Profissionais realizam treinamento no Centro de Simulação Realística da Santa Casa de Porto Alegre

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), por meio da área de Ensino e Pesquisa, foi selecionada entre seis instituições do país para realizar, entre os dias 13 e 31 de dezembro, o treinamento de mais de 200 profissionais da vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar de todo o Brasil. A contratação do Centro de Simulação Realística da instituição será viabilizada por meio de um recurso extraordinário de R$ 969 mil, conquistado por meio de edital público da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

“Essa conquista mostra não só a excelência do trabalho desenvolvido na instituição há mais de dois séculos, mas também nossa capacidade de estar sempre alinhados com o futuro, trazendo o que há de mais atual e pioneiro na área de ensino e pesquisa em saúde. Mais do que um desafio, receber profissionais de todo o Brasil irá aprimorar ainda mais os serviços oferecidos pela Santa Casa”, destacou o diretor médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil. No treinamento, as equipes poderão se preparar para as mais diferentes situações, como aconteceu durante a pandemia de Covid-19, fazendo todo o processo de gestão de leitos, pacientes, bem como de toda a estrutura hospitalar.

O projeto apresentado pela Santa Casa se enquadra dentro dos objetivos expressos da OPAS para realização de treinamentos de seus colaboradores em centros de simulação realística, a fim de esclarecer e desenvolver o conhecimento e a prática da vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar, conforme os objetivos de integração e desenvolvimento. Considerado um método ativo e inovador, a simulação é utilizada para o treinamento e desenvolvimento de competência em profissionais, permitindo que o grupo de pessoas vivencie e experimente a representação de um acontecimento real, com a finalidade de praticar, aprender, avaliar ou entender sistemas ou ações humanas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.