Programa de qualidade em cirurgia bariátrica desenvolvido no Brasil será replicado na América Latina

Cirurgia bariátrica e metabólica. Foto: Arquivo / SBCBM

O Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC em que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) atuou diretamente como desenvolvedora será replicado por entidades latinoamericanas vinculadas à International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO), a partir de outubro. O objetivo é o compartilhamento de informações e melhora dos padrões da cirurgia nestes países.

Segundo o presidente da IFSO-LAC, Estuardo Behrens, o lançamento oficial da plataforma para cirurgiões e hospitais da América Latina será realizado no 25º Congresso Mundial da Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Distúrbios Metabólicos, em Miami, que acontece entre os dias 19 e 23 de outubro.

“Desde 2013, a IFSO-LAC vem desenvolvendo este processo de certificação para seus membros. Conversamos com o presidente executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti, para unir forças e, assim, desenvolver em conjunto o processo de certificação e credenciamento. Acreditamos que a plataforma da SBCBM é funcional, amigável e reproduzível. É por isso que temos trabalhado juntos”, afirma Behrens.

O objetivo da Certificação e Acreditação é elevar os padrões de qualidade dos serviços; reconhecer profissionais e hospitais qualificados; padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico, trazendo segurança e efetividade para os pacientes, ao tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade, podendo, com isso, trazer redução de custos para o sistema de saúde e uma melhor perspectiva de remuneração para aqueles que demonstrem sua efetiva qualidade através da certificação.

Segundo o presidente executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa também irá influenciar positivamente na escolha do paciente e na evolução da medicina que busca em todo o mundo a melhora da performance e resultados com o menor custo.

“Podemos mostrar mais uma vez que a cirurgia bariátrica e metabólica não só traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida daqueles pacientes, mas também, principalmente, que o procedimento diminui os custos do sistema de saúde [público e suplementar]”, explica Berti.

Além disso, para o presidente da IFSO-LAC, os dados gerados pelo Programa de Certificação e Acreditação também irão contribuir para a criação de novas diretrizes em cirurgia bariátrica. “[O programa] nos permite coletar as mesmas informações de diferentes países e transmiti-las em massa, criando assim um banco de dados comum. Assim, sendo capaz de criar diretrizes da América Latina para gestão e tratamento”.

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO

O processo de Certificação e Acreditação da SBCBM será realizado pela World Medical Accreditation (WMA), sob coordenação da SBCBM, e será responsável pelo armazenamento e análise do banco de dados dos profissionais médicos e hospitais. No Brasil, hospitais localizados na Bahia, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, entre outros já passaram pelo programa de Acreditação.

“Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade”, reforça o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.