A Lenscope, uma das startups selecionadas para o Batch #5 do Samsung Creative Startups, programa de aceleração de startups da Samsung, desenvolveu uma solução inovadora para a área da saúde oftalmológica, que facilita e torna mais acessíveis as lentes de óculos de grau no país.
A healthtech, sediada em Campinas, interior de São Paulo, usou da inteligência artificial (IA) para criar um aplicativo que mapeia o rosto do usuário por meio da câmera frontal do smartphone. A partir desse mapeamento, é criada uma imagem em 3D que registra o formato e o tamanho do rosto da pessoa e a distância entre os olhos, medidas que são fundamentais para a produção de óculos novos. A nova tecnologia permite que todo o processo de obter novos óculos de grau seja realizado sem precisar sair de casa, oferecendo mais comodidade e economia para o usuário.
O sistema ainda permite que o usuário experimente, de forma virtual, as armações que mais gosta e que combinam com seu formato de rosto, por meio de filtros disponíveis no aplicativo. Na sequência, é feito o upload da receita oftalmológica e o produto chega na casa do usuário alguns dias após a finalização da compra.
“A Lenscope foi criada para facilitar o processo de aquisição de óculos novos. Além disso, conseguimos reduzir os custos dessa produção com a criação de um processo de compra mais inteligente, no qual não há intermediários entre fabricante e cliente final. Participar do Samsung Creative Startups tem nos ajudado a estruturar ainda mais o nosso modelo de negócio e a entrar no mercado com toda a maturidade necessária para oferecer um serviço inteligente e um atendimento de qualidade. O programa fez toda a diferença para nós”, afirma Makoto Ikegame, fundador da Lenscope.
“Com o isolamento social, as pessoas passaram a buscar formas de suprir suas necessidades sem sair de casa e a Lenscope conseguiu ser uma facilitadora nesse sentido. Esse é um dos objetivos do Samsung Creative Startups ao promover a aceleração dessas empresas: usar da tecnologia e da inovação para levar bem-estar e saúde de qualidade para as pessoas de um jeito cada vez mais fácil”, explica Paulo Quirino, coordenador nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Para mais informações sobre essa e as demais edições do Samsung Creative Startups, acesse news.samsung.com/br/tag/samsung-creative-startups.
Samsung Creative Startups
A Lenscope é uma das 14 startups selecionadas para o Batch#5 do Samsung Creative Startups. Essa última fase abrange projetos de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG) e contemplam áreas como saúde, segurança, educação digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e controle parental. Desde a primeira edição, em 2016, 45 startups foram aceleradas.
As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura, dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R$ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.