Programação cultural gratuita integra os 215 anos da Santa Casa de Porto Alegre

Em comemoração aos 215 anos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), o Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC) promove a Jornada Misericórdias, Medicina e História no dia 9 de outubro de 2018. O evento reúne quatro atividades, atendendo diferentes públicos e diversos interesses. “O aniversário da instituição está oportunizando, além do convívio entre os participantes, a possibilidade de apropriação de conhecimento no mais antigo hospital do Rio Grande do Sul, através do seu Centro Histórico-Cultural. A rica programação oferecida demonstra a importância da Jornada comemorativa ao aniversário da Santa Casa de Porto Alegre, neste ano de 2018”, explica a historiadora Véra Barroso.

Durante a Jornada, serão divulgadas as pesquisas realizadas nos acervos do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, além de análise da atuação da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre na criação da primeira Faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul, no final do século XIX, destacando-se aspectos de suas relações e sua importância no desenvolvimento da medicina científica no extremo-sul do Brasil. “A oportunidade também irá proporcionar o estreitamento de laços da Santa Casa de Porto Alegre com as demais Santas Casas existentes no Rio Grande do Sul, através da assinatura de Termo de Parceria e Cooperação, com vistas à colaboração do Centro Histórico-Cultural no âmbito da preservação da memória e da história das Misericórdias do Estado”.

 

Programação

 

09/10, das 8h às 12h

VI Encontro de Pesquisadores do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Divulgação de pesquisas realizadas a partir dos acervos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

09/10, das 13h às 18h

Seminário Internacional “As Misericórdias: patrimônio e preservação”

Exposição de quatro historiadoras portuguesas, professoras das Universidades de Lisboa, Coimbra e Braga para debater o tema “As Misericórdias na História: a caridade e as elites”.

 

09/10, às 18h30min

Lançamento da obra “Saúde tem história: narrativas no Centro Histórico-Cultural Santa Casa”

A publicação reúne médicos e historiadores que abordam a história da saúde,

desde a antiguidade ao tempo presente.

 

09/10, às 19h30min

III Ciclo de Palestras “Histórias da Saúde”

Talkshow “A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a primeira Faculdade de Medicina no Rio Grande do Sul”, com a participação dos médicos Carlos Gottschall, Aloyzio Cechella Achutti e Waldomiro Manfroi, sob coordenação de Gilberto Schwartsmann.

 

Jornada Misericórdias, Medicina e História

Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Av. Independência, 75 – Porto Alegre/RS

Informações e inscrições no site www.centrohistoricosantacasa.com.br

Telefone: (51) 3214-8255

Entrada franca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.