Projeto Lacre Solidário une reciclagem e solidariedade no Hospital de Base de Bauru

Numa parceria com a APAE Bauru (SP), o Hospital de Base – unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp – acaba de lançar entre seus colaboradores o Projeto Lacre Solidário. A iniciativa é das Comissões de Humanização e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HBB e tem como objetivo mobilizar os colaboradores do hospital a doarem lacres de alumínio. A arrecadação desses lacres proporcionará a aquisição de cadeiras de roda – um dos dispositivos que promove mais autonomia e locomoção de pessoas com deficiência de mobilidade. A cada 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacre é possível adquirir uma cadeira de rodas.

Para os idealizadores do Projeto, minimizar o impacto ambiental gerado pela produção e consumo de latas de alumínio, incentivando a reciclagem, e difundir a solidariedade entre a população interna do hospital está entre as metas da proposta. “Também queremos estimular a conscientização de que juntos somos mais fortes frente aos valores sociais”, destaca Aristides Junior, idealizador do projeto e membro da equipe do Hospital de Base de Bauru. “E claro, como ação prática, poderemos atender pessoas que necessitam de dispositivos como uma cadeira de rodas para terem mais mobilidade e independência”, conclui.

O projeto foi lançado oficialmente no dia 1 de fevereiro e contou com a presença de membros das comissões idealizadoras e da diretoria do HBB e de representantes da APAE.  Para a diretora administrativa do HBB, Mônica Hamai, “o projeto simboliza dois conceitos: reciclagem de materiais e o benefício revertido ao paciente, promovendo maior autonomia e devolvendo um pouco mais de dignidade ao usuário”.

“O projeto do Lacre Solidário dá mais visibilidade às pessoas com deficiência. E esse é um dos papeis sociais da Apae. A cadeira de rodas é um dos dispositivos que promove mais autonomia e locomoção no lugar onde o usuário de encontra, seja dentro da Apae, na casa dele ou em qualquer outro ambiente”, esclarece a gerente de saúde da Apae de Bauru, Luci de Paula.

O projeto conta com a parceria da empresa bauruense Alemão Sucata e Reciclagens, que receberá da APAE Bauru os lacres arrecadados no Hospital de Base.

COMO AJUDAR?

Basta se lembrar dessa iniciativa ao consumir uma latinha com lacre de alumínio e identificar um dos postos de arrecadação dentro do Hospital para depositar a sua doação. Hoje, são seis recipientes instalados em locais estratégicos do HBB, devidamente sinalizados: Hemonúcleo, Hemodiálise, 3o. andar, Lanchonete, Oftalmologia e Portaria 3.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.