Primeiro grupo de cirurgia de urgência e emergência do país completa 10 anos e consolida modelo de atendimento que já está em 16 hospitais

O Grupo Surgical, primeiro grupo de cirurgia de urgência e emergência do Brasil, completa 10 anos em 2023, com resultados que provam que este modelo de trabalho pode trazer qualidade e padronizar o atendimento médico em instituições hospitalares diferentes. Ao longo uma década, o grupo ampliou sua atuação de 2 para 16 hospitais e o número de consultas realizadas pela equipe quase quadruplicou, enquanto o volume de cirurgias cresceu aproximadamente cinco vezes.

Atualmente composto por 22 médicos, o Grupo Surgical foi fundado em Campinas, e iniciou suas atividades com apenas 5 cirurgiões, com o objetivo de oferecer excelência e eficiência no atendimento de urgências e emergências cirúrgicas. “Quando cheguei a Campinas, percebi que havia uma necessidade de aprimorar os serviços de urgência e emergência na região. Comecei, então, a pensar na criação de um grupo, com profissionais altamente capacitados, que possuísse marcadores de qualidade e controle de resultados. Estes são fatores que refletem diretamente no atendimento oferecido ao paciente cirúrgico, especialmente os de urgência e emergência”, explica o fundador e CEO do Grupo, Bruno Pereira.

Desde sua criação, o Grupo Surgical não parou de crescer. Além das cirurgias de urgência e emergência, também passou a realizar cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais e mutirões cirúrgicos. Em 2019, foi dada a largada à expansão das especialidades e firmou-se a participação como preceptoria de residência em cirurgia geral. Ao longo dos anos, a área de abrangência também foi ampliada, incluindo diversos municípios da região de Campinas, como Valinhos, Jaguariúna, Amparo e Americana, e mais distantes, como Belém do Pará.

Hoje, o grupo conta com especialistas de cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia, cirurgia torácica, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, oncoginecologia, urologia e cirurgia vascular. Em 2022, aconteceu uma parceria público-privada e foram realizados mutirões de cirurgias no SUS (Sistema Único de Saúde).

Como resultado de todo este trabalho, o Surgical conquistou importantes selos de qualidade, como o ISO 9001 e o ISO 45000, auditados pela ALC (América Latina Certificações). Além disso, a metodologia Lean Six Sigma foi implantada, uma estratégia muito utilizada em empresas, o que resultou em uma redução de até 50% do tempo de atendimento dos pacientes e da fila de espera por cirurgias.

“De forma geral, conseguimos melhorar substancialmente o fluxo no centro cirúrgico e otimizar o tempo de sala de cirurgia, traduzindo esta medida em maior número de cirurgias com o mesmo ou menor recurso – e isso tudo oferecendo um excelente serviço ao paciente”, afirma Pereira.

O Grupo atua como um serviço terceirizado dentro de hospitais. “Quando somos contratados por um hospital para assumir a cirurgia de urgência e emergência, por exemplo, nós nos responsabilizamos por tudo: escala dos nossos profissionais, implementação do nosso sistema de trabalho, treinamento e padronização de todo o atendimento”, explica o fundador do grupo. “Dessa forma, o hospital tem total respaldo, sem faltas ou dificuldades para oferecer a assistência necessária”, comenta.

Para o paciente, não há qualquer mudança burocrática. Ele vai chegar ao hospital onde o grupo atua e ser encaminhado para a consulta/cirurgia. “O que muda para ele é a qualidade do atendimento. Nosso grupo está atualizado com os principais protocolos utilizados no mundo. Temos facilidade para discutir casos mais complexos e também fazemos reciclagem periódica. Trocamos muita experiência”, Dr. Bruno acrescenta.

Segundo ele, a qualidade dos serviços prestados é um dos principais pontos que fazem este esquema de trabalho crescer e ser reconhecido. “Como trabalhamos com indicadores de qualidade e medição de resultados muito rígidos, conseguimos detectar qualquer falha no processo rapidamente. Isso nos ajuda a prestar uma assistência de excelência, com agilidade, melhor aproveitamento de materiais, menor desperdício e, portanto, maior vantagem para os hospitais”, explica.

No ano passado, o Grupo Surgical realizou 5.259 cirurgias e 27 mil consultas. “Estamos crescendo exponencialmente a cada ano e nos adaptando às necessidades de cada região. Nós também estruturamos a equipe para participar de mutirões de cirurgia pelo SUS, contamos capacidade para prestar serviço em qualquer região do país, sempre com a qualidade que marcou nosso trabalho nessa primeira década de existência. Projetamos um grande crescimento para os próximos anos”, finaliza o médico.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.