Saiba como conceito do One Health pode evitar novas doenças e pandemias no futuro

O One Health é um conceito que estuda a relação entre seres humanos, animais e meio ambiente, com a finalidade de proporcionar um lugar perfeito para todos os seres vivos. E em tempos de pandemia, o conhecimento se torna indispensável, já que ajuda a prevenir diversas doenças e maiores impactos ambientais.

Segundo o professor do programa de pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, Dr. John Loomis, atualmente, doenças zoonóticas que vem de animais selvagens e conseguem passar pelos seres humanos, estão cada vez mais frequentes e isso se deve a globalização, mudanças climáticas e destruição do ecossistema, o que aumenta o surgimento de novas bactérias.

“Atualmente, temos diversas doenças de animais selvagens que podem ser transmitidas para frutas e legumes por meio de fezes e urinas, contaminando produtos que mais tarde, chegam aos supermercados para serem vendidos, com isso, a população é contaminada, o que causa um grande surto na sociedade humana. E o papel do One Health, é justamente resolver esse tipo de problema que afeta os animais, seres humanos e o meio ambiente”, explica o professor.

Nos dias de hoje, as mudanças climáticas estão levando novas doenças para outras regiões, já que lugares com temperaturas mais quentes, facilitam o contágio de algumas enfermidades transmitidas por vetores, pois esses lugares normalmente, possuem um clima mais tenso e isso facilita a presença de insetos.

“Em locais onde o inverno não é tão rigoroso, a população de alguns insetos, não morrem mais como antigamente, com isso, há um risco desses bichos migrarem para outras regiões do planeta, transmitindo novas doenças para outras populações”, comenta o professor Loomis.

A população de pessoas continua crescendo e esse aumento se expande para novas áreas geográficas, que levam os seres humanos ao contato com animais domésticos e selvagens. “Muito se fala sobre mudanças climáticas, mas vemos muitas alterações e abuso no uso de terras, que é a maior causa do desmatamento na Amazônia, com uma expansão agrícola que incentiva seres humanos a manterem cada vez mais contato com as áreas naturais”, afirma.

One Health e o Coronavírus

De acordo com o professor John Loomis, muitos cientistas acreditam que o nascimento do vírus da Covid-19 se deu por conta do contato entre o ser humano e animais selvagens. “Na China, o comércio de animais silvestres era legalizado e apesar de ser uma prática permitida, o contato próximo com humanos, cria condições perfeitas para que o vírus pule de uma espécie para outra. A origem do Coronavírus ainda está sendo estudada, mas muitos estudos indicam que o nascimento do vírus, aconteceu nos mercados de Wuhan, na China”, explica.

A pandemia do Coronavírus não será a última, porém, quanto mais consciência e respeito à sociedade tiver pelos territórios naturais, menos pandemias irão ocorrer nos próximos anos, pois devido ao aumento da população humana e mudanças climáticas, a probabilidade de novas doenças no futuro se torna cada vez maior.

Por fim, o especialista ressalta que a saúde humana, está ligada aos animais e meio ambiente, portanto, tudo deve estar em equilíbrio, do contrário tanto o planeta quanto os seus habitantes, sofrerão as consequências a começar por pandemias, como a do Coronavírus, que está sendo vivenciada nesse exato momento pela humanidade.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.