Pro Matre recebe certificação internacional em anestesia obstétrica

O Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, instituição referência no cuidado integral da mulher e do neonato, acaba de receber a certificação da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP) – o mais importante reconhecimento internacional no âmbito de anestesia obstétrica. A conquista como ‘Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica’ atesta a competência da Maternidade em segurança do paciente e qualidade no atendimento. Com este reconhecimento, a Instituição entra para o seleto grupo de 83 centros que possuem o certificado em todo o mundo. Destes, apenas dois são brasileiros, o Hospital e Maternidade Santa Joana, condecorado em 2018, e, agora, a Pro Matre – ambas fazem parte do Grupo Santa Joana. O anúncio foi feito durante o SOAP 54th Annual Meeting, em Chicago, no Illinois (EUA).

A certificação da SOAP avalia rigorosos critérios, como qualificação dos profissionais (especialização em anestesia obstétrica e educação continuada); estruturas e equipamentos da instituição; protocolos definidos para cesárea e para parto vaginal; e treinamento em simulação realística. Entre os 83 centros de excelência em anestesia obstétrica certificados em 2022 estão os hospitais de conceituadas faculdades de medicina dos Estados Unidos, como o Clements University Hospital e Southwestern Medical Center, em Dallas, no Texas; NYC Health and Hospitals/Elmhurst, em New York; University of Colorado Hospital, em Aurora, no Colorado; além do Kitasato University Hospital, localizado na cidade de Sagamihara, em Kanagawa, no Japão.

O grupo de Anestesia do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista conta com profissionais com ampla experiência em anestesia obstétrica de alto e baixo riscos. A Instituição, que já é referência no país, passa constantemente por aprimoramentos em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas.

Também, o Grupo Santa Joana tem contribuído de maneira relevante na educação de profissionais da saúde do corpo clínico interno e externo com simuladores de alta tecnologia em uma estrutura flexível, que pode reproduzir suíte de parto, consultório ou sala de cirurgia. Por meio do seu Centro de Simulação Realística é possível capacitar as equipes multidisciplinares, formadas por obstetras, anestesiologistas, neonatologistas, enfermeiras e outros profissionais, para saberem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e, também, em situações extremas.

Dentro dos Programas de Ensino e Simulação do Grupo Santa Joana está o Programa de Redução de Mortalidade Materna, com protocolos assistenciais para capacitar a equipe multidisciplinar no atendimento da paciente com eclâmpsia, síndromes hemorrágicas, no atendimento e diagnóstico da sepse e parada cardiorrespiratória em obstetrícia, bem como promover reflexão sobre as melhores práticas em obstetrícia para redução da mortalidade materna, uniformizando o atendimento das pacientes obstétricas e garantindo eficácia nos resultados no Hospital.

A certificação pela excelência no atendimento em anestesia obstétrica da SOAP é mais uma conquista que evidencia a cultura da Pro Matre, que tradicionalmente se preocupa com a educação médica continuada.

“Estamos muito felizes por sermos uma das instituições mais seguras do mundo em relação à anestesia obstétrica. Trata-se de mais um atributo que referência a Pro Matre na excelência médica e técnica, contribuindo para a escolha da maternidade pelos médicos obstetras e, principalmente, pelas pacientes. Todas nossas práticas e protocolos permitem criar uma relação de proximidade entre as parturientes e a equipe médica da Maternidade, proporcionando acolhimento, segurança e, acima de tudo, humanização em um momento tão especial para a família, que é a chegada de um bebê”, comenta Dra. Mônica Maria Siaulys, diretora Médica do Grupo Santa Joana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.