Profissionais terão aulas sobre atenção primária ao paciente com hipertensão e diabetes em tempos de pandemia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza no dia 5 de maio, às 10h30, no formato de webinar, a primeira aula do projeto Cuidando do Coração, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O tema será “Atenção primária ao paciente com hipertensão e diabetes em tempos de pandemia”.

O objetivo do projeto é promover a educação médica continuada na qualificação das equipes de saúde dedicadas à atenção primária de municípios brasileiros nos assuntos relativos à prevenção das doenças cardiovasculares, por meio de abordagem multiprofissional e utilização de plataforma digital de ensino a distância.

“As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes todos os anos no Brasil, e no momento que vivemos de aumento no número de casos de Covid-19, que portadores de comorbidades associadas a essas enfermidades podem ter mortalidade de três a quatro vezes maior que outros pacientes, e que os afetados com hipertensão arterial têm o risco de morte aumentado em 7,5%, ações voltadas à atenção primária provocam impactos positivos à prevenção de doenças cardiovasculares e também em relação ao manejo de pacientes crônicos”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.

O conteúdo da videoconferência foi estruturado e produzido pela SBC, com validação prévia do Conasems, e será transmitido ao vivo online pela Sociedade, com possibilidade de interação com o público e acesso posterior ao material veiculado.

Participarão deste primeiro webinar, além de Queiroga, José Francisco Kerr Saraiva, cardiologista, professor da PUC-Campinas e diretor de Promoção de Saúde da SBC; Andréa Brandão, professora da UERJ e diretora da SBC; e Karla Melo, endocrinologista e diretora de Atenção Básica da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A SBC solicitou ao Conasems a disponibilização das equipes de saúde para assistir à videoaula, que será transmitida pelo endereço: www.conasems.webnario.online.

O projeto Cuidando do Coração tem abrangência nacional, vigência de três anos e vai levar os temas mais importantes sobre doenças crônicas não transmissíveis aos profissionais de 45 mil equipes de saúde da família, de 40 mil unidades básicas de saúde (UBS), distribuídas pelos 5.570 municípios brasileiros

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.