Prefeitura de Contagem e Unimed-BH firmam parceria para ofertar consulta on-line no município

O Serviço Social Autônomo (SSA) de Contagem, em alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde do município, acaba de implantar o sistema de atendimento on-line da Unimed-BH para diminuição de tempo de espera nas portas de urgência do Centro Materno Infantil e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK. Para viabilizar a teleconsulta, o SSA também conta com a parceria da Memed, empresa de prescrição digital.

O novo modelo de atendimento entrou em funcionamento na segunda-feira (11) no Pronto Socorro Pediátrico do Centro Materno Infantil e garante aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) agilidade para as consultas. De acordo com as escalas médicas, estima-se que cerca de 30 pediatras, que já atuam na unidade hospitalar, passem a atender também no consultório on-line. A teleconsulta acontece em um consultório montado na unidade, exclusivamente para o atendimento na modalidade on-line, em que o paciente entra para o consultório e é atendido virtualmente pelos médicos. Uma alternativa de atendimento mais ágil para o Pronto Socorro que conta com o apoio de um profissional da enfermagem durante a consulta, caso seja necessária ação saúde (verificação de sintomas).

O projeto-piloto será implementado também na UPA JK, nesta semana, a fim de otimizar o tempo de espera das demandas classificadas como verdes e azuis, isto é, de baixo ou nenhum risco de agravo imediato de saúde. Para a unidade de pronto atendimento, estão previstos dois postos de teleconsulta, uma tecnologia que é novidade na rede pública de saúde em Contagem, viabilizada pela parceria com a Unimed-BH e a Memed.

Segundo o diretor geral do SSA Contagem, Eduardo Penna, a expectativa é que o novo formato de atendimento dê uma vazão mais rápida aos atendimentos e se expanda para a rede de saúde do município. “Esperamos que esse modelo se consolide, dando uma resposta mais rápida para esse público que é a grande maioria que procura as unidades de urgência – que não tem um quadro grave, mas que historicamente precisa aguardar um tempo maior para atendimento em função dos casos mais graves que chegam nas unidades. É um projeto que tende a evoluir com o tempo para toda a rede de saúde de Contagem”, afirma Penna.

O diretor geral relembra ainda que a solução parte de um plano de ação traçado a partir do pico de atendimentos pediátricos no Centro Materno Infantil em abril e maio deste ano. O aumento da demanda neste período, proveniente das doenças respiratórias principalmente, impactou no tempo de espera não apenas no Pronto Socorro Pediátrico de Contagem, mas em toda a região metropolitana.

“A Unimed-BH é uma cooperativa de médicos e tem entre os seus princípios a intercooperação, a responsabilidade e o desenvolvimento social com as comunidades onde está inserida. Essa parceria tem o objetivo de levar a telemedicina até as pessoas que necessitam de assistência médica neste momento”, afirma Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH.

A plataforma de telessaúde da Unimed-BH foi implantada em 18 de março de 2020 para os clientes da Cooperativa. Até o momento, mais de 730 mil consultas on-line já foram realizadas. Além da Unimed-BH, outro grande parceiro da inciativa é a Memed, empresa de prescrição digital, que cedeu sua tecnologia para o município de Contagem, permitindo que todos os médicos que vão utilizar a plataforma de teleconsulta usem o ambiente digital para gerar prescrições médicas, atestados, entre outros. Outra novidade, é que por meio do sistema desenvolvido pela Memed, o paciente vai receber também a prescrição médica digitalmente por SMS e e-mail.

Centro Materno Infantil:

Av. João César de Oliveira, 4495, Eldorado, Contagem (MG)

(31) 3352-2100 – ramal 232

Unidade de Pronto Atendimento JK:

Av. João César de Oliveira, 780 – Eldorado, Contagem (MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.