante em alguns casos de alergias e doenças na infância. Com um acompanhamento médico regular, consegue-se esclarecer a origem dos problemas respiratórios e sua influência no crescimento e desenvolvimento da criança.

O funcionamento equilibrado dos pulmões e vias aéreas influencia o desenvolvimento geral da criança, por isso as doenças respiratórias frequentemente causam déficit no crescimento, no desenvolvimento neuropsicomotor, na audição, distúrbios de linguagem e do sono e alterações ortodônticas. Se não tratadas com a devida atenção, podem gerar sequelas respiratórias a longo prazo.

A POSFG está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato sensu em Pneumologia Pediátrica. As aulas serão ministradas essencialmente por professores com título de especialistas, mestres e/ou doutores. Para mais informações, entre em contato pelo 0800 600 3720 ou acesse www.posfg.com.br.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.