Covid-19: São Paulo anuncia instalação de leitos do Hospital Cruz Vermelha Brasileira para pacientes graves

Em visita à Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo (CVB/SP), o prefeito Bruno Covas anuncia a instalação de leitos para pacientes com Covid-19 no hospital da instituição, que cancelou todas as cirurgias eletivas para deixar prontos 54 leitos, sendo 20 de UTI, 30 de apoio, uma sala de estabilização e três de admissão. Mas, em plena capacidade serão 75 leitos, sendo 40 de UTI. Os setores de central diagnóstica, laboratório, farmácia, lavanderia e todos os demais serviços necessários para o bom funcionamento da unidade, também estão disponíveis.

O atendimento será com porta fechada, ou seja, as pessoas com sintomas não devem procurar diretamente o Hospital. Os pacientes com Covid-19 chegarão, exclusivamente, transferidos por ambulâncias de outras unidades e as internações serão controladas pela regulação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Em entrevista à imprensa, Bruno Covas enfatizou a importância de firmar parceria com a Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo, pela credibilidade da instituição, e afirmou que a disponibilização do hospital contribui com o trabalho realizado pela prefeitura e governo estadual, visando a ampliação de leitos de UTI, um dos gargalos do sistema de saúde, na pandemia. “Essa é uma das maiores preocupações, para que São Paulo não repita o que vem acontecendo em outras cidades que não conseguem mais atender a população”.

O prefeito reforça o pedido de isolamento social. “Se as pessoas ficarem em casa, a gente dilui essa contaminação no tempo, evita o pico e todo mundo pode ser atendido nesses leitos que estão sendo incorporados”, sinaliza Bruno Covas.

O presidente da CVB/SP Jorge Wolney Atalla Jr. conta que, logo ao perceber que a pandemia acarretaria muitas internações, decidiu bancar 100% dos custos do Hospital para auxiliar a rede pública. “Quando vimos que havia muitos casos da Covid-19 e, possivelmente faltariam UTIs, decidimos fechar o hospital e deixá-lo à disposição. Graças a Deus deu certo e hoje começa essa parceria com a prefeitura”

Há mais de 50 anos o Hospital Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo é referência no tratamento de queimaduras e cirurgias plásticas, mas tem ampliado com atendimento de outras especialidades, como ginecologia, ortopedia, gastronomia, buco-maxilo-facial, dentre outros. O seu prédio ocupa mais de três mil metros quadrados.

Programa Cidade Solidária

A CVB/SP é parceira da prefeitura de São Paulo no Programa Cidade Solidária, como ponto de coleta de doações e preparação de kits de higiene, limpeza e alimentos para distribuição, com ajuda de cerca de 400 voluntários e colaboradores, que trabalham em uma estrutura gigante, equipada para o trabalho que não para. Desde o lançamento do programa, em 7 de abril, foram enviados à prefeitura mais de nove toneladas de kits de higiene e limpeza e recebidos quase 90 mil itens, incluindo alimentos para montagem de cestas básicas.

Ao lado de Covas, Jorge Wolney Atalla Jr. agradece à prefeitura, aos 300 voluntários envolvidos no programa e às empresas parceiras, que garantem a preparação de oito mil kits diários de higiene, limpeza e alimentos, enviados para o Cidade Solidária distribuir.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.