É comum que as empresas apliquem o NPS para descobrir a satisfação do público externo, identificando a porcentagem de clientes promotores da sua marca, serviços ou produtos. Contudo, essa pesquisa também é utilizada com o público interno, por meio do NPS dos colaboradores.
Com isso, o RH consegue saber se as equipes estão satisfeitas, podendo adotar medidas caso a organização não esteja agradando os profissionais. O ideal é ter colaboradores que se sintam bem em trabalhar na empresa, certo? Então, como garantir que a pontuação do NPS esteja alta?
Se você busca essa resposta, vai gostar de acompanhar as informações da Sharecare, ecossistema da saúde que combina prevenção, atenção primária, telemedicina e soluções digitais, que explica como é feita essa pesquisa e qual a importância dos programas de saúde e bem-estar para melhorar esse resultado.
Como funciona o NPS dos colaboradores?
NPS é a sigla para Net Promoter Score, que nada mais é do que uma pesquisa que as empresas realizam com os clientes para descobrir se estão satisfeitos com seus produtos ou serviços. Consiste em uma única pergunta: em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa organização para um conhecido?
Os resultados podem apontar:
- avaliação de 0 a 6 indica que o cliente é um detrator da empresa;
- avaliação de 7 a 8 indica que ele é neutro;
- avaliação de 9 a 10 indica que ele é um promotor da marca.
Como se vê, é uma pesquisa que pode apontar a visão que o público externo tem do seu negócio. Permite, assim, que os gestores possam adotar medidas para melhorar esse score e ganhar mais participação no mercado.
eNPS
Mas como essa pesquisa pode ter relação com a área de RH? Utilizando o mesmo método, as empresas podem descobrir o NPS dos colaboradores, nesse caso chamado de eNPS (Employee Net Promoter Score).
Por meio da pergunta: “com uma nota de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa para alguém próximo a você trabalhar?”, é possível entender se o profissional está satisfeito ou não.
Dá para aplicar a pesquisa por formulário em papel, e-mail ou qualquer outro meio digital. O recomendado é que se garanta o anonimato do colaborador para que ele fique à vontade em dar sua opinião sobre a organização.
Por que é importante medir o NPS dos colaboradores?
Aplicar a pesquisa junto ao público interno é importante para que a empresa possa entender como as equipes se sentem em trabalhar na organização. Isso porque, quando os profissionais estão satisfeitos, há uma série de benefícios, como:
- melhora do clima organizacional;
- redução de conflitos;
- equipes mais motivadas e engajadas;
- aumento da produtividade;
- melhora do relacionamento com os clientes;
- diminuição de faltas;
- redução da rotatividade;
- aumento da retenção de talentos.
Um estudo do Reino Unido demonstrou que colaboradores satisfeitos e felizes são 12% mais produtivos. Com isso, ao medir o eNPS, a organização demonstra que está em busca de melhorias para oferecer uma boa experiência para suas equipes.
Outra questão é que notas muito baixas obtidas com a pesquisa devem servir de alerta ao RH, pois apontam algum problema, como excesso de pressão no dia a dia, falta de reconhecimento, entre outros.
Aliás, é possível adaptar e aproveitar a pesquisa para incluir: qual o motivo da sua nota? Assim, fica mais fácil realizar mudanças no ambiente organizacional e melhorar a satisfação dos colaboradores.
E, nesse ponto, além de oferecer boas condições de trabalho (pensando em espaços adequados e ergonomia), salários atrativos e um plano de carreira, existe um ponto que pode fazer a diferença e aumentar o NPS dos colaboradores — ter o foco em ações de saúde, como mostraremos a seguir.
De que maneira as ações em saúde podem ajudar?
Quando a empresa investe em ações de saúde, está cuidando do bem-estar de seu colaborador. Dessa forma, mostra que valoriza seu profissional e se preocupa com sua saúde física e mental.
Afinal, na maioria das vezes, o colaborador passa mais tempo trabalhando do que com sua família, por isso é necessário que ele saiba que é importante para a organização. E a empresa comprova isso com medidas voltadas para a qualidade de vida de seu time. Nesse aspecto, é fundamental, além de oferecer um plano de saúde, investir em outros programas que estejam voltados para o perfil dos seus colaboradores.
Como resultado, você tem colaboradores satisfeitos, reduzindo assim o absenteísmo, os afastamentos e a rotatividade. Por isso, depois de implementados, é recomendado sempre avaliar os indicadores de bem-estar das equipes.
Como impulsionar o NPS com programas de saúde?
Agora que mostramos a importância de avaliar o NPS dos colaboradores, é necessário apontar quais programas de saúde implementar para impulsionar esses resultados.
Nesse ponto, o ideal é direcionar a atenção para a medicina preventiva, de modo a modificar os hábitos das pessoas. Então, é importante oferecer palestras e lives de conscientização sobre os perigos do sedentarismo, tabagismo, entre outros temas.
Estimular a prática da atividade física, com parcerias com academias, formação de grupos de corridas e equipes esportivas, também vai trazer bons resultados.
Não podemos esquecer de incluir a saúde mental, assim, é necessário que a organização ofereça algum tipo de apoio psicológico, de forma a controlar o estresse e a ansiedade, tão comuns no ambiente corporativo.
Uso da tecnologia
Para que as ações de saúde sejam eficazes, a melhor estratégia é conhecer o perfil dos seus colaboradores. Como fazer isso? Por meio de softwares voltados para a gestão em saúde.
O gestor consegue entender as principais necessidades de seus profissionais, podendo atuar de modo mais efetivo. Vamos imaginar os colaboradores com doenças crônicas, por exemplo. Uma medida é realizar o acompanhamento dessas pessoas para que façam as consultas e exames regulares. Também é importante estimular a alimentação saudável e a atividade física.
Disponibilizar um aplicativo que incentive o autocuidado e a adoção de um estilo de vida saudável também é uma forma de elevar o eNPS, já que o foco será a qualidade de vida do profissional.
O NPS dos colaboradores permite que a empresa entenda se as equipes estão satisfeitas em trabalhar na organização. Porém, independentemente da pontuação obtida, é essencial que as companhias invistam em um clima organizacional harmônico, boas remunerações e benefícios, além de programas voltados para a qualidade de vida dos profissionais.