Cardio-Oncologia: Samaritano é primeiro da América do Sul a conquistar selo Ouro de Excelência

Os Hospitais Samaritano Higienópolis e Samaritano Paulista, da Rede Americas, receberam o selo ouro de Excelência em Cardio-Oncologia pelo desempenho na atuação da especialidade em São Paulo. As instituições, que são as primeiras a conquistar a marca na América do Sul, registraram uma média de 100 atendimentos ambulatoriais por mês na especialidade.

A certificação é oferecida pela Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia e contempla centros especializados no suporte cardio-oncológico, que oferecem cuidados associados de forma abrangente e interdisciplinar, para proporcionar os melhores resultados possíveis para os pacientes.

O selo ouro é destinado a instituições que se comprometeram a crescer e se desenvolver através de contribuições ao ensino e à pesquisa médica. Por meio do alcance de critérios específicos, resultando em um nível alto de atendimento para fornecer estrutura para métricas de qualidade, desenvolvimento, crescimento e impacto clínico nos programas de cardio-oncologia.

Ariane Macedo, coordenadora da cardio-oncologia da Rede Americas, destaca que a principal evolução no período de avaliação foi a criação das linhas de cuidados na área. “Nosso objetivo sempre foi o de promover a melhor atenção cardiológica aos pacientes em tratamento de câncer”, diz.

A especialista explica ainda que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes não relacionadas ao câncer nos pacientes oncológicos. Também que há, ainda, situações complexas que envolvem esses pacientes, que poderiam se beneficiar de uma quimioterapia curativa, mas encontram limitações na administração do tratamento, devido à doença cardiovascular concomitante. “Dessa forma, a cardio-oncologia atua junto a equipe de oncologistas, com intuito de promover o melhor tratamento disponível e, paralelamente, assegurar a saúde cardiovascular”, afirma.

Internacional Cardio-Oncology Society

A Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia é um grupo de profissionais comprometidos em todo o mundo que se esforçam para proteger a saúde cardiovascular de todos os pacientes submetidos à terapia contra o câncer. Ao otimizar o estado cardíaco desses pacientes antes, durante e, após o tratamento, há melhora nos resultados gerais, incluindo taxas de sobrevida e aumento na qualidade de vida. O objetivo é fornecer a mais recente atualização em pesquisa científica e clínica para qualquer pessoa que trata pacientes com câncer com foco no aumento da proteção do coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.